Pular para o conteúdo principal

O QUE É VIDA?


E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (GN: 2:7)

Deus nos formou do pó da terra certo?  Certo então como você define a vida? Qual o sentido? Fomos feitos alma vivente e ai? Bem cada um define conforme sua percepção que é adquirida pela vivencia, por sua vez definir já ter entendido o proposito pelo menos discernido por onde começar. É preciso ter sorte? Azar? Certo sábio disse que a sorte e o tempo pertencem a todos. Então o que realmente é ter sorte ou azar. Se a oportunidade pertence a todos. Bom Deus nos fez alma vivente, e também colocou o mundo dentro de cada um.

"A vida é um espetáculo maravilhoso", diz Suassuna, estou perfeitamente de acordo com essa linda definição. A vida é andar continuo de serviço ao amor, até chegar a essa compreensão o caminho é cheio de relatividade até que a consciência se conecte. Neste andar faço uso dos dons e talentos depositados. Não é perfeito, mas neste andar estou em constante metamorfose.  Porem alguns a vê como uma série, novela, drama, comedia, curta, filme, às vezes de terror, quase sempre sem final. Nossas definições é que ressignifica nossa existência e elas constantemente estão sendo aprimorada pelas experiências. Um grande intelectual inglês certa vez deu um conselho; “Olhar a vida pela perspectiva da fé em Deus”.  Ai está um entendimento plenamente a partir de Deus. Talvez não tenha todas as respostas referentes ao real sentido da vida, mas na medida em que vamos crescendo nossas percepções vai melhorando.  

Independente de como você define a vida, não se esqueça, altos e baixos fazem parte da existência, sucesso ou fracasso é resultado do que fazermos. A vida em si tem lá seus contra tempo. Tem dia que somos tomados por angustias que nem sempre sabemos o porquê, já em outro por alegria, às vezes solidão mesmo estando rodeado de pessoas, tem o dia do luto, da festa, da comemoração, do desanimo, às vezes cheio de fé, às vezes sem fé, a ponto de não querer sair da cama. A vida também é uma trajetória de encontros e desencontros. A vida se significa quando encontro meu caminho, e o meu caminho encontrei quando a paz interior foi possível, isso não tem a haver em TER, mas sim em SER. Não existe formula, ou um grande segredo quanto a isso. Cada um deve realizar sua jornada em busca que começa dentro, e sendo encontrada precisa ser assimilada e ai sim materializada como pratica de vida.

Parafraseando Jesus; “Não pense no dia de amanhã, porque cada manhã trará suas preocupações, basta hoje seu mal”.  O sentido da vida vai se estabelecendo na medida em que os anos chegar. Quando estiver entendido na completude então chagará a hora de partir.

Então aquiete sua alma, pacifique seu interior, deixe o dia seguir seu curso natural, viva com bom senso, coerência, sendo justo, verdadeiro, em sinceridade de alma, siga seu caminho. Seja bom! Não fique alucinado em entender o sentido da vida! Deixe as coisas acontecerem por si. No mais esteja aberto para desaprender sempre que for preciso, só assim poderá reaprender. Recomece sempre! Reavalie diariamente com sinceridade consigo mesmo. 

Faça da sua vida um espetáculo a serviço do Reino, que seus passos sejam marcados por justiça, paz e igualdade parametrados nele, Cristo. 

Cezar Camargo
Verão – Fevereiro/2015            

Comentários

tuca disse…
Excelente texto....
Obrigado meu mano! Deus o abençoe...

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...