Pular para o conteúdo principal

O AMOR E SUA IMPLICAÇÕES


Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. (Efésios 5:31)     

...Unir a sua mulher... No sentido literal é “grudar”. Tal palavra fala de união intima... Tornar-se-ão uma só carne... Expressão que indicam a intima comunhão entre eles tem caratê místico, união de energias vitais... A mulher tirada da costela do homem simboliza a relação intima entre eles.

Implica em deixar pai e mãe para viver, compartilhar uma vida a dois, tem que ter mais que sexo. É preciso maior compreensão uma só carne fala de sinergia, ou seja, significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, para atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes. Casamento exige esforço mútuo ambos precisam estar e querer ir à mesma direção. As ideias, projetos, sonhos, planos, as ambições pessoais de cada diz aonde se quer chegar.   

Um elemento essencial nas implicações do amor é dialogo. O dialogo entre o casal é o melhor caminho para o entendimento. Nele se possibilita a compreensão das indiferenças. Nunca deve ser evitado. Toda questão precisa ser encarada, medo, receio, segredos precisam ser compartilhados e tratados com seriedade. Para estar casado não pode ser menino no entendimento. O adulto precisa ser saudável, ciente de suas funções conjugais. O dialogo deve ser diário, ponderado pelo bom senso e principalmente pelo amor.  

Implica em ser coerente, o casamento quando é saudável segue essa coerência; amando e sendo amado, cuidando e sendo cuidado. Certo! Então isso implica em servir um ao outro em todo tempo. ‎Amar é uma decisão não se esqueça disso. Casamento implica em enxergar, valorizar o melhor no seu companheiro. O amor nos aperfeiçoa e nos amadurece. O amor transforma duas personalidades distintas em uma só carne. Os dois se fundem em uma só carne para um propósito maior. E este propósito deve ser entendido e compreendido pelo casal para que a caminhada seja leve e segura.   

Implica em amar e amar e ser amado é ponto de partida para o amadurecimento na relação conjugal. Assim por meio do tempo ele cria raízes, permite experiências e principalmente valida à decisão de andarem juntos. Uma das maiores implicações do amor é amar sem esperar nada em troca. Simples assim! A melhor demonstração do amor se exemplifica como pratica de vida. No mais é discurso. Quem ama materializa em ações de bem, cuidando em todo tempo, auxiliando em todo tempo nas tarefas do cotidiano, cuidando e sendo cuidado.   

Só o amor é capaz de unir duas personalidades tão distintas há ponto de torna-las uma só carne... Na intimidade os cônjuges se conectam... O amor é validado pelas atitudes, companheirismo e serviço, a intimidade só se possibilita por este meio se assim não for é apenas sexo... Quem ama cuida, participa, coopera, se doa por inteiro. Casamento saudável é vivido por pessoas felizes... O amor próprio é o primeiro requisito para ser amado.  

Amar implica e enxergar o melhor do cônjuge; Amar é Deus em essência e através de mim; Amar implica em perdoar sempre, em abrir mão das suas razões; Amar implica em pratica, pela pratica o amor é validado; Amar implica em reavaliações constantes; Amar implica em servir; Amar implica em investimento; Amar implica em amar; Amar implica e amor mútuo.

Acima de tudo amar é uma decisão de dar-se; Amar não deixar de quem você é; Amar é abrir mão da vida de solteiro; Amar é o melhor investimento da vida; Amar é gostar de gostar da vida; É amar a ideia de amar; É dar-se para o amor para um bem maior, o amor; Amar é viver intensamente a parceria conjugal; Amar é aceitar, compreender, apoiar sem reservas; Amar é andar junto, lado a lado; Amor é amar e ser amado.

Ame, ame e ame...

Cezar Camargo
Verão – janeiro/2015 

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA