Pular para o conteúdo principal

Qual é o seu Perfil?


Em uma das lives no meu instagram, conversamos sobre os perfis amador  e profissional. O perfil amador é materialista, tudo nele gira em torno de dinheiro, enquanto o profissional, é movido por propósitos, ele compreende que as conquistas materiais são um meio para um determinado fim, e não um fim em si. Em qual categoria  você se enquadra: amador ou profissional?

Se você está em constante desenvolvimento, sua vida estará em pleno estado de expansão da percepção, e nessa dinâmica, seus atos serão de excelência. A constância nos permite aprendizados maravilhosos, tanto nos dias bons, quanto nos difíceis, e essa postura lhe permitira ser relevante por onde passar. Se você não assumir os comandos de sua trajetória, então as pessoas sempre lhe dirão o que fazer, e possivelmente, sua presença não será tão relevante. É preciso assumir o comando de sua existência, estabelecer uma direção, ser relevante em primeiro lugar, para si mesmo;  não permita-se o amadorismo, seja profissional.

Todo o seu processo de desenvolvimento pessoal, passa pela sua disposição em decidir ser medíocre ou acima da média. Entende? Todo medíocre vive no amadorismo, todo profissional está acima da media, é relevante em tudo que faz. Uma pessoa relevante é aquela que tem qualidades indispensáveis ao ambiente de trabalho, seja qual for sua posição na empresa.  Está disposta a aprender, e ao mesmo tempo, passar todo o conhecimento a todos a sua volta. Está em suas mãos  decidir andar como amador ou como profissional. Sua história tem um responsável, você mesmo. O conhecimento vai lhe dar discernimento e direções de quem você é. Não meça esforços para identificar suas potencialidades e fragilidades.

Nesse processo de se profissionalizar, entender seus pensamentos e como eles se formam, pode lhe auxiliar nessa construção. O pensamento é uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental, que propicia ao indivíduo modelar a percepção do mundo ao redor, e assim, utilizar o resultado dessa percepção de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Muitos dos nossos pensamentos não causam problema algum, pelo contrário, precisamos de rapidez de raciocínio, e são os pensamentos automáticos que possibilitam isso. Neste ponto, é relevante mencionar o grupo onde estão inseridos os que possuem pensamentos disfuncionais.

Segundo a Psicóloga Marisa de Abreu, pessoas com transtorno psicológico, com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas. Deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Corrigir os erros de pensamento,  lhes permitirá uma melhor construção em seus aprendizados. Normalmente, o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças, informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não. Como são seus pensamentos? automáticos ou disfuncionais? Quanto mais qualidade tiverem seus pensamentos, maiores serão seus resultados.

Em última análise, a reconfiguração constante da consciência deve ser um processo diário. Isso permitirá reavaliações sinceras, que a modificarão, de acordo com as novas percepções. Para essa dinâmica, sugere-se o exercício da atenção plena, que consiste na arte de notar o presente, estar ciente dele. É nesse processo que a mente se mantém em expansão. Sua consciência o fará atento ao desenvolvimento do seu perfil, e isso lhe dará a chance de ressignificar o momento, e estabelecer pontos de mudança em todos os níveis de sua existência.

Em suma: insista, persista, e por favor, não desista! Seja teimoso a tempo e fora de tempo. Na insistência moram as alternativas e inovações. Por que precisamos ser persistentes? Porque só os persistentes aprendem com os erros. Em geral, o não persistente desiste, em seu estado de imaturidade, pois acredita que não vai conseguir. Não desista! Não abandone sua jornada, não ceda à pressão, não interrompa sua caminhada, esteja plenamente concentrado no seu processo de autoconhecimento. Seja uma profissional por excelência. 

Que seu caminho seja próspero e frutífero.   

Cezar Camargo
Psicoterapeuta | DH
Clinico & Corporativo

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA