Pular para o conteúdo principal

CUMPLICIDADE RELACIONAL

A paixão e o amor não exigem a humilhação, exigem respeito e cumplicidade.
(Jeocaz Lee-Meddi)

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.
 (1 Coríntios 13:5,6)

O amor tem como base central a cumplicidade relacional, e está sustentada em duas bases, o respeito e confiança. Não importando o nível de relação, o amor é o poder, a força motora dessa engrenagem que nos permite se desenvolver e amadurecer, a maturidade nos permite andar em sabedoria. A paixão antecede o amor, mas, no entanto, também estão intricadamente ligadas. O amor para se manifestar irá depender dos envolvidos. No entendimento de Paulo, filosofo e apostolo dos gentios, “não se comportar com indecência”, é fruto do amor. Sim! Manifestação prática. Em seu tratado ele transcende seu tempo no entendimento no que se significava o amor, uma revelação temporal, mas que se eternizou pois parafraseou o amor Eterno divino para com o homem. O amor destroniza todo reinado da maldade seja qual nível for, e constrói um novo começo do caos. Relacionamentos se constroem em amor, se assim não for, será apenas uma aventura. O amor anda e vive em verdade dos sentimentos. Os fins de relacionamentos são tristes, trazem sentimentos de fracassos, é o resultado de que a harmonia relacional não foi possível, não houve verdade na proposta inicial. Bom! Vamos refletir, relacionamentos se faz com cumplicidade.

Mas o que cumplicidade? Segundo consta, cumplicidade é a ação ou estado de ter participação secundária ou a co-autoria em algo. Ela pode ter o significado de conivência ou de amizade, sendo utilizada igualmente nos dois sentidos. Quando é utilizado o sentido de conivência, há normalmente conotação negativa e se refere à qualidade de ser cúmplice de algum ato ilegal. O termo cumplicidade também é utilizado como uma atitude positiva e desejável em uma relação, seja entre casais, amigos, familiares, etc. A ideia aqui é no sentido da amizade, no desenvolvimento relacional entre duas pessoas que se apaixonaram e se proporão a estar juntos, a construir uma história. Na cumplicidade está muitas definições e adjetivos que descrevem uma relação saudável com chances duradouras. A confiança é um elo que nos permite construir possibilidades de se tornarem uma só carne. Não haverá sinergia se não houver confiança, essa construção é lenta, mas necessária. É no caminho que se constrói as bases de um relacionamento.

O sucesso na relação é validado na decisão e disposição integral plena em investir na relação. Sim! Um processo continuo de aprendizados que produz significados e novas percepções tanto no individual quanto no coletivo. Se relacionar é uma magnífica jornada de autoconhecimento continuo, e nas implicações que vivência, somos experimentados e convidados a conversão do pensamento, a expansão da consciência. Como já disse em outros textos aqui no blog, os cônjuges em amor se completam, não seguem cartilhas, nem manuais, mas vivem segundo a as inclinações do amor. Se o amor for entendido e compreendido então a relação amadurecerá constantemente.  O amor é entendido e compreendido quando é construído pelo desejo, desejo que permite o compromisso, compromisso que permite o namoro, que permite o noivado, noivado que permite a confirmação que já foi decidida na alma. Decisão que permite o casamento. Assim ambos paguem o que lhe é devido, sejam benevolentes em todo tempo. Lembre-se o amor é responsável, o amor é cuidadoso, o amor é acima de tudo uma decisão de amar. Assim, amar e ser amado é ponto de partida para o amadurecimento na relação conjugal. Assim por meio do tempo ele cria raízes, permite experiências e principalmente valida à decisão de andarem juntos.  

A melhor demonstração do amor se exemplifica como pratica de vida. No mais é discurso. Quem ama materializa em ações de bem, cuidando em todo tempo, auxiliando em todo tempo nas tarefas do cotidiano, cuidando e sendo cuidado. Para terminar, só o amor é capaz de unir duas personalidades tão distintas há ponto de torna-las uma só carne.... Na intimidade os cônjuges se conectam... O amor é validado pelas atitudes, companheirismo e serviço, a intimidade só se possibilita por este meio se assim não for é apenas sexo.... Quem ama cuida, participa, coopera, se doa por inteiro. Casamento saudável é vivido por pessoas felizes.

Que Deus em Cristo aperfeiçoe em cada um seu amor, que nos permita amadurecer o mais alto gral da essência do amor. Que por este sejamos benevolentes, cumplices em nossas relações sejam quais forem os níveis, exemplificando Deus em tudo e em todo tempo, em amor, justiça e misericórdia.

Cezar Camargo
Verão - Fevereiro/2018

Comentários

As mais acessadas

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA