Pular para o conteúdo principal

PERSISTÊNCIA & SISTEMA DE CRENÇAS | #penseNISSO

Tenha falado muito sobre este tema, maturidade. A maturidade é essencial no desenvolvimento da psique, é administrar as próprias emoções e compreender o estado emocional dos outros é o principal meio para desenvolver relacionamentos duradouros. A maturidade emocional significa ter consciência da reação que cada emoção traz para sua vida e, a partir daí, escolher comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis, domínio próprios, melhor gerenciamento das ações pessoais. É individuação sendo compreendida na medida que tudo vai sendo descortinado, para que as estruturas da maturidade sejam fortalecidas pelas experiências vivenciais. O autodesenvolvimento se mantém com continuidade, mas com leveza e acima de tudo buscando sempre estar em paz consigo e com o mundo a sua volta, apesar de todas as implicações da vida.

Entendendo os processos que o fizeram chegar até aqui, terás plena consciência na restruturação das suas crenças pessoais. Somente assim a persistência é validada. Na formação das crenças sofremos condicionamentos desde a infância por parte dos pais, com o método de educação ensinada com base nas suas próprias experiências de vida. Nesse processo o inconsciente coletivo e individual dos pais se encontra com o inconsciente individual em formação, formando as bases de crenças, estabelecendo comportamentos. Os estudos dos Psicólogos indicam a formação das crenças e a relação entre crenças e ações. As crenças se formam a partir de várias maneiras, além da primeira infância, também ao adotar as crenças de um líder carismático, e por meio da propaganda, que pelas estratégias podem se formar ou mudar as crenças através da repetição e associação de imagens com fortes emoções positivas. Na Teoria da Liderança de Anna Rowley, ela afirma: "Você quer que suas crenças mudem. É a prova de que você está mantendo os olhos abertos, vivendo plenamente e aceitando tudo o que o mundo e as pessoas ao seu redor podem lhe ensinar." Isso significa que as crenças dos povos devem evoluir à medida que ganham novas experiências. Na psicologia, o termo crença na autoeficiência, define a crença de alguém em seu próprio poder de agir de modo efetivo ou de influência eventos.

O persistente é uma característica daquilo que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem deixar-se abalar facilmente por quaisquer críticas ou negativas. É aquele que dá continuidade, a continuidade do desenvolvimento é possível pela ação do Self, que conduz o processo de individuação, a busca do indivíduo para atingir seu pleno potencial. De acordo com Jung, o Self é a soma total da psique, com todo o seu potencial incluído. Esta é a parte da psique que olha para a frente, que contém a unidade para a satisfação e plenitude. Nesta área é possível mais uma vez ver uma das diferenças entre Freud e Jung; na teoria freudiana, o ego é responsável pelo processo acima e forma o eixo sobre o qual a psicologia individual de uma pessoa gira, ao passo que, na teoria de Jung, o ego é apenas uma parte que se eleva para fora do (infinitamente mais complexo). Para Jung a individuação é a busca da plenitude que a psique humana, invariavelmente, compromete-se, na jornada para se tornar consciente de si própria ou como um ser humano único, mas único somente no mesmo sentido que todos nós somos, não mais ou menos do que outros. Do substantivo feminino que vem do latim persistere, que significa continuar com firmeza.

Entendendo os processos que o fizeram chegar até aqui, terás plena consciência na restruturação das suas crenças pessoais. Assim descreve: “a individuação como o processo central do desenvolvimento humano”. Nesse ponto que se entende a importância do desenvolvimento continuo para uma vida intensa, mas leve respeitando as limitações. No vídeo abaixo segue uma breve reflexão sobre persistência, crenças, hábitos, sonhos, foco, trabalho e resiliência. Esse processo é possível de entender quando nos conscientizamos do nosso sistema de crenças que molda nossas ações desde sempre, que teve início na primeira infância. Pensando sobre essas questões, tenha em mente que, quanto mais você se conhecer mais possibilidade terá de obter bons resultados, e acima de tudo entender melhor seus processos de maturidade.

Em Campinas o atendimento é feito em dois endereços. Realizamos atendimento online e a domicílio em toda Região Metropolitana de Campinas.

Palestras e atendimentos!
Acesse o link: WhatsApp

Acesse meus links:
https://linktr.ee/psi_cezar_camargo

Cezar Camargo
Psicanálise | Mentoria | DH

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA