Pular para o conteúdo principal

O CAMINHO SUAVE


“O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo”. (Isaías 26:7) = “A vereda do justo é plana; tu, que és reto, torna suave o caminho do justo”. (NVI)

Nosso caminho é aplainado, pela misericórdia do Eterno somos justificados, isso torna suave nossa caminhada. No caminho as imperfeições são tratadas pelas lições da vida que nos obriga a perceber para nosso bem maior. A maturidade vem das marcar, que impulsiona a crescimento. O caminho deve ser realizado pautado no evangelho na companhia de Cristo, isso evitará qualquer tipo de prisão, nele o caminho é seguro, suave. Não são as situações adversas que fazem fracassar, mas sim a falta de fé. Fé na vida, no plano, no caminho, e principalmente em si próprio. Tenha fé, tenha foco, as situações adversas tem um proposito, fortalecer. Elas fazem perceber nosso impostor interior e revela a ação do evangelho em nós. Isso é fantástico.

O evangelho enquanto trata de nossos autos-enganos, tranquiliza a alma e pacifica o coração. Seguir o caminho do amor e para todos aqueles que receberam de bom grado o evangelho vivo do Cristo o ressurreto. No evangelho nosso caminho é em direção ao próximo sempre, não importando o lugar, pessoas, interesses. No caminho do justo, do evangelho não há engano, pois o amor rege as direções, os interesses, as motivações são sempre em favor do necessitado. 

A retidão de Deus pelo evangelho transforma caráter, reconfigura a mente humana. O caminho em direção na direção dele é o que precisamos compreender. Nossa vida não será aplainada enquanto ele não for o eixo principal, a coluna, a base.

“Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna”. (Isaías 26:4)

Isso implica em descansar, esquecer nele todas as preocupações, em tempos de incerteza, firmados na rocha nosso caminho é suave. O andar com ele na vida diariamente, produz essa certeza que é aperfeiçoada dia pós dia. 

O caminho se torna suave quando deixamos o jugo da lei, quando somos crucificados com ele, isso acontece na decisão, na conversão. Na busca pelas coisas do alto, na novidade de vida. O caminho se consolida quando espontaneamente materializamos as inclinações do Reino na convivência. No caminho a confiança não pelo que podemos receber, mas sim o que já foi feito, tetélestai.   

A conversão acontece quando decidimos Deus em primeiro lugar, deixamos de seguir nosso caminho para ser guiado. A confiança é provada quando não vivemos mais em busca de nossa vivência, mas em serviço pelo Reino. No Reino o serviço é servir. No servir o Reino é apresentado aos homens. Neste processo Cristo se faz conhecido. O caminho do evangelho é suave, sereno, tranquilo.

“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”. (Mateus 11:29)

A suavidade do caminho acontece quando  neste processo, tudo começa ao aprender com Cristo, o descanso da alma é natural. A busca insistente por paz levam muitos a tomar atitudes das mais variadas possíveis, drogas, bebidas, relações sem compromisso, caminhos que sempre pioram na medida em que os anos chegam. O caminho suave esta disponível para todos que tem sede de justiça e paz. O descanso está na cruz, no Cristo a expressão maior de Deus ao homem.

“Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau, ao puro e ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento”. (Eclesiastes 9:2)

O caminho é tranquilo, suave, nele estaremos sujeitos a todo tipo de situações, mas com a certeza que em tudo seremos guardados é supridos segundo sua misericórdia. Tudo acontece igualmente a todos. A diferença está na relação com o creador.

“Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem”. (Eclesiastes 12:13)

O sábio pregador aprendeu com a maturidade, com as marcas do caminho. Na medida em que caminhamos aprendemos, com Cristo somos forjados na crise. O temor nasce da intimidade, guardar os mandamentos é resultado da amizade. No caminho o evangelho é o melhor caminho, sempre.

Nele o caminho suave, sou eternamente caminhante desse caminho, em direção à estatura do varão perfeito para glória nele.

Cezar Camargo   

Comentários

Ismael Brito disse…
A Paz do Senhor Jesus!
Obrigado pelo comentário deixado em meu blog. Já estou te seguindo (nº 57) e que Deus continue te abençoando neste trabalho. Aguardo o amado irmão a nos apoiar também em meu blog.
do amigo em Cristo
Pastor Ismael
blog - " Aqui eu Aprendi! "
Amém!, estamos juntos na fé, no amor e no caminho puro e simples do evangelho.
O Caminho em mim disse…
Paz e bem maninho!
MUITO BOM o TEXTO!
Deus o abençoe!
Amém!, Obrigado por comentar, Deus o abençoe sempre.

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...