Pular para o conteúdo principal

RECOMEÇOS


“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência”. (Henry Ford)

O caminho do recomeço começa dentro.... Começar de novo; refazer depois de interrupção.... Isso mesmo reiniciar, após a interrupção, recomeçar, zerar e iniciar outra vez o caminho.... Isso mesmo dentro, a partir do da consciência ressignificada. Sela lá qual for o motivo que levou a estar na presente situação, se levantar e reiniciar o caminho é o primeiro passo. O insucesso denuncia que o plano não passou de uma tentativa de apostar na sorte, é sabido que na realidade da existência não é assim que as engrenagens funcionam. Mas estou de acordo Henry Ford, o fato em si torna-se uma oportunidade de recomeçar com inteligência. 

Os erros precisam produzir sabedoria, se isso não acontecer, então outra vez o insucesso será inevitável. No verbo intransitivo é; começar a ser, a produzir-se novamente. Gosto dessas duas definições, começar a SER implica em resgatar a dignidade consigo mesmo (a), e dar a si uma segunda chance, é ressignificar o todo, tornar a ver a vida como ela é, apesar das implicações diárias. Antes de qualquer coisa SER não implica em TER, SER acima de tudo é andar em qualquer direção sem mascaras, mas sendo quem és de fato. Na segunda definição recomeçar é; começar a produzir novamente, logo entende-se que uma vez resgatando a identidade perdida o mais aconselhável é retomar as atividades que outrora lhe fazia sentir-se realizado.

“Depois de tantos tombos e recomeços, eu sacudi a poeira da alma, e passei a valorizar os pequenos momentos felizes, lembrando sempre de todas as sortes que eu tenho”. (Karla Tabalipa)

O recomeço é uma decisão de amor consigo mesmo, uma vez amando, se torna viável amar, amar é a materialização de Deus através de nós. Sim! Recomeços se validam quando pequenos momentos são valorizados, guardados em lugar seguro dentro de nós, cada momento tem seu espaço e memória. Em verdade o recomeço me permite dar um novo sentido pelo olhar da esperança, esse que é gerada pela fé, fé na vida, fé no amor, fé em Deus. A vida se possibilita para aqueles que não tem medo dos recomeços, recomeços fala de coragem incondicional, coragem que se válida na decisão, de recomeçar. Essa coragem é independente das circunstancias, é também manifestação da fé, que se transforma em esperança enquanto se anda, e percebendo os detalhes, valorizando cada conquista enquanto se projeta. Os momentos felizes servem de combustível, é motivação que se multiplica na medida que encontramos o nosso caminho.

Recomeças quando nos encontramos e nos colocamos a viver nossos sonhos, que são potencializados quando planejamos, assim focados e muito trabalho temos chances reais de alcançar nosso caminho, e nesse caminho a satisfação. Os recomeços é decisão, e de fé em fé nos fortalecemos para trilhar com excelência nossa jornada.  Durante essa jornada se encontrar é primeiro passo. Se encontrar é se aceitar respeitando seus limites com reverência e respeito. Seguindo essa linha, lembre-se:

“Não haverá recomeços se não houver aceitação”

A aceitação fala da reconstrução do eu interior, da materialização do verdadeiro eu, da manifestação explicita dos propósitos previamente confiando a nós como missão de vida. É preciso conscientizar-se que nossos dons e talentos são ferramentas que recebemos para que durante nossa breve existência possamos construir nosso legado, seja qual for sua posição profissional ou social, todos tem sua importância e valor. Entre autos e baixos as vezes teremos que recomeçar, e recomeçar é o caminho natural para ressignificar, isso nos permite aprendermos com o passado, entendermos o presente e com sabedoria recomeçar com maturidade. Não se-esqueça:

“Na maturidade mora o entendimento do caminho”.

Que Deus nos mantenha acessa a chama do amor próprio, para que sempre que preciso, tenhamos forças para nos encontrar e recomeçar.  

Nele em amor e misericórdia, nos guarde em todo tempo.

Cezar Camargo
Inverno – Agosto/2017

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...