Pular para o conteúdo principal

SINERGIA - DINÂMICA DO AMOR

A paixão e o amor não exigem a humilhação, exigem respeito e cumplicidade. (Jeocaz Lee-Meddi)

A dinâmica do amor não tem a ver com datas, mas com identificação, que nos remete a datas. Presentes não terão significado algum se a alma não se encontrar no outro. Amar é decisão, é se identificar no chão da existência e juntos construir a própria história sem intervir na individualidade do outro, mas contribuir para o crescimento continuo. A poesia dos versos só é bela se for materializada. O lindo só é lindo se for bom. O eu te amo só é verdadeiro se for acompanhado de cumplicidade plena. Assim o namoro é bom quando faz bem, e se não fizer bem então não é bom. Simples assim!   

O presente de todos os namorados é ser acolhido na alma, é um no outro em construção constante. Namorados não se consolidam de performance, mas de ações diárias e amor, respeito e reverência. Todo dia é dia de construir memorias afetivas na alma do outro. Sim! Memórias que constrói sinergia, no sentido figurado, é um processo de simbiose constante. Entender SINERGIA é, uma só carne unidos no corpo na alma e no espírito, decidida a ser melhor cuidando um do outro, atraída em amar incondicionalmente, sendo fortalecidos diariamente por momentos de intimidade mútua onde servir um ao outro é natural de ambos. Momentos que produzem memórias, não são registradas por lente alguma, mas gravadas na intimidade de cada momento.

Toda construção de uma história de amor, tem seu start no namoro, toda conjugalidade é validado diariamente quando os cônjuges mantêm o espírito apaixonado e de humildade para expandir. A construção é um dinâmica de aprendizados, é só é possível quando há, comprometimento, respeito e cumplicidade. Nesse processo é que namorados se tornam cônjuges, mas não por causa de uma documentação cartorial, mas na identificação da alma, para que assim se realizem no caminho do amor.

E por fim, amor não tem a ver com sexo, faz parte da dinâmica relacional, mas não o todo, mas elemento essencial. Amor tem a ver com querer estar juntos, e juntos serem aperfeiçoados, acolhidos um no outro, respeitando as limitações com entendimento e sabedoria nas práticas obrigacionais da conjugalidade, mas somente eternos namorados conseguem construir essa dinâmica, que se conquistam a cada dia.

Para eternos namorados, a rotina tem significados, desejo vida longa e próspera. Para namorados sem identificação, vida curta, para que em tempo seja plenamente encontrado no amor. Olhe sempre nos olhos, pois através dos olhos se vê a alma, sinta a essência de cada gesto, a emoção de cada momento. Ame sem reservas, seja companheiro, dê o seu melhor e se receber de volta, é porque se identificaram na decisão e na alma do outro. Aos eternos namorados, desejo a todos felicidades!

Uma breve reflexão sobre a DINÂMICA RELACIONAL!

Psic. Cezar Camargo

Psicanalista Clínico, Teólogo e especialista em MHC.31.   

Comentários

As mais acessadas

Assincronia de Individuação: A causa psicológica de muitos términos.

Eu mudei, você não: Entendendo a Assincronia de Individuação nos Relacionamentos Quantos relacionamentos terminam não com um grande estrondo, mas com a sensação desconcertante de que uma das pessoas simplesmente... "despertou" e decidiu ir embora? O que leva um parceiro a ir embora, se antes o casal estava apaixonado, cheio de vida e com planos para o futuro? Um parceiro começa a sair sozinho, a ter interesses que não incluem mais o outro, a tomar decisões unilaterais. Para quem fica, a sensação é de traição, abandono e confusão. "Quem é você?", perguntamos. "Nós não tínhamos um acordo?" O que poderia ter acontecido a ponto de o acordo ser quebrado? A desconexão é sutil, mas real e devastadora. Tudo começa quando o padrão de comportamento muda; é a assincronia quebrando a harmonia da relação. O que frequentemente vemos como "egoísmo" ou "traição" é, na verdade, um dos processos psicológicos mais profundos e dolorosos da vi...

Evolução, Cérebro e o Caminho da Individuação

Tornar-se aquilo que sempre se foi em potencial. — Carl Gustav Jung O Desafio de Pensar Além O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento — que ocorre pela busca do saber estruturado — envolve a quebra de paradigmas e crenças originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou educacional massificada e engessada, cujos ensinamentos nos são impostos “goela abaixo” por anos. Tais ensinamentos, independentemente da forma como foram transmitidos, enraízam-se na psique do indivíduo, criando subcamadas que o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além. Por quê? Porque ele se encontra, de modo inconsciente, condicionado a uma ideologia. Evolução ≠ Crescimento — ou são a mesma coisa? O termo evolução, surgido no século XVIII, vem do francês évolution, que, por sua vez, deriva do latim evolutio, significando “ação de desenrolar”, de evolvere: “desdobrar, desenvolver, fazer sair”. Já o termo crescimento, originado no século XIV a partir do verbo crescer, provém do la...

A Dança dos Cérebros: A Importância da Sincronia Afetiva

Quantos relacionamentos terminam não com um grande estrondo, mas com um silêncio ensurdecedor? É aquela sensação desconcertante de que, de repente, uma das pessoas simplesmente "despertou" de um sono profundo e decidiu ir embora. O que leva um parceiro a partir, a fazer as malas físicas e emocionais, se até pouco tempo atrás o casal parecia apaixonado, cheio de vida e desenhando planos para um futuro compartilhado?  Essa pergunta assombra consultórios e mesas de jantar. Frequentemente, procuramos culpados. Apontamos o dedo para a traição, para o desleixo ou para a "falta de amor". No entanto, a resposta para a sobrevivência — e a prosperidade real — do amor reside em uma competência muito mais sutil e profunda: a capacidade de transitar, com fluidez, entre dois mundos aparentemente opostos: a autonomia radical do "Eu" e a conexão visceral do "Nós". Quando esse equilíbrio se perde, escorregamos para o terreno perigoso da assincronia, onde o amor s...