Pular para o conteúdo principal

LUTAR OU DESISTIR???


Primeiramente quero me ater aos sonhos, que em suma são cargas emocionais armazenadas no inconsciente, que projetam imagens e sons, e de acordo com Freud como sabemos que os objetos nos sonhos são derivados de cargas emocionais, podemos através deles chegar a raiz ou seja as emoções que geraram essa imagem ou som. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Uma seqüência de fenômenos psíquicos (imagens, atos, idéias, etc.) que involuntariamente ocorrem durante o sono, no figurado seria fantasia, ou ilusão, desejo, aspiração; como você definiria os seus desejos nesta vida ou se preferir seu projeto. Mas com relação consciente a existência quais são seus sonhos? Sua aspiração?  A palavra aspiração no sentido figurado é um desejo profundo de atingir uma meta material ou espiritual; ambição. “a. de ser alguém na vida”. Que não aspira chegar à plena realização? Quem não aspira dias melhores?

“Antes mesmo de o meu corpo tomar forma humana tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro” (Sl. 139,16)

Então vamos tentar entender, quando alguém nasce, já vem ao mundo para um propósito, chego à conclusão que o maior desafio não é enfrentar dificuldades, e sim compreender o propósito. Este processo implica em uma busca, que deve ser feita solitariamente. Quando nos achegamos ao Senhor e permitimos que ele nos conduza através do seu Espírito, aos poucos a sua vontade começa ser plantada no nosso coração, mas antes começa na conversão da mente. Em verdade desejos começam a ser gerados não de nós mesmo, mas do próprio Deus. Tenho certeza que dentro de você está sendo gerado, os sonhos de Deus, que é a vontade de Deus revelado no evangelho para toda criação.

Nunca se esqueça o que esta acontecendo com você, tem o sim, e o não de Deus. Ele nos forja nas adversidades, não é ilusão nem fantasia, mas é o próprio creador permitido que você seja desafiado, provocado a ter uma atitude de coragem como Gideão. Um dos maiores juízes da Historia de Israel, se tornou um grande líder em uma época de grande frieza espiritual, em juízes cap. 6, registra que Deus os entregou nas mãos das Midianitas por sete anos. Quando tudo parecia perdido, o povo escondendo em cavernas, fez covas que estão no monte e fortificações, Deus encontra um homem, Gideão que estava malhando o trigo no lagar, o lagar não era lugar de trigo, essa estratégia de Gideão chamou atenção de Deus, ele em meio ao desespero foi provocado a ter uma atitude, foi desafiado pela situação, talvez a vida esteja esperando uma atitude sua, como a de Gideão. Reaja! Os vencedores nãos são os mais fortes ou mais inteligentes. Mas sim! Aqueles que não desistiram. 

Todos nós temos sonhos, aspirações, projetos que aos olhos humanos são impossíveis de acontecer. Idéias que nem sempre chama atenção, mas em tempo oportuno será bem aproveitada. Os sonhos só se tornam impossíveis quando não há planos pré-estabelecidos. Penso que não há impossíveis de fato, apenas que algumas coisas não vão acontecer por uma série de fatores por vezes longe da nossa compreensão. Mas quanto aos desígnios de Deus, este sim, será como ele o quer. E sua vontade é sempre que vivamos apesar de tudo, bem.          

Quero acrescentar um comentário do meu amigo pastor e escritor Pedro Luiz Almeida: Se pensar que dentro de uma decisão de dentro há muitas possibilidades volitivas avaliando também a possibilidade futura das muitas e milhões de descobertas científicas que ainda virão. Não existe impossível e nem milagres, só é impossível às coisas que não encontramos alternativas atuais e solução imediata dentro dos recursos que conhecemos.   

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, escolheu as fracas para confundir as fortes” (1 CO: 1,27)

Os seus sonhos não pode ser apenas uma viagem no mundo da fantasia, como aqueles que passam á vida toda imaginando, como seria diferente se isso ou aquilo. Tenho certeza, o seu desejo de ser bem sucedido também é plano de Deus. O Eterno é sim poderoso em obras, escolheu as coisas fracas e loucas, para confundir as sabias. Então descanse, ele está no controle de tudo. Por favor se desenvolva, atualize, invista e aperfeiçoe suas habilidades. Tenha planos! Coloque no papel os teus sonhos, tenha tudo bem definido, entregue em oração. A oração é em verdade momentos de intimidade entre o pai e os filhos.   

“O justo vivera pela fé; se recuar, minha alma não tem prazer nele, ou seja, Deus não tem prazer” (HB. 37,38)   

Está fé inabalável é possível por meio da relação que temos com o Pai por meio de Jesus o Cristo. Fidelidade (do latim fidelitas pelo latim vulgar fidelitate) é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que se mantém fiel à referência. O caminho do justo é justificado em Deus. Nele as impossibilidades deixam de existir. Nele o que deve ser é. Em Deus tudo é. Pela sua palavra tudo se fez, o nada passo a ser.      

Não desista! Tenha fé! Eu tive muitos motivos para desistir, não havia muitos investidores no meu potencial. Inspirei-me em muita gente boa, a motivação encontrei dentro de mim mesmo, na certeza de que ele estava no comando de tudo. Um detalhe importantíssimo na carta de Paulo Romanos. Que acredito ser uma revelação transcendente

“Sede transformada pela renovação do vosso entendimento, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (RM. 12, 02)

Quem compreende a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus, não fica preso as aspirações, no mundo dos sonhos, mas a transformação nos leva a ter entendimento das percepções que nos permite entender o caminho. Andar segundo o entendimento de cima. Este é o bom caminho. Lutar ou desistir? Bem! Eu já desisti de algumas coisas, lutei por outras, assim é a vida. A existência é marcada por altos e baixos, são necessários para nossa evolução.  A transformação de mentalidade deve ser constante, precisamos ser uma metamorfose ambulante. A vida segundo o evangelho nos propicia essas transformações. A leitura diária do evangelho é a bussola para um caminho seguro e frutífero

Qual sua luta? Vale a pena? Reflita sobre isso!

Cezar Camargo
Inverno – Setembro/2015

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA