Dois passageiros se debruçam à amurada do navio e contemplam o mar. “Há sem dúvida muita água no oceano”, comentou um deles. ‘É verdade’, respondeu o amigo, e só estamos vendo a parte de cima. (Psicol. George A. Miller/1962)
O médico neurologista austríaco Sigmund
Schlomo Freud, Vienense, deixou um legado não só para psicanálise por ser o
fundador, mas para a humanidade isso é fato. É impossível falar da mente sem lembrá-lo.
Seu trabalho com Josef Breur, o influenciou, inspirou na elaboração e fundação
da psicanálise. Seu trabalho com a burguesia feminina contribuiu para seu
complexo entendimento. Por que complexo? Acredito que a mente humana é um poço
seu fim. Quanto mais cavar mais descoberta será feitas.
É extraordinário Freud olha para mente e
como um arqueólogo explorou o máximo que pode, e a partir dos seus conceitos
experimentou-os o quanto pode. A partir de suas teorias ainda hoje se cria,
bases, estudos e experimentos na busca por novas descobertas. Que na medida em
que são conhecidas nos auxilia numa melhor compreensão da mente, que por sua
vez colabora para uma vida saudável a partir de uma mente sã. Segundo ele é no
inconsciente que se materializa o impulso racional. Ele entendeu que Não há nada de arbitrário nos
acontecimentos psíquicos, todos eles são determinados; não há é uma
determinação única. O tipo de ordem do Sistema Inconsciente é distinto dos
Sistemas Consciente/Pré-consciente; mas isso não significa que não haja nenhuma
ordem.
Para Freud a personalidade humana é
resultado de conflitos entre os impulsos biológicos, agressivos, que procuram o
prazer, e as restrições sociais a eles afirma David Myers. Na sua percepção a
personalidade é resultado dos esforços para resolver esse conflito básico. O
mago da mente sustenta que o conflito concentra em três sistemas interativos:
id, ego e supoergo. Estes por sua vez são conceitos abstratos segundo Freud
para compreender a dinâmica da mente.
Id
(al. es, "ele, isso"): O id é a fonte da energia psíquica
(libido). O id é formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e
desejos inconscientes. Ele funciona segundo o princípio do prazer (al.
Lustprinzip), ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o que é
aversivo, e somente segundo ele. Não faz plano, não espera, busca uma solução
imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. Ele
não tem contato com a realidade e uma satisfação na fantasia pode ter o mesmo
efeito de um atingido través de uma ação. O id desconhece juízo, lógica,
valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego irracional,
anti-social e dirigido ao prazer. O id é completamente inconsciente.
Ego
(al. ich, "eu"): Na medida em que se desenvolve, a pequena criança
aprende a lidar com o mundo real. O ego desenvolve-se a partir do id com o
objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em
conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que
introduz a razão, o planejamento e a espera ao comportamento humano: a
satisfação das pulsões é retardada até o momento em que a realidade permita
satisfazê-las com um máximo de prazer e um mínimo de conseqüências negativas. A
principal função do ego é buscar uma harmonização inicialmente entre os desejos
do id e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigências do superego.
O ego contém nossas percepções, pensamentos, julgamentos e lembranças
parcialmente conscientes. É a personalidade “executiva”.
Superego
(al. Überich, "super-eu"): A partir dos 4 ou 5 anos de idade a
criança reconece as demandas do superego que começa a emergir. É a voz da consciência
que força o ego que a considerar não apenas o real, mas o ideal. Seu propósito é
exclusivo é como devemos nos comportar. É a parte moral da mente humana e
representa os valores da sociedade. O superego tem três objetivos: (1) inibir
(através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às
regras e ideais por ele ditados (2) forçar o ego a se comportar de maneira
moral (mesmo que irracional) e (3) conduzir o indivíduo à perfeição - em
gestos, pensamentos e palavras. O superego forma-se após o ego, durante o
esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a
fim de receber amor e afeição. Ele pode funcionar de uma maneira bastante
primitiva, punindo o indivíduo não apenas por ações praticadas, mas também por
pensamentos; outra característica sua é o pensamento dualista (tudo ou nada;
certo ou errado, sem meio-termo). O superego divide-se em dois subsistemas: o
ego ideal, que dita o bem ser procurado, e a consciência (al. Gewissen), que
determina o mal a ser evitado.
Entender essas estruturas já dá uma
visão bem pratica de como nossa mente é complexa e um oceano vasto para descobertas,
Freud penso não entendeu, descobriu tudo, estamos sempre evoluindo. Essas três
estruturas em questão me fazem cada vez mais me aprofundar neste campo tão significativo
para entender a existência humana e suas mudanças psíquicas ao longo do tempo
espaço. Espero este inspire também a sua busca por conhecimento.
Cezar Camargo
Outono – Abril/2015
Material de Estudo/Pesquisa:
·
Carver,
Charles S. & Scheier, Michael F. (2000). Perspectives
on personality. Boston: Allyn and Bacon. ISBN 0 2055 2262 9
·
Introdução À Psicologia Geral (1999) David Myers. ISBN:8521611862
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