(Texto extraído de um dos trabalhos da minha formação em Psicanálise) Os conceitos de orientação e de aconselhamento, vistos pelo lado de seus efeitos, têm variado ao longo da história. Já dizia Sócrates quatro séculos antes de Cristo: "Conhece-te a ti mesmo", conceito que parece se renovar no posicionamento atual da linha existencialista e rogeriana (isto é, segundo o conceito de Rogers) e que com algumas alterações de forma e de conteúdo vem prevalecendo através dos tempos. Todavia, há pensamentos diferentes. Williamson (1939), um dos pioneiros do movimento acadêmico de Orientação, identificava, em certos aspectos, o aconselhamento com a Educação, considerando que "à parte da moderna Educação referida como aconselhamento é a que se refere a processos individualizados e personalizados, destinados a ajudar o indivíduo a aprender matérias escolares, traços de cidadania, valores e hábitos pessoais e sociais e todos os outros hábitos, habilidades, atitudes e cr
Psicanalista Clínico com pós-graduação em Psicologia analítica, Neuropsicologia, Psicossomática, Linguística aplicada e Liderança e Gestão de Equipes. Graduando em Filosofia, Mestrando em Psicanálise Aplicada, membro do Conselho Brasileiro de Psicanálise e Psicoterapias, Especialista em Desenvolvimento Humano e em cuidados para a 3° idade. @cezarcamargopsic