Pular para o conteúdo principal

A EXCELÊNCIA DO TEMPO

As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam. (Cânticos 8:7)  

Lindo o poema não é? Mas na pratica é assim mesmo?! Bem nem sempre a poesia se alinha com realidade. A ideia de Salomão é maravilhosa se não fosse à complexidade da questão em si. Há questões seríssimas quando se trata da vida a dois. Ser uma só carne requer pré-disposição mútua em crescer diariamente.

Recentemente um amigo de longa data me ligou em plena sexta feira, com voz ofegante relatou que ao chegar em casa, percebeu que estava desarrumada, sua esposa tinha simplesmente ido embora. Então! simplesmente ido embora? Disse-me que estava muito mal, e blá, blá, blá... Aconselhei que ficasse calmo que tudo iria se resolver e marcamos para que no domingo passasse o dia conosco. Então no domingo conversamos um pouco ouvi suas queixas, e sua principal defesa era: “Eu trabalho muito porque quero dar um futuro melhor”. Por isso ela foi embora?! Como eu havia sido padrinho deles, liguei para até então sua esposa na presença dele. Tive outra versão dos fatos, como sempre acontece. Não era só o fato dele não ter tempo, mas não havia dialogo entre eles, conversavam sobre tudo, mas havia uma barreira que os impedia de se acertarem, contavam pra todo mundo seus problemas, mas não se abria para a principal pessoa interessada na questão sua esposa. Durante um ano ela tentou desenvolver um dialogo, mas as tentativas foram fracassadas. Até que decidiu ir embora.

O que fazer agora? Bem por hora não havia tanto a dizer diante da fala de cada um. Mas aconselhei que por hora dessem um tempo, e que conversasse com mais calma, que fossem sinceros um com o outro e que se realmente houvesse amor, iriam juntos achar uma solução. Todo problema é resolvível quando se há uma pré-disposição em mudar. Bom! Compartilhar uma vida a dois é essencial compreender que é preciso dar sempre o melhor, entre o seu melhor, o tempo é essencial. É nele que se possibilitam diálogos. Por favor! Não se engane não adianta trabalhar de domingo a domingo e não ter tempo para si mesmo, tempo para quem realmente merece o tempo. Este tempo deve ser exclusivo, ficar a sós com a pessoa amada é muito bom, faz bem sempre. Reanalise suas prioridades, reavalie seus conceitos.

Há um tempo para todas as coisas já dizia certo sábio da antiguidade, então pelo dialogo decida um tempo para cada coisa. Este tempo deve ser na vida, olho no olho. Não permita que nada atrapalhe este tempo. Pense nisso: Tempo para não fazer nada, ver um filme, namorar, ver os amigos, receber os amigos, festa, enterro, luto, chorar, rir, ficar com raiva, ficar alegre, enfim viva cada momento como se fosse o último, viva intensamente, ame em todo tempo.

Olhe sempre nos olhos de quem você ama, pois através dos olhos se vê a alma, sinta a essência de cada gesto, a emoção de cada momento. Ame sem reservas, seja companheiro, dê o seu melhor e recebera volta.

Cezar Camargo
Verão – Fevereiro/2-15

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA