Pular para o conteúdo principal

PREVENÇÃO & COMBATE – PAIS/ADOLESCENTES & IGREJA LOCAL



Prevenção do uso de drogas destinada a pais de adolescentes de sua igreja.
É preciso muito mais que informação, mas conscientização.

Não há de forma organizada no Brasil, dados seguros sobre o tema, mas sobram pesquisas científicas que ajudam a definir estratégias de prevenção ao uso de drogas. a última pesquisa nacional foi publicada em 2005. A de 2015, já pronta para ser distribuída, está embargada no Ministério de Justiça por motivos ideológicos. Mas partes do trabalho, premiado até pelo NIDA, instituto dos Estados Unidos sobre abuso de drogas, vêm sendo editadas pela equipe em artigos acadêmicos. Assim o chama atenção o crescimento de 465% de prescrições médicas de opiáceos no Brasil entre 2009 e 2015 - indicador que foi o primeiro sinal da crise de saúde pública que matou mais de 20 mil pessoas de overdose nos Estados Unidos em 2016. São mortes que poderiam ter sido evitadas, se o abuso dessas substâncias tivesse sido prevenido. Em seus estudos, Kohut investigou jovens dependentes e concluiu que eles carecem de um objeto bom interiorizado. As funções paterna e materna encontram-se comprometidas. A personalidade encontra-se privada de coesão, como se faltasse a imagem idealizada do pai e a empatia da mãe. Para que nossos jovens estejam seguros é preciso muito mais que informação, mas conscientização. Fazer com a informações se torne conhecimento, é preciso um trabalho honesto, pedagógico. Nesse sentido que eu acredito que educar os pais é essencial, e é importante que a igreja se empenhe também nesse trabalho, através de simpósios, palestras, workshops e etc... Assim vamos considerar alguns pontos nessa questão tão importante tanto na igreja local como na comunidade onde a mesma está inserida.

1- Bom relacionamento.
Diversos estudos foram realizados na tentativa de determinar fatores de risco e de proteção com relação ao uso de drogas na adolescência. Sussman e colaboradores evidenciaram, como fatores de risco, ser do sexo masculino, fumar, ter inabilidade de lidar com a raiva e apresentar depressão. Nesse ponto a inteligência emocional dos pais é essencial para que seus filhos também tenham esse grau de compreensão emocional. A qualidade emocional vai determinar o nível de relacionamento familiar.

Ø Ex. Bíblico: Carta do Ap. Paulo a Timóteo; “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”. (2 Timóteo 1:5) Está evidenciado neste texto a importância da educação que agora o jovem ministro teve no ambiente familiar, Paulo o faz lembrar de sua educação. Para que tenhamos sucesso devemos plantar de forma pedagógica o ensino e bons conhecimento gerais para que nossos filhos e jovens de nossa comunidade tenha estrutura emocional e espiritual para lhe dar com mal presente em todos os ambientes da sociedade. 

Ø Recomendação: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. (Provérbios 22:6) Que as palavras do sábio pregador sejam verdades latentes em nossa consciência, para que seja gerado compromisso diário no cuidado de nossos jovens.

2-         O perigo está em todo lugar.

Ø Argumentação favorável as drogas: O que não falta é informação, jovens usuários têm ainda mais informação sobre drogas do que os não usuários. Portanto, dar uma palestra sobre as consequências das drogas é uma briga injusta contra o celular esperando no bolso ou contra a conversa com o colega ao lado. Sem falar que ainda é possível que algum aluno levante para apresentar argumentos favoráveis à maconha, que é o que está em alta hoje em dia, e acabe desacreditando as informações da palestra na mente dos colegas. Assim é preciso considerar as características da idade e seus anseios.

Ø Estratégias do NARCOTRAFICO: A imagem que é vendida para eles pela narcopublicidade é a de que beber aumenta a diversão, de que fumar maconha relaxa e não faz mal, de que as drogas estão associadas a ser popular. O narcotráfico nunca usa estratégias antiquadas para ampliar seus negócios e, portanto, não é com estratégias antiquadas que vamos conseguir fazer frente a ele.

3-       A MELHOR PREVENÇÃO É O ENSINO SISTEMATICO CONTINUO. 
Sistemático é um adjetivo atribuído a tudo aquilo que está relacionado ou é parte de um sistema. Ou seja, uma organização própria para que seja posto em prática, também pode se referir à pessoa que age ou realiza suas atividades de acordo com um método ou uma organização específica. Aspectos a considerar: 

Ø Nesse sentido os pais devem estar antenados aos relacionamentos dos filhos.

Ø Devem estar preparados tanto espiritualmente como intelectualmente para argumentar, e em estado de vigilância, na prevenção e no combate.

4-       O trabalho de prevenção deve ser em conjunto.
Como organismo denominacional a igreja deve estar compromissada com uma questão tão pertinente nesses últimos anos. Assim como família devem se possível atuar em comparação na prevenção e no combate.

A.   Elaborar oficinas em parcerias com casas de recuperação. O intuito é trazer recuperados e também os que estão em processo para possam falar sobre a realidade. Essa pedagogia é essencial no processo de conscientização.

B.    Estabelecer datas pontuais, como por exemplo inserir o tema nos acampamentos e festividades da igreja. Espiritualidade também tem haver com prevenção, nesse processo reconhecemos nossa fragilidade, estar quebrantado nos salva da queda.

C.    Estabelecer um calendário de cooperação com Ongs e empresas do setor privado para campanhas de conscientização e prevenção.

D.   Ter uma Ong ou uma parceira nesse serviço. O trabalho deve ser pautado e orientado segundo o evangelho e nas leis, a fim de que todos os processos estejam de acordo com as leis vigentes.

E.    Treinar agentes missionários com ênfase a compreender o mundo sombrio das drogas. Esse trabalho pode e tem real potencial de grande impacto na comunidade onde a igreja está inserida.

5-       RELACIONAMENTOS POSITIVOS     
Um dos focos dos programas eficazes é atender a uma necessidade básica de crianças e adolescentes: oferecer a eles oportunidades de criarem laços fortes e positivos.

Ø Para a prevenção ao uso de drogas é necessário que haja conexões fortes entre as crianças e “outros significantes”, sejam eles pais, professores, pares ou outros membros da comunidade. É importante terem uma relação forte com pelo menos um adulto.

Ø Para os professores e líderes é sempre importante um lembrete: as crianças não aprendem nada daqueles de quem elas não gostam, então criar laços é essencial para essa relação. Temos ciência que ser líder, mentor, professor é mais que uma formação, mas vocação. Relacionamentos positivos são criador a partir da paixão e da empatia transmitida naturalmente.

IMPORTANTE:
Todos os procedimentos devem antes de qualquer coisa promover e despertar a consciência. A boa fé a boa consciência deve reger o ambiente dos nossos adolescentes e jovens, seja no ambiente familiar ou na igreja. Todos envolvidos nesse processo devem estar preparados, ter um conhecimento teológica e se possível formação. Três pontos essências na prevenção e combate as drogas: 

1)    Pelo exemplo: Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito. (Tt 2:6-8)

2)    Pela ação do Espirito: “Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”. (Zacarias 4:6)

3)    Pela experiência: Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:1,2)

Em resumo, como tudo sempre pode ser melhorado, é através do recolhimento de feedbacks em diferentes etapas dos eventos e oficinas. É aconselhável um conselho que assim faço esses apontamentos por pesquisa, sempre após de algum evento. A igreja como organismo e participante da comunidade como representação do reino de Deus, deve dispor de todos os meios conhecidos e possíveis na orientação preventiva, nos aconselhamentos a familiares e na internação. Aqueles que vão realizar as palestras e encontros devem estar treinados para isso. Se forem os professores, devem passar por um processo de capacitação e terem acesso à orientação constante, para discutirem as adversidades e aprendizados pedagógicos considerando a igreja e o contexto onde a mesma está inserida. Se for um profissional externo, deve-se certificar que possui a formação adequada para realizar os trabalhos e este deve conhecer bem os fundamentos da igreja para que sus orientações não esteja em desacordo com a mensagem da cruz. 

Se as ações de prevenção forem realizadas muito cedo, seus efeitos positivos podem se perder antes mesmo das situações de risco aparecerem. Se forem realizadas muito tarde, o problema já pode estar instalado quando o programa de prevenção e combate começar. É bom se certificar que, os programas eficazes ocorrem a tempo de focar os comportamentos iniciais do problema a ser prevenido. No caso das drogas, este momento normalmente é na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Os pais devem estar compromissados com a igreja local, e com o ensino sistemático do evangelho nas classes de aula, retiros e acampamentos de férias.

Cezar Camargo
Teólogo, Palestrante, Coach, Consultor T&D, Assessoria & Mentoria Pessoal, Formando em Psicanálise. Atualmente atua como Coach Life e Mentor de vida Pessoal na D’Camargo Consulting desde 2015.


Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA