Pular para o conteúdo principal

QUAL SEU PODER REVOLUCIONÁRIO?



Qual é o seu poder revolucionador?! Na minha percepção o amor. Sim! Ele muda e altera tudo. Quem ama se torna inofendível, pois em amando não tem tempo para se ofender. Mas lembre-se; “Todavia um coração sem amor guarda mágoas, um coração magoado somatiza enfermidades e dores, mas ao encontrar-se com o amor, se renova”. O amor muda ambientes, o amor reconcilia, não deixa espaços para julgamentos, o amor justifica, redime, restaura e cura. É um poder que nos permite ter esperança e sonhar.

Agora, porque o amor é revolucionador? Porque nas situações corriqueiras as oportunidades são inúmeras para compreender e aprender no serviço o sentido do amor, quem ama é surpreendido por conspirações do bem sempre. O amor sempre encontra um jeito de fazer o bem, mesmo sem recurso algum. O bem se faz em tempo e fora de tempo, na dose certa. 

O entendimento do amor começa no encontro consigo mesmo, é uma busca pessoal, que tem a ver com identificação e tomada de consciência, que se torna um ponto de mudança. Você já se encontrou? O Reencontro se inicia na aceitação de quem é você, seja qual o ponto em que esteja vivendo. A aceitação é de vital importância para seguir adiante dos fracassos e adversidades, é exercício do amor próprio, para um bem maior. Dentro dessa perspectiva destaco o reequilíbrio, o tempo e a persistência.  

Em primeiro lugar, o reequilíbrio. É um processo de autoconhecimento que exige decisão, às vezes doloroso, mas pela via da entrega ao entendimento de como suas crenças está estruturada, o reequilíbrio se torna possível. A reconstrução é uma junção do encontro e reencontro consigo mesmo, que a partir de uma estrutura clara o equilíbrio emocional se torna viável, que organiza e redireciona o padrão mental para quem então possa a ver reconstrução, recomeços e novo ciclo. Nessa dinâmica as curas são possíveis, porque o amor tem permissão para ressignificar a dor. Todas elas têm em si aprendizados.

Em segundo lugar o entendimento do tempo. Ele não cura, mas permite se reorganizar e a estruturar emoções e processos relacionais. Esse processo contribui para o desenvolvimento da maturidade. Por fim, o amor e o tempo estão juntos nesse processo. É o amor que cura, e o tempo irão sinalizar a hora de se permitir e recomeçar. Todas as curas se iniciam no entendimento. Todo entendimento estruturando se orienta com mais organização. Assim os processos de aprendizados assertivos é o melhor caminho para entender a gerenciar as emoções.

Em terceiro lugar, agir com persistência. O persistente é esforçado em seus objetivos, sem deixar-se abalar facilmente por quaisquer críticas ou negativas, é ser continuo e determinado, é a atitude que válido todo planejamento. Tendo os sonhos como inspiração, pela via do planejamento, trabalho, foco e resiliência, os cenários se tornam favoráveis aos persistentes. Só os persistentes aprendem com os erros, em geral o não persistente desiste, em seu estado de imaturidade, pois acredita que não vai conseguir. 

Os persistentes são insistentes, em miúdos mantém com firmeza a atitude tomada. É repetição, continuidade, que permite ajustes nos desacertos. Aos persistentes, continuidade. Sim! Você está no caminho que lhe permitirá aprendizados e experiências que lhe ajudaram na sua jornada. Aos não persistentes recomendo, mudança de atitude. Sim! Sem persistência, sem aprendizado, sem sucesso, sem evolução.

O que nos resta para a revolução? Uma coisa! Encher-nos de vida em tudo, e assim ama e servir. Assim é o caminho do discípulo do amor, que agora anda segundo consciência do bem gerada pelo amor.
 
Por fim, quem ama cura a si em primeiro lugar. Toda terapia tem sua importância, mas somente o amor permite a remissão completa do EU para uma boa estruturação da autoestima, ele reconfigura padrões mentais, pois permite recomeços. Bem! Chegou a hora, vamos fazer acontecer, que o amor lhe encontre o quanto antes para dias melhores. Sim! Seja o amor por onde você for.

Que este tempo seja de reconstrução, entendimento, recomeços, paz e muito amor.

Palestras e atendimentos!
Acesse o link: WhatsApp

Cezar Camargo
Psicoterapeuta
& Mentoring Life

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...