Pular para o conteúdo principal

O QUE É VIDA?


E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (GN: 2:7)

Deus nos formou do pó da terra certo?  Certo então como você define a vida? Qual o sentido? Fomos feitos alma vivente e ai? Bem cada um define conforme sua percepção que é adquirida pela vivencia, por sua vez definir já ter entendido o proposito pelo menos discernido por onde começar. É preciso ter sorte? Azar? Certo sábio disse que a sorte e o tempo pertencem a todos. Então o que realmente é ter sorte ou azar. Se a oportunidade pertence a todos. Bom Deus nos fez alma vivente, e também colocou o mundo dentro de cada um.

"A vida é um espetáculo maravilhoso", diz Suassuna, estou perfeitamente de acordo com essa linda definição. A vida é andar continuo de serviço ao amor, até chegar a essa compreensão o caminho é cheio de relatividade até que a consciência se conecte. Neste andar faço uso dos dons e talentos depositados. Não é perfeito, mas neste andar estou em constante metamorfose.  Porem alguns a vê como uma série, novela, drama, comedia, curta, filme, às vezes de terror, quase sempre sem final. Nossas definições é que ressignifica nossa existência e elas constantemente estão sendo aprimorada pelas experiências. Um grande intelectual inglês certa vez deu um conselho; “Olhar a vida pela perspectiva da fé em Deus”.  Ai está um entendimento plenamente a partir de Deus. Talvez não tenha todas as respostas referentes ao real sentido da vida, mas na medida em que vamos crescendo nossas percepções vai melhorando.  

Independente de como você define a vida, não se esqueça, altos e baixos fazem parte da existência, sucesso ou fracasso é resultado do que fazermos. A vida em si tem lá seus contra tempo. Tem dia que somos tomados por angustias que nem sempre sabemos o porquê, já em outro por alegria, às vezes solidão mesmo estando rodeado de pessoas, tem o dia do luto, da festa, da comemoração, do desanimo, às vezes cheio de fé, às vezes sem fé, a ponto de não querer sair da cama. A vida também é uma trajetória de encontros e desencontros. A vida se significa quando encontro meu caminho, e o meu caminho encontrei quando a paz interior foi possível, isso não tem a haver em TER, mas sim em SER. Não existe formula, ou um grande segredo quanto a isso. Cada um deve realizar sua jornada em busca que começa dentro, e sendo encontrada precisa ser assimilada e ai sim materializada como pratica de vida.

Parafraseando Jesus; “Não pense no dia de amanhã, porque cada manhã trará suas preocupações, basta hoje seu mal”.  O sentido da vida vai se estabelecendo na medida em que os anos chegar. Quando estiver entendido na completude então chagará a hora de partir.

Então aquiete sua alma, pacifique seu interior, deixe o dia seguir seu curso natural, viva com bom senso, coerência, sendo justo, verdadeiro, em sinceridade de alma, siga seu caminho. Seja bom! Não fique alucinado em entender o sentido da vida! Deixe as coisas acontecerem por si. No mais esteja aberto para desaprender sempre que for preciso, só assim poderá reaprender. Recomece sempre! Reavalie diariamente com sinceridade consigo mesmo. 

Faça da sua vida um espetáculo a serviço do Reino, que seus passos sejam marcados por justiça, paz e igualdade parametrados nele, Cristo. 

Cezar Camargo
Verão – Fevereiro/2015            

Comentários

tuca disse…
Excelente texto....
Obrigado meu mano! Deus o abençoe...

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA