Pular para o conteúdo principal

“Crescimento, Individuação e Análise”



De forma geral, a psicanálise tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e na habilidade em lidar com problemas do próprio eu. É um método científico desenvolvido por Sigmund Freud, é um procedimento para a investigação de processos mentais, que são quase inacessíveis por outros métodos. O crescimento pessoal é o caminho para o desenvolvimento das nossas competências e habilidades, e assim, desenvolvemos também a capacidade de as administrarmos, tomando decisões de forma clara e consciente. Em tempo, lembre-se: no crescimento estão as ferramentas para potencializar as capacidades que vamos descobrindo, à medida que vamos nos conhecendo.

A análise nos possibilita o crescimento em todas as direções. Na análise psicanalítica, trata-se da decomposição do pensamento em partes, a fim de uma melhor compreensão. Esse processo auxilia no desenvolvimento do ser. É a individuação sendo compreendida, à medida que tudo vai sendo descortinado na análise. A individuação, conforme Jung desenvolve, busca o verdadeiro EU, para que ele seja manifesto na prática. “O processo psicológico da individuação está intimamente vinculado a assim chamada, "função transcendente…” (JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2009.) Segundo Jung o aparelho psíquico busca sempre o equilíbrio, é o Self que organiza a psiquê, assim, do ponto de vista Junguiano, o objetivo é a união da consciência com o inconsciente, e essa dinâmica possibilita-se pela individuação. Estar em processo de individuação significa tornar-se um ser único, à medida que, por “individualidade”, passamos a ter consciência da nossa singularidade mais íntima. É na compreensão do íntimo que é possível estabelecer um bom processo de desenvolvimento pessoal. É no crescimento contínuo está o start para todos esses processos

Assim, se desenvolve a maturidade, na verdade, é uma construção, que se expande, à medida que nos conhecemos. A análise de nossos pensamentos permite-nos pensar sobre nossas crenças, é ser convidado a olhar de dentro para fora, e é somente nesse ponto que é possível iluminar-se. Quanto mais a mente é compreendida, mas há chances de a maturidade ter sucesso. Tudo é construção, exige disciplina e assertividade diária. Seja qual a for a linha de análise, ela irá fornecer as ferramentas necessárias para o entendimento de si mesmo. A individuação é interminável, é cíclica, é quebra de paradigmas, é desaprender para reconfigurar a partir da análise sincera de si, é encarar seus monstros, é o encontro de sua própria luz, para assim poder decidir por onde trilhar sua própria história.

Em última análise, a reconfiguração constante da consciência deve ser um processo diário, uma construção. Isso permitirá reavaliações sinceras, que a modificarão, de acordo com as novas percepções. Para essa dinâmica, sugere-se o exercício da atenção plena, que consiste na arte de notar o presente, estar ciente dele. É nesse processo que a mente se mantém em expansão. Sua consciência o fará atento ao desenvolvimento, e isso lhe dará a chance de ressignificar o momento, e estabelecer pontos de mudança pela análise em todos os níveis de sua existência para um crescimento saudável.

Por fim, ajuste sua atenção diariamente! essa ação lhe impedirá de perder o foco em tudo aquilo o que de fato é essencial. Por favor! Não carregue nada que não lhe favoreça, é tempo de ajustes e recomeços...! Considero aqui três observações para manutenção da atenção sobre si nesse processo de crescimento, individuação e análise, a seguir:

Em primeiro lugar cuide de você. Não perca a conexão com tudo que está acontecendo no seu íntimo. Estando ciente do que se passa, você terá também condições de cuidar com excelência de todas as outras demandas.

Em segundo lugar, cuide de quem é precioso para você. Estabeleça cuidados essenciais com toda a atenção devida. Não permita que os muitos afazeres lhe impeçam de ter momentos de qualidade, que gerem boas memórias, que por sua vez possam construir fortes laços afetivos.

Em terceiro lugar, mantenha-se organizado, definindo suas prioridades diárias. Penso que elas devem estar em sintonia com teus planejamentos de vida. Esse processo aumentará tuas chances de realização.

Fique atento a tudo o que você sente que está em "desordem", e que esteja impedindo-o (a) de estruturar seu intelecto. Talvez seja a hora de procurar ajuda profissional. Quais alterações têm lhe impedido seu crescimento?


Cezar Camargo

Psicanalista Clínico

Psic. Corporativo DH

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...