Pular para o conteúdo principal

OPORTUNIDADE


Oportunidade: Possibilidade de melhorar, ocasião favorável. Visão do futuro, de algo novo que traga benefícios. Oportunidade é um substantivo feminino oriundo do latim opportunitate que representa a qualidade de oportuno, significando também uma ocasião favorável, ensejo, conveniência. 

1- Mudem seu olhar!
J. Collier disse algo interessante “Todo mundo tem sua oportunidade de ser tão grande quanto deseja”. Mas para isso deve se mudar o olhar. Quando muda o olhar elas surgem em todo lugar cabe se identificar em quais das oportunidades se encaixa. Às vezes são pequeninas oportunidade, às vezes grandes oportunidades. O olhar vai me dizer se dou oportunidade de aproveitar as oportunidades. Se desejar sucesso, acredite, a grande oportunidade no momento certo vira, quando realmente estiver preparado.  

2- Sejam apaixonados
Quando se encontra a paixão fica fácil escolher as oportunidades que diariamente batem a nossa porta. Elas podem vir de acordo com nossa capacidade e talento, mas também podem denunciar nosso despreparo diante dela. Quando sei quais escolher é porque decidi onde quero chegar. Seja apaixonado por, seja qual for o sonho tem estar disposto por ele.

3- Tenham perspectiva
“Há oportunidades excelentes em toda parte, mas às vezes precisamos mudar e alterar a perspectiva, para poder enxergar completamente o que está a nossa disposição”. (Michael Heppel)

4- Estejam preparados
Napoleão define: “A capacidade pouco vale sem oportunidade” Realize tudo com amor e gratidão e excelência, utilize seu potencial ao máximo, aperfeiçoe cada ferramenta em seu domínio. Estas serão essências e com certezas por si abriram muitas portas. Em parte discordo de Napoleão, a capacidade abre oportunidades espontaneamente, apenas esteja preparado. Dê o seu melhor sempre, não é ser o melhor e dar-se o melhor.


5- Decida mudar sempre que for preciso.
Palavra "crise" em chinês simplificado / Wei-ji = CRISE = W eh - que
WEI= risco/perigo/caos/ponto critico JI= (conotação secundaria) oportunidade/momento, ponto de mudança. A palavra crise provém do grego antigo significa “decidir”. Na crise somos obrigados a tomar uma decisão. Não decidir é uma péssima escolha. Laura Day disse: “A crise pode ser sinal de um recomeço maravilhoso, uma vida melhor”. Terá duas opções, exaltar o caos e se esconder do perigo; ou entender que o momento é de mudança. Esse ponto de mudança se possibilita quando deixamos o velho para que o novo se apresenta.   

Um conselho!
Seja mentoreado, tenha um amigo de confiança, alguém em possa lhe servir de conselhos.  Na multidão de conselhos há sabedoria já dizia o sábio. Na multidão da sabedoria haverá discernimento para que as melhores oportunidades da existência não sejam desperdiçadas. O mentor enxerga nossos pontos cegos e valoriza nosso potencial.   

Lembre-se ninguém é alguém sozinho! Tudo está conectado.  

Conclusão
Responda cinco perguntas a si mesmo.

1-    Onde está seu olhar?
2-    Onde está sua paixão?
3-    Onde está sua perspectiva?
4-    Esta preparada para as oportunidades?
5-    Precisa de mudanças?


PENSE!







Cezar Camargo
Outubro/Primavera 2014

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA