Pular para o conteúdo principal

Maturidade, Crescimento e Análise

A maturidade é essencial no desenvolvimento da psique, é administrar as próprias emoções e compreender o estado emocional dos outros é o principal meio para desenvolver relacionamentos duradouros. A maturidade emocional significa ter consciência da reação que cada emoção traz para sua vida e, a partir daí, escolher comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis, domínio próprios, melhor gerenciamento das ações pessoais. Na análise psicanalítica, a análise é a decomposição do pensamento em partes, a fim de uma melhor compreensão. Este processo auxilia do desenvolvimento do ser. É individuação sendo compreendida na medida que tudo vai sendo descortinado na análise.

De forma geral, a psicanálise tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e a habilidade em lidar com problemas do próprio eu. A Psicanálise é um método científico desenvolvido por Sigmund Freud, é um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por outros métodos. E por fim o crescimento pessoal, é o caminho para o desenvolvimento da competências e habilidades, e assim também administrar decisões de forma clara, consciente. No crescimento está as ferramentas para potencializar a capacidade que vamos descobrindo na medida que vamos nos conhecendo. A análise e a maturidade são processos intrínsecos, que nos possibilita crescimento em todas as direções.

Neste processo o autoconhecimento tem por objetivo iluminar o despertar do Eu interior, se assim não for, é autoengano. É na análise responsável que é compreendido tais implicações. A individuação conforme Jung desenvolve, busca o verdadeiro EU para que o mesmo seja manifesto na prática. “O processo psicológico da individuação está intimamente vinculado à assim chamada função transcendente…” (JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2009.) Assim se desenvolve a maturidade, em verdade é uma construção, que se expande na medida que nos conhecemos. Como abordamos acima no texto a análise de nossos pensamentos permite pensar sobre nossas crenças, é ser convidado a olhar de dentro para for, somente neste ponto é que é possível se iluminar.   

O conceito central da psicologia analítica é a individuação, o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente e o inconsciente, mantendo, no entanto, a sua autonomia relativa. Assim descreve: “a individuação como o processo central do desenvolvimento humano”, é nesse ponto que se entende a importância do desenvolvimento continuo para uma vida intensa, mas leve respeitando as limitações. Jung uso o termo “Individuação”, para o ponto em que uma pessoa é finalmente capaz de integrar os opostos dentro de si – suas mentes consciente e inconsciente. Em miúdos individuação significa; “se tornar o que sempre foi em potencial, para cumprir seu objetivo original”.

A individuação é um processo necessário de desenvolvimento da totalidade e, portanto, de movimento em direção a uma maior liberdade. Entretanto, Individuação é o desenvolvimento do Self, o Self é um arquétipo e tem a ver com a totalidade, centro regulador da psiquê. Segundo Jung o aparelho psíquico busca sempre o equilíbrio, é o Self é quem organiza a psiquê, assim do seu ponto de vista, o objetivo é a união da consciência com o inconsciente. No crescimento continuo está o start para todos esses processos. O autoconhecimento potencializa o autodesenvolvimento seja qual for o foco do aprendizado. Quanto mais a mente é compreendida, mas chances de a maturidade ter sucesso. Tudo é construção, exige disciplina e assertividade diária. Seja qual a for a linha de análise, elas irão fornecer ferramentas necessárias para o entendimento de si mesmo. A individuação é interminável, é cíclica, é quebra de paradigmas, é desaprender para reconfigurar a partir da análise sincera de si, é o encaramento de seus monstros, é o encontro de sua própria luz, para assim poder decidir por ande irá trilhar sua própria história.

Diante dessas questões, como está seu processo de maturidade e crescimento?!             

Cezar Camargo | CBPSI N° 01085
Psicanálise | Coach Life | Mentoria | DH

Saiba mais sobre mim nesse link:
Acesse: https://linktr.ee/psi_cezar_camargo

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA