Pular para o conteúdo principal

Individuação, Alta Performance & Evangelho


“Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
(João 8:31-32)

A mensagem central de Cristo, a boa nova é, a reconexão da criatura com o Creador. O termo Creador aqui é, crear, é a manifestação da Essência (Deus) e forma de existência, essa forma é a misericórdia explicita na cruz, o cordeiro, o Cristo encarnado antes mesmo que a existência existisse. Para que esse processo seja iniciado a verdade precisa ser aceita em nós, isso é possível através da decisão consciente que é desencadeado pelo constranger da mensagem da cruz. A libertação é um processo continuo até o dia perfeito, na medida que o evangelho é enraizado, vai se manifestando na prática diária, com culto racional. Somente uma mente transformada nos permite se opor a tudo que não seja coerente com a mensagem. O culto racional se possibilita por meio da conversão, da decisão. Nesse sentido a mensagem nos oferece parâmetro para um desenvolvimento saudável e sólido.

Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:1-2)

Nesse sentido Carl Gustav Jung é um considerando um cientista da mente. Em seus estudos desenvolveu conceitos da personalidade extrovertida, introvertida, arquétipos e a ideia do inconsciente coletivo, foi psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Suas áreas de influência o ajudaram a se tornar uma grande referência em diversas áreas de pesquisa do desenvolvimento humano. O conceito central da psicologia analítica é a individuação, o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente e o inconsciente, mantendo, no entanto, a sua autonomia relativa. Assim descreve: “a individuação como o processo central do desenvolvimento humano”, é nesse ponto que se entende a importância do desenvolvimento continuo para uma vida intensa, mas leve respeitando as limitações. Jung uso o termo “Individuação”, para o ponto em que uma pessoa é finalmente capaz de integrar os opostos dentro de si – suas mentes consciente e inconsciente. Em miúdos individuação significa; “se tornar o que sempre foi em potencial, para cumprir seu objetivo original”.

A individuação é um processo necessário de desenvolvimento da totalidade e, portanto, de movimento em direção a uma maior liberdade. Entretanto, Individuação é o desenvolvimento do Self, o Self é um arquétipo e tem a ver com a totalidade, centro regulador da psiquê. Segundo Jung o aparelho psíquico busca sempre o equilíbrio, é o Self é quem organiza a psiquê, assim do seu ponto de vista, o objetivo é a união da consciência com o inconsciente. Assim como o evangelho em nós nos direciona ao equilíbrio, nesse sentido o evangelho se encaixa como uma luva, ele nos discerne quanto ao nosso estado consciente e nos liberta de toda repressão inconsciente, é evidente que isso é um processo diário, de glória em glória até a estatura do varão perfeito. O equilíbrio nos permite um desenvolvimento coerente, respeito um conjunto de normas sociais e aceitáveis, tudo isso está na decisão da conversão diária em novidade de vida no chão da vida. Andar em novidade de vida é andar segundo as diretrizes de Cristo, é estar submetido ao seu amor inegociavelmente.   

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Rm 06:04)

É necessário ter em mente que, a individuação poderia ser apresentada como uma espiral na qual os indivíduos permanecem se confrontando com as mesmas questões básicas, de forma cada vez mais refinada, é nesse processo diária que nós descobrimos como parte dessa grande teia de eventos que indiretamente e diretamente nos influencia, tanto no individual quanto no coletivo. A individuação pode ser entendido como aquele que ocorre durante toda a vida, como um diálogo entre o ego e o Self, mas diálogo este que vai assumindo contornos diferentes em cada fase da vida. Assim, podemos falar de individuação na infância, na adolescência, no jovem adulto, etc. Um dos passos necessários para a individuação é a assimilação das quatro funções (sensação, pensamento, intuição e sentimento).

Ao demonstrar as quatro funções, Jung descreve; “Sob o conceito de Sensação pretendo abranger todas as percepções através dos órgãos sensoriais; o Pensamento é a função do conhecimento intelectual e da formação lógica de conclusões; por Sentimento entendo uma função que avalia as coisas subjetivamente e por Intuição entendo a percepção por vias inconscientes ... A Sensação constata o que realmente está presente. O Pensamento nos permite conhecer o que significa este presente; o Sentimento, qual o seu valor; a Intuição, finalmente, aponta as possibilidades do “de onde” e do “para onde” que estão contidas neste presente... As quatro funções são algo como os quatro pontos cardeais. Tão arbitrárias e tão indispensáveis quanto estes. ” Jung (1971a: 497) Segundo Jung, dentre as quatro funções psíquicas, existe sempre uma preferida pelo sujeito. Em virtude de seu maior uso, esta função torna-se mais desenvolvida e diferenciada. Existe, pois, uma tendência de utilizarmos o nosso lado mais apto. A função dominante surge pelo exercício e pelo desenvolvimento continuo. Sim! Isso significa o aumento das capacidades ou das possibilidades, pois podemos desenvolver o nosso potencial.

Segundo Denize Dutra, Consultora Sênior do Instituto MVC, o autodesenvolvimento não se restringe apenas à “gestão da carreira”. Este é um importante aspecto, mas existem outros que são preliminares e, por isto, mais genéricos. O autodesenvolvimento engloba algumas etapas essenciais. Assim esteja sempre pronto há uma autoanálise, em segundo buscar ajuda e participação de pessoas que possam contribuir para seu autodiagnostico, através de feedbacks eficazes, em terceiro lugar defina os objetivos e métodos mais adequados para atingi-los. E por última ação. Sim! Agir, porque não adianta ficar só na intenção; é preciso canalizar a energia e partir para ação, aqui se estabelece uma vida altamente produtiva, a alta performance. Mas, afinal o que é alta performance? Segundo os dicionários o significado de alta performance é: atingir todo o seu potencial e poder desfrutar de tudo que suas habilidades possam proporcionar. Em seu livro Roberto Morais Batista, “MONTANDO E MANTENDO O $EU PRÓPRIO NEGÓCIO”, aborda o conceito da alta performance, segundo ele é, ir além do que é esperado; é estabelecer os mais altos padrões pessoais, os quais excedam o que as outras pessoas exigem ou esperam de você. Pessoas que têm alta performance não só organizam a fila, mas, também, vão à busca do porquê da fila, ou seja, procuram as soluções para os gargalos existentes nas empresas. Os funcionários de alta performance são invariavelmente pessoas que apresentam perfil empreendedor e não trabalham para si mesmas, mas, sim, utilizam as suas atitudes empreendedoras em prol dos clientes, das equipes e da empresa.

Quando falamos em autodesenvolvimento, alta performance estamos entendendo que o indivíduo assuma, ele mesmo, a responsabilidade por este processo evolutivo, através da busca pessoal de recursos e condições, que lhe permitam reconhecer que hoje está melhor que ontem, e ter a certeza de que, amanhã, estará melhor que hoje. As altas performances se mantem com continuidade, mas com leveza e acima de tudo buscando sempre estar em paz consigo e com o mundo a sua volta, apesar de todas as implicações da vida. A consciência para um verdadeiro autodesenvolvimento se estabelece na verdade, a boa consciência dá parâmetro, ética e responsabilidade para se viver de forma lucida, e a boa consciência a fé nos mantém a esperança. A fé nos conecta com o divino, o creador de todas as coisas, pela fé nos mantemos quebrantados em todos os processos e fazes da vida. 

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1 Coríntios 10:31)

Nada terá sentido se Cristo não for centralizado em nós, tudo é graça, tudo está nele, ele em tudo está. Todo o processo de desenvolvimento nos conduz para uma vida cada vez mais produtiva, a dita “auto performance”. Em miúdos é, viver de forma intensa para colher resultados cada vez mais satisfatórios. Que Deus nos conduza segundo seu espírito em caminhos seguros enquanto nos desenvolvemos, que seu amor nos preencha todos os dias até o dia do entendimento.

Cezar Camargo
Verão – Março/2018

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA