Pular para o conteúdo principal

UM OLHAR DE AMOR



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine... E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria... Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor... (Paulo o Saulo de Tarso)

Só haverá sentido se houver amor, nada substitui o amor. A fé me liga a Deus pelo dom dado por ele através meio de Jesus o Cristo. A esperança é a certeza da presença em nós pelo seu Espírito. Tudo isso só se possibilita pelo amor. O amor abre caminhos inimagináveis, ele tem o poder de transformar o mundo. 

Um olhar de amor muda as perspectivas, nesse novo estado a vida deslumbra novos caminhos. Altera nosso olhar em relação ao próximo, possuído deste até o silencio se ressignifica em palavras. “A mais bela frase de amor é dita no silêncio de um olhar”. Achei poético e profundo essa frase.

Um olhar de amor muda nosso olhar em relação à vida, através dele a essência de Deus enxergo, percebo redireciono minhas observações. Assim os encontros permitem os reencontros, que possibilita dias melhores, de esperança. Regados de esperança produzem oportunidades que levam a uma vida abundante, colhendo frutos de alegria, paz e satisfação.

Um olhar de amor através de nós Deus se materializa, exterioriza compaixão, misericórdia e justiça. Na compaixão o necessitado é suprido, na misericórdia há perdão, recomeços. Na justiça a injustiça desaparece. Não há esquecidos, não há acepção de pessoas, pelo contrario nos tornamos um em Cristo. Conectados pela graça preservados pelo amor imensurável do creador.

Um olhar de amor nos dá a compreensão que as adversidades se tornam escola da vida, as incertezas são oportunidades únicas de se encontrar o caminho. E nas incertezas que reinventamos, e no amor tudo tem um significado. Estes melhoram nossa reação diante das circunstancias na existência. O amor tem formas diversas amor de mãe, pai, filho, amigo. Amor que deseja o bem. Amor que chega a ponto de abrir mão para fazer outro feliz.

Um olhar de amor liberta nosso olhar do egoísmo, toma proporções além do nosso olhar, expande nossa consciência a imagem de Deus. Estado de espírito disponível a quem quer que deseje andar com Deus. Quem ama é inundado por este estado de amor. Nele não há outro sentimento que não seja amor. O amor transborda.

“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele”. (João, Apóstolo)

Amar se revela no tratamento com o próximo, mesmo sem o conhecer. 
Quem ama se aproxima sem preconceitos e condições.

Amar esta ligado diretamente a Deus, impossível amar sem estar nele. A compreensão deste estado é compreendida no andar em Deus. A ausência do amor causa males incontáveis, causa solidão, gera discussões que não chegam a lugar nenhum. A presença do amor possibilita encontros.

O portador deste olhar está compromissado com a preservação da vida. Quem ama está compromissado com o bem, o bem comum. O amor é o único caminho capaz de possibilitar reconciliação. Sendo assim que ama não permite que haja solitários a sua volta.   

Quem tem olhar de amor ama o simples, ser simples melhora a convivência. O amor é o único caminho capaz de possibilitar reconciliação, é curador de feridas. Onde houver um olhar de amor, haverá um novo olhar sempre, cheio de esperança e compaixão. 

O dinheiro é um meio facilitador de muitas coisas, mas não pode ser um fim, nem muito menos comprar o amor. A vida está mais além.  Jesus não disse para gostar; disse para amar... Simples assim!

Que seus encontros e reencontros sejam de sonhos e esperança, direcionado por este olhar de amor, a maior dadiva de Deus ao homem.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor... Amor... Amor... Amor...  

Cezar Camargo

Novembro/Primavera-2014 

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...