2Pe
1:5 – E, além disso, dando toda a diligênci, “Ou sobre isso”,
como as versões Siríaca e Árabe leem, despejadas sobre todo vosso trabalho,
diligência, e cuidado; a saber, no que se segue, e da consideração do que vem
antes; porque nada mais pode tão fortimente animar, e se engajar ao exercício
diligente da graça e o desempenhar da atividade, do que uma condiseração de tão
altos favores, e dons gratuitos da graça de Deus, e as grandessíssimas e
preciosas promessas do seu Evangelho:
Acrecente
a vossa fé a virtude; Ou "com a sua fé", assim a versão árabe
verte, e o igualmente nas cláusulas seguintes. Eles tiveram fé, até mesmo como
a fé preciosa dos apóstolos, não deles, mas pelo presente de Deus, e que é a
primeira e graça principal; e, entretanto, está em si mesma imperfeita, e
existem muitas coisas que faltam nela, contudo, não pode ser somada, ou
aumentada, por homens; ministros podem ser os meios de aperfeiçoar o que está
faltando nela, e do adiantamento e alegria dela, mas é Deus apenas que pode
aumentá-la, ou somar até aquele sentido, e que não é o significado aqui: mas o
sentido é, que como é a base e fundação de todos os trabalhos bons, não deveria
permanecer unicamente, deveria haver virtude, ou boas obras, junto com ela pelo
qual pode ser aperfeiçoado, não essencial, mas evidentimente, ou poderia
parecer ser verdade e algo genuíno; porque pelo termo “virtude” pode ser
significado, ou um pouco de virtude particular, como justiça para homens para
os quais a graça e doutrina de fé dirigem; e realmente pretensões para fé em
Cristo, onde não há justiça comuns feitas a homens, o que é de pouca conta; ou,
como outros pensam, beneficência para os homens; e assim a versão Etíope verte
assim: "proceda a generosidade por sua fé"; e fé trabalha por amor e
bondade a criaturas da mesma categoria, e aos cristãos; mas isto parece
projetado por bondade fraterna e caridade, em 2Pe 1:7, ou coragem, constância,
e fortaleza que deveriam ir junto com fé. Onde há verdadeira fé em Cristo,
deveria haver uma coragem santa para professá-la ela, e constância, coragem
para lutar pela boa luta pela fé,[1] e firmeza da mente para se apegar
firmemente a ela, apesar de todas as dificuldades e desânimos; ou virtude em
geral aqui significa, não a mera moral, mas virtudes cristãs,[2] que são os
frutos do Espírito de Deus e da graça dEle; e difere de outros, isso vem da
graça de Deus, é terminado em fé, pela ajuda do Espírito de Cristo, e pela
força recebida dEle, e com uma visão para a glória de Deus; considerando que as
virtudes morais, como exercitadas por um mero homem moral, fonte da natureza, e
é executada pela mera força, e é destituída de fé, e assim "splendida
peccata", pecados esplêndidos, procedentes de amor-próprio, de fins
sinistros, e com visões egoístas:
E
a virtude, conhecimento; Não de Cristo, mencionado em 2Pe 1:8 e que
é incluído na fé, porque não pode haver nenhuma verdadeira fé em Cristo, se não
houver conhecimento Dele; mas da vontade de Deus que é aos homens necessária e
que deveria se familiarizar com ele para executar isto; ou então, entretanto,
eles podem parecer zelosos de boas obras, mas o zelo deles não estará de acordo
com o conhecimento; eles deveriam saber o que são virtudes ou boas obras
concernete a Deus, e o que é a natureza e uso deles, para que eles não devessem
se equivocar e os desviar; ou da verdade das Escrituras, e dos mistérios do
Evangelho que deveria ser procurados diligentemente para o aumento e melhoria
do conhecimento em coisas divinas, e que está usando uma influência
considerável, para que fiquemos justos, sóbrios, e vivendo de forma religiosa;
ou por conhecimento podem ser significadas prudência e sabedoria, ordenando a
conversação externa corretamente para esses sem os que são, e mostrando boas
obras disto, para outros, por via de exemplo, e para a evidência da verdade de
coisas, com mansidão de sabedoria.
2Pe
1:6
- E ao conhecimento, temperança,
Evitando todo o excesso em comer e beber, e todos os desejos impuros; por que
isso não significa nada do que o homem sabe, ou professa saber, se sua vida é
uma cena de inteperança: isso parece ser levantado contra os seguidores de
Simão o Mago, acima de tudo, isso pode incluir abstinência, não apenas de
desejos prejudiciais, mas do uso de coisas indiferentes, quando a paz e o
conforto de um irmão fraco que está em perigo; então o conhecimento deve ser
aumentado ao amor, caso contrário, o conhecimento não será correto, ou pelo
menos não será usado corretamente; veja 1Cor 8:1
O qual vos confirmará também até ao
fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios 1:8)
E
a teperança a paciência; Que é necessário para o funcionamento da
corrida cristã, que é atendida com muitas dificuldades e exercícios, a partir
da aflição e sob a mão de Deus, que não deve haver nada murmurante; e sob
acusações de perseguições dos quais os homens, não desfalecem, e não são
desencorajados por eles, e na expectativa da glória celestial: esse é bom para
ser acrescentado ao primeiro, pois pode haver intemperança na paixão, bem como
na utilização das criaturas, um homem pode estar com inebriada indignação e revolta,
e vencer com impaciência, bem como com o vinho e a bebida forte:
E
a paciência, piedade; Ou interna, que é distinguida do exercício corporal,
ou adoração externa, e jaz no exercício da graça interna e poderosa, como fé,
esperança, amor, temor, &c. E a versão Siríaca verte aqui, “o temor de
Deus”: ou, ao invés, externo, e designa a inteira adoração de Deus, como
oração, louvor, o ouvir da palavra, o cumprimento de todas as ordenanças.
2Pe
1:7
- Sem a qual a piedade, ou adoração externa, ou a profissão da religião é uma
demonstração vã; porque isso é tanto uma evidência de regeneração e da verdade
e o poder da real piedade; e também da beleza, conforto, e a segurança da
sociedade cristã e adoração, e sem a qual eles não podem ser mantidos com paz,
benefício e honra:
E
a bondade fraternal, caridade: Ou
“amor”; ou seja, todos os homens, inimigos, bem como a casa da fé; e a Deus e
Cristo, a sua casa, adoração, ordenanças, povo e verdades. A caridade é mais
extensiva em seus objetos e atos do que bondade e amor fraternal.
Pastor Fabio Pereira(RG), Jornalista, pregador e Conferencista
Pastor Fabio Pereira(RG), Jornalista, pregador e Conferencista
Que a Graça do eterno esteja com todos na
paz daquele que nos amou primeiro.
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