Pular para o conteúdo principal

INFORMAÇÃO & CONSCIÊNCIA


Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:31,32)

A consciência é o primeiro passo para a transformação. As palavras de Jesus não pode ser apenas informação, mas consciência prática, precisamos ir além da informação. É a aceitação coerente e franca a respeito da sua própria humanidade. A informação é a reunião ou o conjunto de dados e conhecimentos organizados, que possam constituir referências sobre um determinado acontecimento, fato ou fenômeno. Um conjunto de dados tem como objetivo reduzir a incerteza ou aprofundar os conhecimentos sobre um assunto de interesse a partir do que já se possui. Ela também se refere ao esclarecimento do funcionamento de um determinado processo ou de um objeto. Segundo o dicionário de significados, a consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência. Está relacionada com o sentido de moralidade e de dever, pois é a noção das próprias ações ou sentimentos internos no momento em que essas ações são executadas. A consciência pode ser relativa a uma experiência, problemas, experiências ou situações. Por exemplo: Ele estava completamente viciado, mas não tinha consciência disso. O conceito de consciência está intimamente relacionado com termos como “eu", existência", "pessoa", revelando uma conexão existente entre consciência e a consciência moral. Em várias situações, pode ser o oposto da autoconsciência, onde o "eu" é o objeto de reflexão e da consciência moral.

Ao longo do tempo a filosofia abordou a consciência em duas vertentes: consciência intencional ou não intencional. Segundo Edmund Husserl (fundador da fenomenologia), a consciência é uma atividade direcionada para alguma coisa da qual há consciência. A não intencional consiste a um mero reflexo da realidade que é apresentada. Segundo Descartes, pensar e pensar que pensamos são coisas iguais (Penso, logo existo). Kant fez a distinção entre a consciência empírica, que faz parte do universo dos fenômenos e a consciência transcendental, que capacita a associação de todo o conhecimento com a consciência empírica. Hegel aborda a consciência como um crescimento dialético, que atinge um nível transcendente, alcançando a sua superação. Faz também a distinção entre consciência empírica, racional e teórica. É também importante referir que a filosofia contemporânea dá muita importância à vertente de ato da consciência, dando-lhe uma conotação mais funcional. Para conquistar essa consciência é preciso rever sua história, crenças e os aprendizados infantis que o constituíram. O reconhecimento de situações e ambientes que influenciaram seu desenvolvimento é importante, mas é necessário também questionar suas verdades, colocar seus conceitos e pré-conceitos em xeque, lembrando que o que é real não pode ser ameaçado. Se houver, com essa proposta, alguma ansiedade ou receio, essa verdade precisa ser mesmo questionada.

“A pior cegueira é a dos que não sabem que estão cegos”.
(Clarice Lispector)

Assim está a presente geração, cega. Não tem mais visão mental, vivem em uma ideologia onde o que importa é o agora, o presente. Onde tudo pode, as consequências é o que menos importa. Estar sem direção é de fato uma cegueira dos sentidos. A busca desenfreada cega de fato o censo de percepção. A ausência da realidade é típica deste tempo. Uma geração linda, inteligente, tecnológica, mas sem alma. Que adianta ver se não enxerga? Do que adianta enxergar e não ter capacidade de dar significados? Pois então! Penso que estamos caminhando para era da individualização. Uma era onde se materializara o desejo de muitos, que em resume é, cada um no seu quadrado, que cuide de si - mesmo, afinal eu já tenho os meus.

“Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la”.
(Bertolt Brecht)

É preciso andar pisando o chão da realidade, a fantasia é um chão sem estruturas, não há alicerces para construir coisa alguma. O caminho para se manter lúcido é cuidar de si mesmo. Estamos em um tempo que exige atenção e cuidado. Idéias podem ser contestadas, mas há verdades que precisam ser defendidas e elas devem ser coerentes com a realidade. A mentira é cega, a verdade, no entanto é clara. É preciso disciplina e esforço para transformar padrões comportamentais que impedem você de ser melhor. E para obter um patamar profundo de autoconhecimento é necessário contar com auxílio externo, de profissionais especializados na gestão comportamental, que irão ajudá-lo a olhar e perceber coisas que você mesmo não detecta em si. Ter consciência de si mesmo são as mais importantes ferramentas que o indivíduo pode usar para se auto liderar e gerir, por essa via saberá como potencializar todas as suas qualidades de produtividade e também terá ferramentas para lhe dar com seus pontos fracos. Os pontos fortes nos habilitam para cumprirmos nosso propósito, e nossos pontos fracos nos ensina ser humildes e a compreender que estamos em construção.

