Pular para o conteúdo principal

INSISTA SEMPRE!


Por quê? Evidentemente não me refiro a relações e situações que não contribua para o bem estar. A questão em principio é que o caminho da desistência é o mais conveniente, devido à acomodação. Alcançar objetivos requer persistência, isso implica em trabalho, gastar energia, estar em movimento, levantar cedo, estudar, planejar, estipular metas, treinar habilidades, alimentação balanceada, ter horários definidos e acima de tudo disciplina. Na insistência as oportunidades se possibilitam. Insista! Sempre. 

Algumas frase feitas que mais ouço: Eu não posso! Eu não consigo! Eu não sei! Bem vamos lá por mais simples, humilde sem instrução que alguém possa ser, essa declarações não se encaixa vamos pensar.

Eu não posso! Como não pode? Todos nos podemos almejar, alcançar e realizar. Todos nascem com dons e talentos, que com treinamento direcionado as habilidades surgem. Mesmo sem instrução a vida ensina, empurra para decisão ha alguma direção. Neste processo surgem naturalmente dons e talentos que não são frutos de formação acadêmica, mas frutos internos, ferramentas pessoais que se manifestam em determinado ponto da nossa existência.  

Eu não consigo! Como não consegue? Se tem dons e talentos consegue sim. É preciso descontruir essa mentalidade pequenina. Claro não podemos esquecer uma criança que ouviu na infância palavras negativas como: Você não faz nada direito! Você é burro mesmo! Você é lerdo hein! Você não vai dar em nada! E por ai vai, terá grandes dificuldades de lidar consigo mesmo quando chegar à vida adulta. Em alguns casos precisará de ajuda psicológica. Porém eu digo você; Você consegue!

Eu não sei! Como não sabe? Se não sabe é porque não quer saber. Estamos em pleno desenvolvimento, a tecnologia e seus apetrechos possibilita conhecimento na palma da mão. A partir de um clique sites de busca disponibiliza diversos links de uma mesma informação. Então essa desculpa de não saber não cola mais.

A questão é outra e vai mais além, os incentivos, os exemplos desde a criação, formação e círculos de amizade contam muito. É preciso reavaliar, reeducar, rever nosso sistema de educação, aprimorar o ensino, aproximar a família do aluno cada vez mais da escola, as reuniões de pais precisam ser mais do que informação a respeito das notas, e necessário que os pais participem diretamente do ensino curricular dos filhos. Mas acima de tudo é preciso que cada um saiba ande quer chegar e buscar meios que possibilitem isso.  

Bem disse Lin Yutang: “A história humana é o resultado do conflito dos nossos ideais com as realidades, e a acomodação entre os ideais e as realidades determina a evolução peculiar de cada nação”.  

Quais serão os nossos próximos resultados? Defina o foco, exatamente aonde quer chegar, no que insisti?  Reavalie tudo, tome conselhos, estejam preparados os resultados são consequências do preparo. Não permite a acomodação, esteja em movimento. Limpe diariamente sua caixa mental, cuide de você, cuide de sua família, de seus entes queridos, de suas amizades, faça de cada minuto como se fosse o ultimo. Viva intensamente seja indesistivel. Que seu caminho seja bom, de paz e produtividade.


Insista na felicidade!
Insista na vida!
Insista sempre!

Cezar Camargo
Primavera – Novembro de 2014

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...