Pular para o conteúdo principal

À VEZES...

Sou Pastor há quinze anos, nos últimos dois anos tenho praticado a Coaching Social, desde então tenho me ocupado como “Consultor De Desenvolvimento Pessoal”. Antes de ficar efetivo no Grupo Invest. conheci alguns contratos e tive a oportunidade de conhecer boa parte dos funcionários, hoje tenho a oportunidade acompanhar, tratar e ajudar alguns de perto, as situações tratadas são diversas, casamento, relacionamentos, espiritualidade, profissão e outros temas do cotidiano.    

A vida é maravilhosa, mas é uma linha bem frágil, é preciso entender estamos conectados a todo tempo. Tudo em uma empresa está interligado, e quanto mais sinergia houver a tendência é que rotatividade diminua na medida em cada funcionário compreenda seu papel. O funcionário melhora seu rendimento quando é ouvido, respondido e respeitado. Se a empresa compartilhar sonhos então terão funcionários que se tornarão parceiros e isso muda significativamente uma empresa. Tanto liderança quando os subordinados precisam se respeitar é pelo dialogo pontes são construídas.   

Às vezes nos falta coerência, bom senso. É preciso andar e decidir com justiça. Quando se comete uma injustiça não é o injustiçado que se prejudica. Há longo prazo quem se prejudica é quem praticou a injustiça. Tudo o que fazemos um dia volta pra você.  E se você fizer o mal. Com o mal mais tarde você vai ter de viver. Isso também se aplica em todos os ambientes da nossa existência. É o efeito Boomerang.    

Às vezes nos faltam simplicidade e leveza na convivência social. É preciso ser pratico. O princípio de Kiss remete a Albert Einstein que tem uma máxima interessante; “Tudo deveria ser feito do jeito mais simples quando possível mais não mais simples”. Ser simples e agir com simplicidade implicam em andar em cooperação com a vida, com o companheiro de trabalho, isso requer total desprezo aos sentimentos autoritários, egoístas. Precisamos diariamente reavaliar nossos sentimentos e o que precisa dominar para uma vida saudável em todos os sentidos é o respeito e a simplicidade, assim tudo passa a ter um significado.

É preciso humanidade. Ser humano implica em compreender que apesar das posições somos todos iguais, quando se tem essa consciência apesar de sermos todos iguais, cada um compreende seu lugar. Quanto mais se vive mais se tem a responsabilidade de ser exemplo aos mais novos. Estar em posição de liderança não pode ser só fruto de capacidade intelectual, mas capacidade de orientar pessoas no processo evolutivo tanto profissional quanto em outras áreas.  

Espero que esta reflexão sirva de introspecção, a vida é uma escola constante, as lições estão nos detalhes. Nosso andar é relevante quando é acompanhado de educação, gentileza, simpatia, respeito, reverencia, e principalmente amor.

Cezar Camargo
Outono – Maio/2015

Comentários

As mais acessadas

Assincronia de Individuação: A causa psicológica de muitos términos.

Eu mudei, você não: Entendendo a Assincronia de Individuação nos Relacionamentos Quantos relacionamentos terminam não com um grande estrondo, mas com a sensação desconcertante de que uma das pessoas simplesmente... "despertou" e decidiu ir embora? O que leva um parceiro a ir embora, se antes o casal estava apaixonado, cheio de vida e com planos para o futuro? Um parceiro começa a sair sozinho, a ter interesses que não incluem mais o outro, a tomar decisões unilaterais. Para quem fica, a sensação é de traição, abandono e confusão. "Quem é você?", perguntamos. "Nós não tínhamos um acordo?" O que poderia ter acontecido a ponto de o acordo ser quebrado? A desconexão é sutil, mas real e devastadora. Tudo começa quando o padrão de comportamento muda; é a assincronia quebrando a harmonia da relação. O que frequentemente vemos como "egoísmo" ou "traição" é, na verdade, um dos processos psicológicos mais profundos e dolorosos da vi...

Evolução, Cérebro e o Caminho da Individuação

Tornar-se aquilo que sempre se foi em potencial. — Carl Gustav Jung O Desafio de Pensar Além O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento — que ocorre pela busca do saber estruturado — envolve a quebra de paradigmas e crenças originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou educacional massificada e engessada, cujos ensinamentos nos são impostos “goela abaixo” por anos. Tais ensinamentos, independentemente da forma como foram transmitidos, enraízam-se na psique do indivíduo, criando subcamadas que o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além. Por quê? Porque ele se encontra, de modo inconsciente, condicionado a uma ideologia. Evolução ≠ Crescimento — ou são a mesma coisa? O termo evolução, surgido no século XVIII, vem do francês évolution, que, por sua vez, deriva do latim evolutio, significando “ação de desenrolar”, de evolvere: “desdobrar, desenvolver, fazer sair”. Já o termo crescimento, originado no século XIV a partir do verbo crescer, provém do la...

A Dança dos Cérebros: A Importância da Sincronia Afetiva

Quantos relacionamentos terminam não com um grande estrondo, mas com um silêncio ensurdecedor? É aquela sensação desconcertante de que, de repente, uma das pessoas simplesmente "despertou" de um sono profundo e decidiu ir embora. O que leva um parceiro a partir, a fazer as malas físicas e emocionais, se até pouco tempo atrás o casal parecia apaixonado, cheio de vida e desenhando planos para um futuro compartilhado?  Essa pergunta assombra consultórios e mesas de jantar. Frequentemente, procuramos culpados. Apontamos o dedo para a traição, para o desleixo ou para a "falta de amor". No entanto, a resposta para a sobrevivência — e a prosperidade real — do amor reside em uma competência muito mais sutil e profunda: a capacidade de transitar, com fluidez, entre dois mundos aparentemente opostos: a autonomia radical do "Eu" e a conexão visceral do "Nós". Quando esse equilíbrio se perde, escorregamos para o terreno perigoso da assincronia, onde o amor s...