A verdade ilumina o entendimento dando luz a realidade. A realidade é construída a partir do pensamento. A instrução conduz o tolo a sabedoria e a clareza dos sentidos, é na clareza da existência que se vive o chão da realidade. Não se esqueça, a consciência se cura com a verdade, ela reconfigura nossos códigos morais em justiça e amor. A realidade se encara com coragem, discernimento. É preciso ter liberdade para ir e vir. A boa consciência dá parâmetro, ética e responsabilidade para se viver. A boa consciência e a fé nos mantém lúcidos. A fé nos conecta com o divino, o creador de todas as coisas. Em verdade é preciso enxergar bem o caminho, é no caminho que se faz o caminho. E neste caminho que se vive. Seja estabelecido a ordem em sua consciência hoje, transforme todas as informações em consciência e toda informação desnecessária delete do seu entendimento. O convite de Jesus ecoa até, a verdade nos transporta para o Reino da luz, aos seus discípulos recomendou que ficasse plenamente em sua palavra, para que fossem discípulos segundo o novo nascimento.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:31,32)

Que Deus nos preserve em sua palavra, segundo seus propósitos em amor até o dia perfeito. Mantendo nossa mente guardada nele em todo tempo.
  
Cezar Camargo
Inverno - Junho/2018

Comentários

As mais acessadas

Assincronia de Individuação: A causa psicológica de muitos términos.

Eu mudei, você não: Entendendo a Assincronia de Individuação nos Relacionamentos Quantos relacionamentos terminam não com um grande estrondo, mas com a sensação desconcertante de que uma das pessoas simplesmente... "despertou" e decidiu ir embora? O que leva um parceiro a ir embora, se antes o casal estava apaixonado, cheio de vida e com planos para o futuro? Um parceiro começa a sair sozinho, a ter interesses que não incluem mais o outro, a tomar decisões unilaterais. Para quem fica, a sensação é de traição, abandono e confusão. "Quem é você?", perguntamos. "Nós não tínhamos um acordo?" O que poderia ter acontecido a ponto de o acordo ser quebrado? A desconexão é sutil, mas real e devastadora. Tudo começa quando o padrão de comportamento muda; é a assincronia quebrando a harmonia da relação. O que frequentemente vemos como "egoísmo" ou "traição" é, na verdade, um dos processos psicológicos mais profundos e dolorosos da vi...

Evolução, Cérebro e o Caminho da Individuação

Tornar-se aquilo que sempre se foi em potencial. — Carl Gustav Jung O Desafio de Pensar Além O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento — que ocorre pela busca do saber estruturado — envolve a quebra de paradigmas e crenças originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou educacional massificada e engessada, cujos ensinamentos nos são impostos “goela abaixo” por anos. Tais ensinamentos, independentemente da forma como foram transmitidos, enraízam-se na psique do indivíduo, criando subcamadas que o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além. Por quê? Porque ele se encontra, de modo inconsciente, condicionado a uma ideologia. Evolução ≠ Crescimento — ou são a mesma coisa? O termo evolução, surgido no século XVIII, vem do francês évolution, que, por sua vez, deriva do latim evolutio, significando “ação de desenrolar”, de evolvere: “desdobrar, desenvolver, fazer sair”. Já o termo crescimento, originado no século XIV a partir do verbo crescer, provém do la...

A Dança dos Cérebros: A Importância da Sincronia Afetiva

Quantos relacionamentos terminam não com um grande estrondo, mas com um silêncio ensurdecedor? É aquela sensação desconcertante de que, de repente, uma das pessoas simplesmente "despertou" de um sono profundo e decidiu ir embora. O que leva um parceiro a partir, a fazer as malas físicas e emocionais, se até pouco tempo atrás o casal parecia apaixonado, cheio de vida e desenhando planos para um futuro compartilhado?  Essa pergunta assombra consultórios e mesas de jantar. Frequentemente, procuramos culpados. Apontamos o dedo para a traição, para o desleixo ou para a "falta de amor". No entanto, a resposta para a sobrevivência — e a prosperidade real — do amor reside em uma competência muito mais sutil e profunda: a capacidade de transitar, com fluidez, entre dois mundos aparentemente opostos: a autonomia radical do "Eu" e a conexão visceral do "Nós". Quando esse equilíbrio se perde, escorregamos para o terreno perigoso da assincronia, onde o amor s...