Pular para o conteúdo principal

SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO


Você sabia! PENSAR EXCESSIVAMENTE PODE PREJUDICAR A SAÚDE? 

Segundo Dr. Augusto Cury o jornal New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum poderia incorporar. Olha que interessante precisaríamos de mil anos para receber o que se produz em um mês no mundo de informações. Muitos escritores, jornalistas, profissionais liberais possuem a Spa. Raramente um executivo não a tem. Segundo Agnelo Pacheco, uma das profissões que são consideradas das mais estressantes é a do publicitário, e mais cerca de 25% dos paulistanos sofrem desse mal, que atinge principalmente pessoas da cidade grande.

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós
(1 Pedro 5:7) 

Usar em excesso a mente, e pensar em mil coisas ao mesmo tempo, pode potencializar um antigo problema; a ansiedade. Sintomas com insônia, irritação, dificuldade de concentração e de memorizar podem indicar que você esta adoecendo deste mal. Uma doença moderna dos grandes centros urbanos. No livro “Ansiedade” de Augusto Cury trata bem o assunto. Segundo o medico “a pessoa com essa síndrome, por pensar excessivamente, perde a energia do córtex cerebral, parte mais evoluída do cérebro”. Dessa área vem o combustível para órgãos do corpo, como a musculatura e, segundo Cury explica, por exemplo, o cansaço físico. Para identificar se o uso do pensamento está exagerado à psicóloga Ana Cássia da USP, sugere uma comparação. “É como zapear a programação da TV, sem assistir nada de fato”.  A mente é igual. É como buscar algo que não se sabe o que é não há foco. Antigamente tínhamos mais tempo para processar informações, hoje não mais possível.

Pare para pensar! 
“10 milhões de Brasileiros sofre com algum tipo de transtorno de ansiedade”. (OMS)

Sintomas:
Irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de insuficiência.

Causas:
Excesso de estímulos do mundo moderno. A cada 10 anos, dobra o número de informações no mundo. A grande quantidade de informações, associada a preocupações sociais, busca compulsiva de necessidades que nem sempre são prioritárias e intensa atividade profissional.

O que acontece:
Uma característica básica da síndrome Spa é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Por pensar excessivamente, os portadores dessa síndrome roubam energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro. A energia do córtex deveria ser utilizada nos órgãos do corpo, como musculatura. Assim, sentem uma fadiga impressionante.

Como tratar:
Para evitar ou tratar a Spa é preciso um novo estilo de vida. Torna-se necessário treinar a emoção para desacelerar os pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranquila.

“Uma dica da psicóloga Ana Maturano é simples: desacelere, reserve um tempo para não fazer nada, fique desconectado, reserve um tempo para não fazer nada. Se permita relaxar. Atividades físicas, mas por prazer”.


Cuidado! “Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago”.



“A minha paz vos deixo” O Deus filho humaniza em carne provado em tudo como relata o escritor aos Hebreus, sabia da importância de suas palavras para aquela geração e às futuras. A sua paz que excede todo entendimento não é e nem pode se comparar com nada existente neste mundo e fora dele que poderia por um segundo se sequer trazer alivio a nossa alma. A paz deste mudo é definida pelo sucesso pessoal financeiro. Para a maioria ter dinheiro é deixar de ter problemas. Se fosse rico, abastardo a vida seria outra. Essa é uma consciência ego periférica que ainda não desfrutou da consciência Crística. O Reino de Deus é; “Justiça, paz, e alegria no Espírito Santo”(Rm 14:17)    

Cristo disponibiliza sua paz direta do pai o Eterno creador dos mundos seja visível ou invisível.  No qual pela via da cruz se tornou ele em Deus o Pai Senhor dos vivos e dos mortos, reflexo do amor incomparável ao homem. Sua paz indivisível realinha as funções vitais do corpo, reformata a mente, equilibra as emoções. Todo processo se inicia na consciência, estabelecendo uma nova conduta, gerada pela nova criatura de Deus por Cristo via Espírito santo. A Spa é o resultado da ausência dessa paz, desse entendimento. A ação dela pelo Espírito resinifica a vida. No caminhar segundo o evangelho adquirimos percepções, discernimentos quanto a nossa vida diária. Quando nossa postura melhora, automaticamente temos mais qualidade de vida. 


A síndrome do pensamento acelerado reflete uma geração que busca respostas e resultados imediatos. Entre tantas bem disse Pedro: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. O pensamento desacelera quando o evangelho realinha nossa mente. Este processo acontece na transformação do velho para o novo homem. Quando a vida de Cristo se torna em nós realidade. Deixar diante do altar é depositar total confiança nele. No sermão da montanha as palavras de Jesus ainda ecoam até hoje: E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? (Mateus 6:27 ) A sorte e o tempo pertence a todos, basta a cada dia seu mal. Nenhum esforço nosso pode dar mais um dia de vida, mas podemos ter qualidade de vida, ser saudáveis, cuidando com responsabilidade do corpo, zelando do templo para melhor realizar o serviço em favor do Reino.  

O evangelho a boa noticia do Reino dos céus ao homem aplicado diariamente melhora nossa existência. As terapias são de grande ajuda quando aqueles que a exercem assim o fazem com responsabilidade. O evangelho dá parâmetro nos processos, nos dá discernimento entre o que é mental e espiritual.   

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? (Mateus 6:27 )

Que Deus em Cristo nos ajude neste tempo de incertezas, que sua misericórdia, graça e favor sejam com todos quantos o desejarem, que seu amor inexplicável alcance a todos. Que o pensamento desacelere, a alma encontre paz e descanso.  

Cezar Camargo
Setembro/Inverno – 2014

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...