Pular para o conteúdo principal

RIPCHIP - O RATINHO GUERREIRO MEDIEVAL DE C.S LEWIS


"Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena"
(Provérbios 24:10) 

Em o “Peregrino da Alvorada” filme extraído da obra literária de C.S Lewis, encontramos o pequeno ratinho Ripchip que nos ensina que muitas vezes os fracos e humildes são chamados para assumir grande responsabilidade, desafios que já estão no campo das impossibilidades. Em Ripchip está certo que o “humilde pode alcança a grandeza”. Um ratinho que percebe que tem uma grande vocação mesmo não entendo explicitamente. Ele desenvolve tarefas no qual tem grande paixão realizá-la. Sua motivação está em cumprir sua missão e não em glória ou fama. Em seu coração arde e doce expectativa de chegar ao “Fim do Mundo” e encontrar o “País de Aslan”. Ele é um cavaleiro medieval um “rato guerreiro” que reúne coração e pureza. Este por sua vez não age com bravura e nobreza de vez em quando, ele é corajoso, e isso molda todos seus julgamentos e ações.  

Ele se enquadra neste quesito virtude. A virtude é à disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem, isso é sabido por todos. Em Ripchip Lewis nos mostra que é a virtude que nos ajuda a compreender como nos tornamos virtuoso, que é a virtude como padrão e/ou inspiração, que possui excesso de ânimo; esforçado. 

Aslan está no cerne de toda a história, ele é a inspiração. Nas “Crônicas de Nánia” Lewis nos permite entender como pessoas humildes podem se tornar nobres e virtuosas no grande espetáculo da vida. Não há grandeza se não houver compreensão do que realmente significa ser humilde. Em suma a humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações, fraquezas e agir de acordo com essa consciência.

A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Do ponto de vista da filosofia, Immanuel Kant afirma que a “humildade é a virtude central da vida”, uma vez que dá uma perspectiva apropriada da moral. Para McGrath “o bem triunfara se as pessoas boas enfrentarem os desafios da vida”. A humildade é essencial para desenvolvimento humano. 


A angústia não vem para nos matar, mas nos desenvolver, moldar nossas estruturas, redirecionar nossos pensamentos, atitudes e principalmente contribuir para encontrar nosso propósito. Se esmorecer então sua força não será suficiente, a força não está no porte físico, mas sim na persistência, determinação e vontade de chegar. O gracioso Ripchip um simples ratinho se tornou um dos protagonistas da obra, porque simplesmente estava ciente de quem era, e sabia onde queria chegar.  A nossa força está diretamente ligada a convicção, a fé, a esperança e na certeza de dias melhores. 

Em dias de incertezas, o melhor caminho é não perder a fé e a esperança. As coisas ruins não são para sempre, no tempo oportuno tudo se ajeita, as coisas boas são conseqüências quando se decide viver e trilhar o caminho do bem. Assim como Ripchip a todo o momento somos expostos a grandes responsabilidades e cabe a cada um assumir ou não. Nas incertezas estão a porta também as oportunidades, a incerteza nos da à oportunidade de experimentar a mudança, a mudança nos leva a um novo nível desenvolvimento que com certeza melhora nossas percepções. Além disso, nos acumula experiência e que por vez aplicada diariamente é a nossa base de sabedoria. A vida é maravilhosa, um espetáculo, mas para isso é preciso conscientizar que a vida também traz consigo os contra tempos que nos permite evoluir.  

Não se esqueça: “A GRANDEZA DA VIRTUDE ESTA NA HUMILDADE” 

Quando puder não deixe de ver e se emocionar ao filme:
“As Crônicas de Nánia - A Viagem Do Peregrino da Alvorada”.   

Nele em quem sou cativo de sua graça, misericórdia e amor.  

Cezar Camargo
Outono - Junho/2015

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...