Pular para o conteúdo principal

MOTIVAÇÃO, RESPONSABILIDADE E O REINO DE DEUS


Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 
(1 Coríntios 10:31)

A motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos, quanto a responsabilidade com origem no latim e que demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada.... Pense!!! Responsabilidade e motivação tem haver com a encarnação da graça em nós, o desenvolver da consciência a respeito do nosso chamado é que nos faz discernir. A motivação como impulso sendo esse vindo da consciência do evangelho, gera em nós RESPONSABILIDADE. O novo nascimento é comprovado por atitudes que glorificam. O homem segundo Deus adquiri consciência no evangelho, e por consequência assume responsabilidade naturalmente por consequência da ação do Espirito. O Ap. Pedro ressalta que nosso tempo restante em carne deve ser utilizado em serviço ao Reino. O homem segundo Deus é evangelho andante, carta viva em ação.

“Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus” 
(1 Pedro 4:2).

O homem segundo Deus assume espontaneamente seu lugar, sem querer nada em troca, serve em tudo, não é achado em falta, não se enriquece à custa da ignorância, não se aproveita da posição de destaque para benefício próprio, compreende que foi colocado em posição de servir e não ser servido. A verdade motivação não tem haver barganha, mas fruto do novo nascimento. O Ap. Paulo deixou um grande exemplo:

“Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele”. (1 Coríntios 9:22-23)

Andar segundo Deus é representa-lo de forma RESPONSÁVEL, ser seu porta voz em todo tempo, ele por meio de nós se materializa através de seus feitos, suas obras seu amor opera em favor tanto o querer como o efetuar.  O evangelho abre os olhos da consciência, do sentido à vida plena com abundância, o evangelho liberta do jugo do pecado, da religião, de todas as amarras. O evangelho da graça redimiu a criação perante o creador, restaurou a criação, religando a vida, habilitando a criação a favor do reino, glorificando Deus em tudo e perante todos. O favor imerecido nos fez merecedor alinhou e materializou seu plano. Por esta razão determinada está, pela graça sois salvos. No evangelho, vivemos para Cristo, por Cristo vivemos o evangelho. Somente o evangelho de Cristo é útil para nos aperfeiçoar o caráter e nos habilitar a servir. Seguir a Cristo é andar livre de tudo que rouba a liberdade de ser livre.

“Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”. (2 Coríntios 3:3)

No evangelho somos geradores de consciência e não possuidores de alma. Somos mestres em servir o próximo. Somos imagem e semelhança, imitadores de Cristo a serviço do Pai. Somos caminhantes do caminho a serviço do Reino. No evangelho a RESPONSABILIDADE é, seguir a Cristo é servir ao próximo em todo tempo no caminho, sem esperar nada em troca, se esperar não entendeu nada do evangelho. Que este tempo de consciência nele seja de uso exclusivo ao próximo. No próximo ele se revela em Deus, o próximo é todo aquele necessitado no caminho. Andando de bem para o bem, fazendo o bem sem olhar a quem. Em tudo que somos seja ele magnificado e honrado, essa dever ser a nossa motivação e por consequência a doce responsabilidade hoje e no dia Eterno.

Cezar Camargo
Outono – Abril/2018

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...