Pular para o conteúdo principal

INSATISFAÇÃO - ESFORÇO PARA SER IMPECÁVEL


“Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há insatisfação”. (Provérbios 15:16) 

Buscar a perfeição pode tanto contribuir para o sucesso quanto pode levar a angustia. A forma como vivemos as experiências pode ser mais significativa que situações em si. Apesar de muito trabalho e sucesso constantemente a pessoa pode se sentir insatisfeita. Aquela impressão que não saiu como planejara exigência máxima de si mesmo. Este fato leva a criar uma expectativa além da conta, que pode levar ao fracasso e a reflexão autocritica. Mesmo quando tudo esta bem, a pessoa tem dificuldade de se sentir bem. Em geral as pessoas tendem a se desencorajar por não atender o padrão muito alto que às vezes é exigido. Quando há um grau alto de exigências, à possibilidade de cometer erros tendem a ser mais intensa, por isso é preciso cautela.

Os excessos de autocobrança na maioria pode produzir ineficiência, dificuldade em cumprir prazos, sobrecarregar o trabalho pode levar a resultados medíocres. A busca incansável pela perfeição, por resultados prejudica relacionamentos, saúde, a convivência social, tem sido associada por especialistas à anorexia, ao distúrbio compulsivo obsessivo, leva a ansiedade, a fobia social, ao alcoolismo, e por sua vez a depressão.

Muitos andam assim como o salmista: “Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração”. (Salmos 38:8) Por isso vivem fracos, debilitados, desesperançados buscando nos ganhos alivio para alma. Porem a alma clama por alivio, pois as agitações internas produz males inimagináveis produzindo mau funcionamento ao corpo.      

A insatisfação é resultado de uma perfeição não alcançada. Em geral o perfeccionista te dificuldade em ajustar suas expectativas à realidade. Em um artigo de 1980 o psiquiatra David D. Burns entende que quando alguém busca desesperadamente atingir um resultado, um objetivo em geral toma por parâmetro um referencial alheio. Se assim for a qualidade vida pode se perder. Não podemos buscar se realizar tendo por espelho a vida de alguém, mas sim buscar se espelhar na imagem e semelhança do Creador. Nosso caminho é único, não somos copias. Ele em nós transforma nosso caráter para melhor se materializar através de nós.

Devemos buscar o nosso caminho e nele identificar nosso proposito. É uma busca constante, de aprendizados, encontro e desencontros, incertezas, certezas, choros, alegrias e sentimentos nunca antes sentidos. A historia do outro nos inspira, mas jamais motiva, a motivação vem da busca em chegar ao foco, ao destino traçado. Dizer que alguém nos motiva cria uma expectativa inocente, que não funciona na pratica. Motivação se adquiri quando se encontra um motivo para viver. E viver é maravilhoso quando a insatisfação se dissipa.

Insatisfação tem haver com ausência de paz, a falta desta gera um vazio impreenchível. As buscas desprovidas de bom senso para alivio leva há caminhos controversos. Alguns tentam preencher trabalhando, outros em relações diversas, outros nos jogos, outros nas drogas e onde achar que exista possibilidade. A busca por satisfação é canalizada em alguma coisa, que na maioria das vezes leva a lugar nenhum. 

Paulo deixa um bom conselho: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:7) Possuídos desta paz o interior se pacifica, ser acalmado por esta se possibilita quando me encontro nele. Não se esqueça de é uma caminhada com Deus que se permite essa paz. Esta caminhada é de aprendizados, na medida em que eu o compreendo.

A satisfação é quando me encontro comigo mesmo e me aceito como sou, é quando respeito meus limites, é quando estou onde me faz bem, é quando amo e sou amado, é quando ando de cabeça erguida sem dever nada a não ser o amor. Descansar nos cuidados de Deus é melhor do que estar afortunado e não poder viver em paz. A verdadeira riqueza não consiste em dinheiro, é um meio para viabilizar muita coisa, mas não é tudo, está na simplicidade, ser simples é poder perceber a riqueza nas pequenas coisas, é valorizar o que realmente importa e estar onde quer estar.
 
Ainda é tempo, relaxa, pare um pouco, se permita uma vida mais leve. Não seja tão duro consigo mesmo, faça sua parte e os resultados virão. Estabeleça horários para suas atividades, dê o tempo necessário para cada coisa. Não tenha o outro como referencia para seus planos. Estabeleça seu destino, tenha fé, seja coerente, justo, deixe ser amado, faça amigos, seja cordial e acima de tudo, ame.

Que a paz daquele em quem sou cativo, pacifique a todos.

Cezar Camargo
Verão – Fevereiro/2015             

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...