Pular para o conteúdo principal

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA

O processo de desenvolvimento ocorre à medida que o indivíduo se compromete com a formação, em si, de uma consciência plena, bem estabelecida e em estado ativo de evolução. É uma iniciativa que exige firmeza de entendimento e priorização, o que consequentemente traçará ou definirá um determinado resultado no futuro.

Após essa resolução, torna-se de extrema importância que ele assuma a própria responsabilidade quanto aos seus próximos passos, ressaltando que, não há nada de extraordinário nisso, nem se trata de uma realização fora do comum, requer apenas trabalho e dedicação, não tem a ver com milagre, e sim com a intenção assertiva do indivíduo, que é um estado mental imbuído do compromisso de realizar determinadas ações, é um processo que envolve atividades mentais, tais como planejamento e premeditação.

Uma consciência estabelecida possui toda a clareza necessária para que o indivíduo desenvolva seus propósitos e amplie suas habilidades e capacidades cognitivas. É na compreensão aguçada dessa dinâmica que o caminho para as grandes realizações se descortina, e se, o indivíduo prioriza o processo, elimina ou reduz as probabilidades de erro, pois isso envolve, entre outras coisas, premeditar o próprio futuro, cujo planejamento, consequentemente, se dará de modo estratégico, e a partir das habilidades de realização que a pessoa possui.

Nesse sentido, deve-se considerar a busca pela própria qualificação, e de maneira contínua. Ter fome de informação e de conhecimento, obviamente, contribui para o entendimento e aquisição de saberes que servirão como elementos agregadores muito relevantes para o processo de construção pessoal. O indivíduo que assume a responsabilidade por seu processo evolutivo é o mesmo que se compromete com a busca de recursos e condições para tal, eis aí uma consciência estabelecida.

Quando isso acontece, aos poucos ele começa a reconhecer sua evolução, e sabe que amanhã estará melhor que hoje, pois há a percepção de que a expansão de sua consciência se mantém, processo que ocorre de forma leveza, e acima de tudo, de modo pacífico, fazendo com que o indivíduo busque não só estar em paz consigo, mas também com o mundo a sua volta, apesar de todas as implicações da vida. Ele entende os processos que o fizeram chegar onde chegou, com plena consciência da reestruturação das suas crenças pessoais.

Importante abordar neste ponto a questão da individuação, que é o processo central do desenvolvimento humano e de suma importância para a compreensão e o entendimento da relevância do próprio desenvolvimento, para uma vida intensa e conscientemente lúcida. Segundo Jung, o aparelho psíquico busca sempre o equilíbrio, assim o Self é quem organiza a psique. Do seu ponto de vista, o objetivo é que ocorra a união da consciência com o inconsciente, é algo que requer que o indivíduo tenha estabelecido, de modo consciente, suas diretrizes pessoais, para assim, desenvolver suas capacidades e ampliar suas percepções no processo evolutivo.

Após essa breve reflexão, quatro recomendações essenciais serão deixadas para que você considere e reflita a respeito, destacando que, na multidão das reflexões abrem-se possibilidades de novos olhares, e em variadas direções, sem risco de perder-se a essência quanto às próprias conclusões, atitudes e decisões.

Em primeiro lugar, lance fora todo lixo mental, limpe seus pensamentos com toda racionalidade possível. Essa ação descartará tudo que não possui valor. Para uma mente sã é preciso limpeza diária. Portanto, não acumule nela bagulhos, entulhos, e sim informações úteis, necessárias, isso o conduzirá com assertividade e segurança ao seu futuro.

Em segundo lugar, para de flertar com teus “pecadilhos”, pare de desculpar-se por eles. De que modo? Interrompendo os ciclos de constrangimentos, quebrando o padrão dos pensamentos, pois isso automaticamente permitirá a mudança de hábitos. Tornar-se consciente das ações e escolhas que desencadearam o cenário desfavorável que se vive no presente faz com que a pessoa abandone o vitimismo e se vista do hoje, com coragem e dignidade.

Em terceiro, seja rigorosamente coerente com seu conjunto de códigos de condutas. As tuas ideias necessitam de uniformidade, de uma lógica perceptível, de modo que ao apresentá-las, sejam recebidas com credibilidade quanto ao que você deseja empreender nas áreas da tua vida.

Quarto lugar, seja congruente. Um indivíduo com qualidade de caráter anda em harmonia com suas palavras e atitudes, é justo no estabelecimento de seus caminhos, não é encontrado em falta, pois possui uma trajetória dissociada de fraudes ou ações que configuram má-fé. Escolher andar em congruência torna o indivíduo responsável por seus passos, e quem assume suas responsabilidades assume também o protagonismo de sua história, para viver seu próprio milagre.

E por fim, faça escolhas producentes, como: tomar a decisão de ser e ser, realizar as cisões necessárias, criar um planejamento pessoal, elaborar estratégias, trabalhar pelos resultados desejados, como por exemplo, estudar de forma direcionada, ajustar o próprio foco diariamente, ser resiliente, persistente, e ser assistencialista, que é oferecer, de forma voluntária, auxílio às pessoas.

Se necessário, busque ajuda de um profissional da área da psicoterapia. O processo psicoterapêutico é significativamente válido para as etapas de descobertas e entendimento. Compreender agrega sentido, além de conferir mais assertividade para lidar com os eventos passados e presentes da própria trajetória, procedendo aos devidos ajustes, cuja finalidade é obter o equilíbrio necessário para a construção de um futuro melhor para si.

Cezar Camargo

Psic. Clínico Integrativo

Psicanalista Corporativo

Esp. Gestão Pessoal & DH

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA