Pular para o conteúdo principal

DISCIPULO SEGUNDO EVANGELHO



O apóstolo João foi testemunha ocular esteve com Jesus desde o primeiro dia até o último. Entre os registros acho extremante profundo este trecho:

“Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos”. 
(João Apóstolo)  

Permanecer é literalmente andar segundo Cristo. Pelas ações Cristo é exemplificado. O discípulo de Cristo não aquele que defende doutrinas, que vive defendendo Deus a qualquer preço. O discípulo de Cristo é um semeador das boas novas, um semeador da paz, da comunhão, da justiça, de bondade e principalmente suas atitudes materializam amor que é o poder curador de todos os males. Deus não precisa de defensor, se ele precisasse estaríamos ferrado. Nosso papel é permanecer na palavra que é o verbo encarnado e vivo se manifesta através de seus discípulos.       

O evangelho na medida em que vai se tornando verdade na consciência do discípulo, vai materializando ações inconscientes de amor. As tradições, dogmas e costumes doutrinam para um fim, tornar o pseudos discípulos, membros. Mas o evangelho nos injeta a consciência de filho, nos transportando ao Reino da luz. E ele é antes da fundação do mundo.   

Os filhos de Deus tornam Deus conhecido, quando a mensagem do evangelho é real através das ações de bem e resposta ao amor recebido de Deus. O discipulado requer renuncia antes de tudo e está tem que ser espontâneo resultado do constrangimento do amor de Deus.

O evangelho nos convida ao discipulado, e o discipulado nos leva a ser desmascarado dia após dia. Quanto mais leio as escrituras mais me convenço que nada sei. Na medida em que cresço na fé e na boa consciência minhas ações vai reproduzindo Deus. O discípulo segundo evangelho cresce diariamente por meio da rendição, quebrantamento gerado pela reflexão das escrituras.

Enquanto a consciência não se despertar a partir do evangelho, difícil será entender o caminho do discípulo, do amor, pois a entrega antes de tudo vem de Deus. ‎ O discípulo entende que as principais ações promovidas pelo Reino de Deus é paz, justiça e igualdade. Neste processo Deus se materializa em ações de amor que restaura e muda tudo quando chega.

Que sejamos discípulos nascidos do Espírito segundo a ordem do amor demostrado na cruz. Andando em todo tempo a serviço do Reino.

Cezar Camargo    
Verão – Dezembro – 2014

Comentários

As mais acessadas

A Dança dos Cérebros: A Importância da Sincronia Afetiva

Quantos relacionamentos terminam não com um grande estrondo, mas com um silêncio ensurdecedor? É aquela sensação desconcertante de que, de repente, uma das pessoas simplesmente "despertou" de um sono profundo e decidiu ir embora. O que leva um parceiro a partir, a fazer as malas físicas e emocionais, se até pouco tempo atrás o casal parecia apaixonado, cheio de vida e desenhando planos para um futuro compartilhado?  Essa pergunta assombra consultórios e mesas de jantar. Frequentemente, procuramos culpados. Apontamos o dedo para a traição, para o desleixo ou para a "falta de amor". No entanto, a resposta para a sobrevivência — e a prosperidade real — do amor reside em uma competência muito mais sutil e profunda: a capacidade de transitar, com fluidez, entre dois mundos aparentemente opostos: a autonomia radical do "Eu" e a conexão visceral do "Nós". Quando esse equilíbrio se perde, escorregamos para o terreno perigoso da assincronia, onde o amor s...

Assincronia de Individuação: A causa psicológica de muitos términos.

Eu mudei, você não: Entendendo a Assincronia de Individuação nos Relacionamentos Quantos relacionamentos terminam não com um grande estrondo, mas com a sensação desconcertante de que uma das pessoas simplesmente... "despertou" e decidiu ir embora? O que leva um parceiro a ir embora, se antes o casal estava apaixonado, cheio de vida e com planos para o futuro? Um parceiro começa a sair sozinho, a ter interesses que não incluem mais o outro, a tomar decisões unilaterais. Para quem fica, a sensação é de traição, abandono e confusão. "Quem é você?", perguntamos. "Nós não tínhamos um acordo?" O que poderia ter acontecido a ponto de o acordo ser quebrado? A desconexão é sutil, mas real e devastadora. Tudo começa quando o padrão de comportamento muda; é a assincronia quebrando a harmonia da relação. O que frequentemente vemos como "egoísmo" ou "traição" é, na verdade, um dos processos psicológicos mais profundos e dolorosos da vi...

Evolução, Cérebro e o Caminho da Individuação

Tornar-se aquilo que sempre se foi em potencial. — Carl Gustav Jung O Desafio de Pensar Além O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento — que ocorre pela busca do saber estruturado — envolve a quebra de paradigmas e crenças originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou educacional massificada e engessada, cujos ensinamentos nos são impostos “goela abaixo” por anos. Tais ensinamentos, independentemente da forma como foram transmitidos, enraízam-se na psique do indivíduo, criando subcamadas que o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além. Por quê? Porque ele se encontra, de modo inconsciente, condicionado a uma ideologia. Evolução ≠ Crescimento — ou são a mesma coisa? O termo evolução, surgido no século XVIII, vem do francês évolution, que, por sua vez, deriva do latim evolutio, significando “ação de desenrolar”, de evolvere: “desdobrar, desenvolver, fazer sair”. Já o termo crescimento, originado no século XIV a partir do verbo crescer, provém do la...