Pular para o conteúdo principal

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

        

O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia. 

       O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescere, “crescer, brotar, nascer, ser criado, elevar-se, engrandecer-se; aumentar; avultar; multiplicar-se”. 

Penso que a evolução e o crescimento estão intrinsecamente ligados. Nessa perspectiva, a pré-disposição consciente permite o desenrolar cognitivo, que precipita o indivíduo para dentro de si, para a estruturação das raízes profundas do ser, que lhe permite repensar suas crenças e dogmas pessoais. É nesse processo que a elevação concisa acontece. Obviamente, a base de todos os conhecimentos acumulados por meio de seus estudos, quer tenham sido adquiridos de modo formal, quer tenham sido de maneira autodidata, contribuirá significativamente para uma melhor elucidação de suas introspecções. Em tempo, acrescenta-se: o crescimento do entendimento nasce das novas sinapses. 

Segundo a neurocientista Suzana Herculano – Houzel, em seu estudo de 2009, o modelo do cérebro humano inclui 86 bilhões de neurônios e cerca de um quatrilhão de sinapses, que permitem nossas conexões neurais. A partir do momento em que entramos em contato com algum estímulo externo, o cérebro passa a trabalhar de forma intensa para dar uma resposta; intensa e rápida, e a informação viaja pelos neurônios a 360km/h.

A resposta varia para cada pessoa e conforme a experiência cerebral de cada um. Neste ponto, pergunto: você já compreendeu sua capacidade de resposta cerebral diante de tantos estímulos externos e como interfere no processo de desenvolvimento de sua expansão? Uma pesquisa do Instituto Gartner estima que a quantidade de informações a que temos acesso hoje supere os 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Isso significa 2,2 milhões de terabytes de novos dados gerados diariamente, equivalente a 4 quintilhões de páginas A4 de conteúdo criados e disponibilizados todos os dias. 

Diante desse cenário assustador, temos uma questão importante para considerar responsavelmente: não é sobre a quantidade de novos dados gerados, mas a qualidade dessas informações. Ressalta-se que o entendimento é expansivo quando há qualidade nos dados coletados e pesquisados, para que a individualidade seja alicerçada de forma realista e assertiva. Dessa forma, penso que é de suma importância direcionar os estudos, estabelecer rotinas úteis e dinâmicas, de acordo com planejamentos e estratégias definidos. 

Para que a evolução seja bem direcionada, é preciso senso de urgência nas estratégias e uma rotina útil, definida com alto detalhismo apurado. O termo “senso” vem do idioma Latim, sensus, “sentido, órgão sensório, sen-timento, juízo, razão, inteligência, significação”. A urgência precisa estar calçada pela razão/coerência, não egoica/personalidade subjetiva do indivíduo. O vocábulo “urgência” provém do mesmo idioma, Latim, urgentia, “urgência, grande aperto ou necessidade”. Aqui, penso que a urgência é fruto do alto fluxo de cognição para a compreensão evolutiva no processo em curso. Neste ponto, a pergunta é: qual é sua urgência enquanto participante da vida humana? 

Até aqui minha proposta foi provocar uma reflexão, direcionar seu olhar por um ângulo, talvez, ainda não explorado. Se o cérebro humano inclui 86 bilhões de neurônios e cerca de um quatrilhão de sinapses, que permitem nossas conexões neurais, imagina o quanto podemos melhorar em todos os aspectos a partir de uma organização diária de estudos definidos de acordo com as necessidades/aspirações profissionais em curto, médio e longo prazo? 

O desdobrar evolutivo gera crescimentos significativos quando bem estruturado. Considere esta questão: todo processo de autoconhecimento precisa/deve ser bem planejado, estruturado, com estratégias bem definidas, de acordo com as capacidades intelectivas do indivíduo, para que cada pessoa, conforme sua experiência cerebral, tenha melhor aproveitamento cognitivo/compreensão, em sua jornada pessoal. 

Importante abordar, ainda, que a expansão/crescimento tem a ver com a questão da individuação, que é o processo central do desenvolvimento humano e de suma importância para o entendimento da jornada individual neste curso e, obviamente, para uma vida intensa e lúcida.

Segundo Jung, o aparelho psíquico estimula a busca pelo equilíbrio, e o Self é quem organiza a psique. Do seu ponto de vista, o objetivo é que ocorra a união da consciência com o inconsciente, é um fator que exige que a pessoa tenha estabelecido, de modo consciente, suas diretrizes/códigos pessoais para, assim, desenvolver suas capacidades e ampliar suas percepções no processo de expansão evolutiva. Você já definiu suas diretrizes pessoais? 

Ampliando esse ponto um pouco mais, o conceito central da psicologia analítica é a individuação, o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente e o inconsciente, mantendo, no entanto, a sua autonomia relativa. Assim, ele descreve a individuação como o processo central do desenvolvimento humano. É a partir disso que se entende a importância do desenvolvimento contínuo para uma vida intensa, porém leve, respeitadas as limitações. Jung usou o termo “individuação”, para o ponto em que uma pessoa é finalmente capaz de integrar os opostos dentro de si – suas mentes consciente e inconsciente. Em miúdos, individuação significa: tornar-se o que sempre foi em potencial, para cumprir seu objetivo original.  

       Em última análise, é preciso definir seus próprios meios pessoais para alcançar níveis cada vez mais íntimo-profundos evolutivos. Entenda que a evolução e o crescimento estão intrinsecamente ligados, e é nessa perspectiva que a pré-disposição consciente permite o desenrolar-se para dentro, para a estruturação das raízes profundas do ser/íntimo, que permite o repensar das crenças e dos dogmas pessoais. 

A análise, que visa à expansão, auxilia a compreensão da maturidade, que penso serem processos intrínsecos, que possibilitam o crescimento em todas as direções. Uma consciência estabelecida possui toda a clareza necessária para a expansão e, assim, desenvolver seus propósitos e ampliar suas habilidades e capacidades cognitivas. É na compreensão aguçada dessa dinâmica que o caminho para as grandes realizações se descortina. Assim, quando o indivíduo prioriza o processo, elimina ou reduz as probabilidades de erro, pois, priorizar o processo, dentre outras coisas, é premeditar o próprio futuro, cujo planejamento, consequentemente, se dará de modo útil, estratégico e urgente, sem que se perca o detalhismo e o encanto existente em cada passo.    

Cezar Camargo

-------------------------------

             Psicanalista Clínico com pós-graduação em Psicologia analítica, Neuropsicologia, Psicossomática, Linguística aplicada e Liderança e Gestão de Equipes. Mestrando em Psicanálise Aplicada, membro do Conselho Brasileiro de Psicanálise e Psicoterapias, Especialista em Desenvolvimento Humano e em cuidados para a 3° idade. CEO da D’CamargoConsulting Dh, desde 2015. É também Coordenador-Geral da Fundação D’Camargo Centers, uma iniciativa sem fins lucrativos que realiza e promove programas de cuidados à saúde mental para comunidades em estado de vulnerabilidade social, localizadas na região Zona da Mata, estado de Rondônia. 

                                              Rolim de Moura, Rondônia, outubro/2023.

 

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA