Pular para o conteúdo principal

TRATAMENTO COMPLEMENTAR PARA ENXAQUECA (MTC)



Tudo que é enfermidade, seja crônica ou não me interessa, gosto de estudar os fluxos de energia, a questão da energia vital para entender melhor também a somatização... Segundo os profissionais que trabalham com a medicina psicossomática, todas as pessoas acabam provocando mudanças no corpo ao enfrentar determinadas situações emocionais, principalmente as que produzem estresse e ansiedade. O que muda é a intensidade e a frequência com que isso acontece. Vão de eventos ocasionais a transtornos repetitivos, que acabam se tornando crônicos. Cada vez que uma pessoa não consegue suportar no plano psíquico uma situação; ela acaba produzindo ou agravando sintomas e doenças que se manifestam no corpo. Palpitações, gastrite e dores de cabeça estão entre os sintomas mais comuns. No entanto, a somatização pode deixar o organismo com menos defesas para doenças sérias. Como por exemplo o câncer, além de também poder prejudicar a recuperação de uma cirurgia. O que pretendo aqui é refletir de forma breve sobre a enxaqueca, muitos colegas e amigos sofrem deste incômodo, assim te convido a pensar na Medicina Tradicional Chinesa com ajuda complementar... Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o aparecimento da enxaqueca tem origem num bloqueio ou desequilíbrio energético, num órgão ou num conjunto de órgãos, variáveis de pessoa para pessoa. Por outras palavras, a enxaqueca é provocada por um bloqueio de energia num determinado meridiano (A energia vital — ou a força da vida –, que é conhecida na medicina chinesa como Qi), na maior parte dos casos, no meridiano do fígado.  

A Medicina Convencional por seu lado, não determinando as causas... Agora na Medicina Tradicional Chinesa procura a eliminação da doença e não apenas atenuar os sintomas. Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano, e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta abordagem tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos. Não procura apenas a obtenção de melhorias, ou a redução das dores. Pretende-se a eliminação das causas da enxaqueca, devolvendo ao paciente o bem-estar e qualidade de vida anteriores ao seu aparecimento. Ela dispõe de estratégia própria para tratamento da enxaqueca, que passa em primeiro lugar pela identificação das causas, seguido de um processo terapêutico abrangente ajustado ao diagnóstico e às características do indivíduo. Muitas pessoas deixam de sentir sintomas de enxaqueca após 4 consultas, ficando curadas ao fim de 8 sessões... Muitos dos pacientes de enxaqueca passam a usufruir de sensação de bem-estar e alívio que não sentiam há muitos anos. Bem! Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta.

A visão energética da Medicina Tradicional Chinesa, bem como suas teorias e ensinamentos, ainda não é compreendida totalmente pela ciência moderna, principalmente de um ponto de vista cientifico. Mas temos que concordar pela historicidade que essa pratica tem altos benefícios para uma vida saudável. A Medicina Tradicional Chinesa também conhecida como medicina chinesa (em chinês: Zhõngyí xué, ou Zhõngao xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de Medicina Tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história. A Medicina Chinesa fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica.

Cezar Camargo
Teólogo, Palestrante, Coach, Consultor T&D, Assessoria & Mentoria Pessoal, Formando em Psicanálise. Atualmente atua como Coach Life e Mentor de vida Pessoal na D’Camargo Consulting desde 2015.

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA