Pular para o conteúdo principal

RESPIRAR & VIVER OU SOBREVIVER!?

Palavras do pregador…. Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. (Eclesiastes 11:8)

Um lembrete bem relevante esse de Salomão, em tudo se alegrar, mas ter a consciência que aqui adversidades serão muitas e tudo não passa de nevoa, é passageiro é transitório, nada de nada. Estive a pensar em bate papo sobre o sentido e significado para cada um dentro da sua individualidade. Tudo começou com um olá, tudo bem!? Sim! Vivo e respirando foi minha resposta. Prontamente minha amiga respondeu, eu estou sobrevivendo. Bem! Respirando, vivo e so-bre-vi-vem-do. Bom! Aí começou minha humildade viagem, então vamos entender dentro da nossa língua basicamente o que significa.

Se nunca tinha parado para refletir, está aí uma boa sugestão. Em resumo o que me interessa nessa breve reflexão é o sentido figurado; no sentido Figurado RESPIRAR - Viver: ainda respira. Sentir alívio; descansar após trabalho penoso; folgar. Exprimir, manifestar, revelar: tudo aqui respira alegria. Exprimir, manifestar, revelar: tudo aqui respira alegria.  Assim se define em tese o que é respirar. Isso só terá sentido se ressignificado com base em um entendimento, que nos permite compreender nosso caminho, nossa missão. Estar vivo é respirar para revelar e na prática todo essência, que uma vez conhecida se torna benefício ao outro. Assim é por essa via que o amor opera através de nós, a serviço de Deus.   

No que que se refere a viver, Significado de Viver no verbo transitivo.... Passar (a vida): vive uma vida tranquila.... Viver para, fazer de uma atividade ou de uma pessoa o objetivo de sua vida... Isso me fascina, porque essa existência tem um único significado aprender a amar, e uma vez amado servir, uma vez servido, Deus se revela. Quando Deus se revela seu proposito se revela. Penso que uma vez discernindo nosso propósito de vida, nosso objetivo se torna, ser o bem em ação a todos quantos cruzam nosso caminho.

E por fim, o significado de sobreviver – No verbo transitivo indireto e intransitivo. Permanecer vivo apesar de algo; continuar vivendo depois de uma situação desastrosa.... Aqui está o momento de convergência para ser ressignificado e voltar a sonhar, a viver e a respirar. Esse estado de paralisação leva para zona de conforto, onde mora a procrastinação. A falta de busca e desejo pelo autoconhecimento nos deixa vulneráveis, mas o crescimento continuo nos preserva lúcidos, coerentes e saudáveis. A questão é, reavaliar a situação desastrosa, pontuar os detalhes que levou ao resultado. Quem ainda respira depois do caos sem saber está se transformando em alguém melhor. Lembre-se; Todos as adversidades têm por objetivo nos evoluir, seja lá qual for a razão que te levou ao caos.

Em que ponto estamos? Vivendo e respirando! Respirando e vivendo? Ou sobrevivendo? 

Bem! Para refletir:
“O fato de o mar estar calmo na superfície, não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas”. (O Mundo de Sofia)

Meu humilde conselho, fique atento! Tenho trabalhando em três questões que acho pertinente para respirar e viver bem apesar de todos as implicações. Em primeiro lugar trabalhe, se ocupe com aquilo que te dá paixão. Em segundo more e frequente lugares que te dão prazer, sabe aquele lugar que você não vê a hora passar? Então esse é o ambiente a se estar. Em terceiro lugar, esteja com que você ama e se identifica o máximo possível, sabe aquela pessoa que faz seu tempo parar? Então é essa! Não a perca de vista, agarre-a e a ame com muita intensidade. No final só o amor permanece.

Que Deus lhe ajude nos seus processos, fique bem, não ande sozinho (a), há sempre anjos vestidos de homens enviados por ele, para nos socorrer. Não desista, tenha fé, se fortaleça na esperança e tudo irá bem. Sonhe, planeje, trabalhe, se mantenha focado e acima de tudo ame.

Nele, meu lugar seguro, minha salvação. 

Cezar Camargo
Outono – Junho/2017

Comentários

Naiane Tavares disse…
Adorei o texto. Finalmente consegui ler haha. Você escreve MUITO bem. Meus parabéns. ✌��
Olha, que legal... Fico feliz, nosso papo rendeu!

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...