Pular para o conteúdo principal

O AMOR E SUA IMPLICAÇÕES


Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. (Efésios 5:31)     

...Unir a sua mulher... No sentido literal é “grudar”. Tal palavra fala de união intima... Tornar-se-ão uma só carne... Expressão que indicam a intima comunhão entre eles tem caratê místico, união de energias vitais... A mulher tirada da costela do homem simboliza a relação intima entre eles.

Implica em deixar pai e mãe para viver, compartilhar uma vida a dois, tem que ter mais que sexo. É preciso maior compreensão uma só carne fala de sinergia, ou seja, significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, para atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes. Casamento exige esforço mútuo ambos precisam estar e querer ir à mesma direção. As ideias, projetos, sonhos, planos, as ambições pessoais de cada diz aonde se quer chegar.   

Um elemento essencial nas implicações do amor é dialogo. O dialogo entre o casal é o melhor caminho para o entendimento. Nele se possibilita a compreensão das indiferenças. Nunca deve ser evitado. Toda questão precisa ser encarada, medo, receio, segredos precisam ser compartilhados e tratados com seriedade. Para estar casado não pode ser menino no entendimento. O adulto precisa ser saudável, ciente de suas funções conjugais. O dialogo deve ser diário, ponderado pelo bom senso e principalmente pelo amor.  

Implica em ser coerente, o casamento quando é saudável segue essa coerência; amando e sendo amado, cuidando e sendo cuidado. Certo! Então isso implica em servir um ao outro em todo tempo. ‎Amar é uma decisão não se esqueça disso. Casamento implica em enxergar, valorizar o melhor no seu companheiro. O amor nos aperfeiçoa e nos amadurece. O amor transforma duas personalidades distintas em uma só carne. Os dois se fundem em uma só carne para um propósito maior. E este propósito deve ser entendido e compreendido pelo casal para que a caminhada seja leve e segura.   

Implica em amar e amar e ser amado é ponto de partida para o amadurecimento na relação conjugal. Assim por meio do tempo ele cria raízes, permite experiências e principalmente valida à decisão de andarem juntos. Uma das maiores implicações do amor é amar sem esperar nada em troca. Simples assim! A melhor demonstração do amor se exemplifica como pratica de vida. No mais é discurso. Quem ama materializa em ações de bem, cuidando em todo tempo, auxiliando em todo tempo nas tarefas do cotidiano, cuidando e sendo cuidado.   

Só o amor é capaz de unir duas personalidades tão distintas há ponto de torna-las uma só carne... Na intimidade os cônjuges se conectam... O amor é validado pelas atitudes, companheirismo e serviço, a intimidade só se possibilita por este meio se assim não for é apenas sexo... Quem ama cuida, participa, coopera, se doa por inteiro. Casamento saudável é vivido por pessoas felizes... O amor próprio é o primeiro requisito para ser amado.  

Amar implica e enxergar o melhor do cônjuge; Amar é Deus em essência e através de mim; Amar implica em perdoar sempre, em abrir mão das suas razões; Amar implica em pratica, pela pratica o amor é validado; Amar implica em reavaliações constantes; Amar implica em servir; Amar implica em investimento; Amar implica em amar; Amar implica e amor mútuo.

Acima de tudo amar é uma decisão de dar-se; Amar não deixar de quem você é; Amar é abrir mão da vida de solteiro; Amar é o melhor investimento da vida; Amar é gostar de gostar da vida; É amar a ideia de amar; É dar-se para o amor para um bem maior, o amor; Amar é viver intensamente a parceria conjugal; Amar é aceitar, compreender, apoiar sem reservas; Amar é andar junto, lado a lado; Amor é amar e ser amado.

Ame, ame e ame...

Cezar Camargo
Verão – janeiro/2015 

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...