Pular para o conteúdo principal

ESPIRITUALIDADE TRANSCENDENTE


Resultado de imagem para espiritualidade
O autoconhecimento tem por objetivo iluminar o despertar do Eu interior, se assim não for, é autoengano. A individuação conforme Jung desenvolve, busca o verdadeiro EU para que o mesmo seja manifesto na prática. “O processo psicológico da individuação está intimamente vinculado à assim chamada função transcendente…” (JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2009.) Assim para fazer o caminho da transcendência é preciso despertar, abandonar a materialidade e seguir para verticalidade a manifestar a essência que cada um tem dentro de si.

Somente autoconhecimento permite uma estrutura relevante para exercer espiritualidade. Mas é bom lembrar que as distrações nos mantêm adormecidos sem direção, nesse processo todo sentimento que se instala, uma vez sem seu devido foco, produz ações descoordenadas. Todo rito mais cheio de boa intenção conduz a uma prisão, de forma bem sutil diga-se de passagem. É bom entender que não é o rito que cura, ou liberta, mas a mente que se desperta para se reconectar ao divino. A alma inconscientemente tem uma pulsão latente para pertencer, e nas angustias busca paliativos ou uma fé que é alicerçada nas construções mentais ao longo do acúmulo de vivenciais e processos de acrescimento de entendimento pelas formações acadêmicas ou não. Tudo nos orienta ou desorienta, estamos sempre em construção ou desconstrução, é nessa dinâmica que nossa espiritualidade nos transcende ou não. Sim! É na essência que está os direcionamentos e na medida que vamos sendo construído tudo vai se manifestando.      

A verdade abre não só o entendimento, mas reconfigura o olhar a partir da nova consciência, é assim que os processos se possibilitam, sejam quais forem os objetivos. A verdade que transcende tem como base a transformação do olhar, que promove o autoconhecimento saudável, que uma vez sendo entendido produz pensamentos bons, que liberta da matéria permitindo o equilíbrio das pulsões e o serviço para preservação da vida pela via do amor, assim transcendência é um despertar que reestrutura toda estrutura psíquica. Neste sentido a espiritualidade pode ser exercida de forma coerente e equilibrada. A transcendência espiritual tem a ver com nossa contribuição para preservação da vida, todo individuo evolutivo em constante aprendizado é um portador de exitâncias, e somente pelo amor nosso olhar percebe e compreende a o sentido de ser e existir.       

Na Filosofia, transcender é superar os limites do conhecimento e o que é transcendental, e está ligado à razão pura, que precede toda a experiência. No evangelho segundo Jesus, não aquele segundo Constantino o histórico, mas aquele cuja simplicidade dividiu o mundo. Sim! A experiencia vai além dessa perspectiva, nele em entendimento somos discernidos para vida, é evolução diária do olhar. Na metafísica, a transcendência pressupõe a existência de realidade diferente em termos qualitativos e independente do mundo natural e da consciência humana. Seguindo este entendimento, entendo que em Deus segundo o evangelho de Jesus, que me permite conjecturar, tudo é ao mesmo tempo. E é no amor que se ressignifica o sentido da vida, só há razão para existir se houver propósito, isso é possível por meio dos significados que damos as ações e a coisas que nos encontram no caminho.     

Segundo a filosofia existencial e a fenomenologia, e a transcendência tem o papel de definir a estrutura da consciência, vendo a consciência como intencionalidade e abertura em relação ao mundo exterior. Isso é individualidade que gera maturidade, maturidade que valida nossa existência. No evangelho a filosofia passa pelo filtro de Jesus. Sim! Em Jesus o Cristo vindo de Deus é, amor em ação, poder de entendimento para preservação da vida. Por fim o evangelho é instrução segura, permite reflexão inteligente a respeito de nosso caminho segundo o amor, isso é transcendência. Essa fenomenologia na perspectiva da transcendência passa pelo filtro do amor, que nos permite não só exercer empatia com consciência, mas estar na angústia do outro. Neste ponto somos iniciados para transcender continuamento na construção de um mundo melhor.      

Palestras e atendimentos!
Acesse o link: WhatsApp

Acesse meus links:

Cezar Camargo
Psicanálise | Mentoria | DH

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA