Pular para o conteúdo principal

CUMPLICIDADE RELACIONAL

A paixão e o amor não exigem a humilhação, exigem respeito e cumplicidade.
(Jeocaz Lee-Meddi)

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.
 (1 Coríntios 13:5,6)

O amor tem como base central a cumplicidade relacional, e está sustentada em duas bases, o respeito e confiança. Não importando o nível de relação, o amor é o poder, a força motora dessa engrenagem que nos permite se desenvolver e amadurecer, a maturidade nos permite andar em sabedoria. A paixão antecede o amor, mas, no entanto, também estão intricadamente ligadas. O amor para se manifestar irá depender dos envolvidos. No entendimento de Paulo, filosofo e apostolo dos gentios, “não se comportar com indecência”, é fruto do amor. Sim! Manifestação prática. Em seu tratado ele transcende seu tempo no entendimento no que se significava o amor, uma revelação temporal, mas que se eternizou pois parafraseou o amor Eterno divino para com o homem. O amor destroniza todo reinado da maldade seja qual nível for, e constrói um novo começo do caos. Relacionamentos se constroem em amor, se assim não for, será apenas uma aventura. O amor anda e vive em verdade dos sentimentos. Os fins de relacionamentos são tristes, trazem sentimentos de fracassos, é o resultado de que a harmonia relacional não foi possível, não houve verdade na proposta inicial. Bom! Vamos refletir, relacionamentos se faz com cumplicidade.

Mas o que cumplicidade? Segundo consta, cumplicidade é a ação ou estado de ter participação secundária ou a co-autoria em algo. Ela pode ter o significado de conivência ou de amizade, sendo utilizada igualmente nos dois sentidos. Quando é utilizado o sentido de conivência, há normalmente conotação negativa e se refere à qualidade de ser cúmplice de algum ato ilegal. O termo cumplicidade também é utilizado como uma atitude positiva e desejável em uma relação, seja entre casais, amigos, familiares, etc. A ideia aqui é no sentido da amizade, no desenvolvimento relacional entre duas pessoas que se apaixonaram e se proporão a estar juntos, a construir uma história. Na cumplicidade está muitas definições e adjetivos que descrevem uma relação saudável com chances duradouras. A confiança é um elo que nos permite construir possibilidades de se tornarem uma só carne. Não haverá sinergia se não houver confiança, essa construção é lenta, mas necessária. É no caminho que se constrói as bases de um relacionamento.

O sucesso na relação é validado na decisão e disposição integral plena em investir na relação. Sim! Um processo continuo de aprendizados que produz significados e novas percepções tanto no individual quanto no coletivo. Se relacionar é uma magnífica jornada de autoconhecimento continuo, e nas implicações que vivência, somos experimentados e convidados a conversão do pensamento, a expansão da consciência. Como já disse em outros textos aqui no blog, os cônjuges em amor se completam, não seguem cartilhas, nem manuais, mas vivem segundo a as inclinações do amor. Se o amor for entendido e compreendido então a relação amadurecerá constantemente.  O amor é entendido e compreendido quando é construído pelo desejo, desejo que permite o compromisso, compromisso que permite o namoro, que permite o noivado, noivado que permite a confirmação que já foi decidida na alma. Decisão que permite o casamento. Assim ambos paguem o que lhe é devido, sejam benevolentes em todo tempo. Lembre-se o amor é responsável, o amor é cuidadoso, o amor é acima de tudo uma decisão de amar. Assim, amar e ser amado é ponto de partida para o amadurecimento na relação conjugal. Assim por meio do tempo ele cria raízes, permite experiências e principalmente valida à decisão de andarem juntos.  

A melhor demonstração do amor se exemplifica como pratica de vida. No mais é discurso. Quem ama materializa em ações de bem, cuidando em todo tempo, auxiliando em todo tempo nas tarefas do cotidiano, cuidando e sendo cuidado. Para terminar, só o amor é capaz de unir duas personalidades tão distintas há ponto de torna-las uma só carne.... Na intimidade os cônjuges se conectam... O amor é validado pelas atitudes, companheirismo e serviço, a intimidade só se possibilita por este meio se assim não for é apenas sexo.... Quem ama cuida, participa, coopera, se doa por inteiro. Casamento saudável é vivido por pessoas felizes.

Que Deus em Cristo aperfeiçoe em cada um seu amor, que nos permita amadurecer o mais alto gral da essência do amor. Que por este sejamos benevolentes, cumplices em nossas relações sejam quais forem os níveis, exemplificando Deus em tudo e em todo tempo, em amor, justiça e misericórdia.

Cezar Camargo
Verão - Fevereiro/2018

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...