Pular para o conteúdo principal

SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO


Você sabia! PENSAR EXCESSIVAMENTE PODE PREJUDICAR A SAÚDE? 

Segundo Dr. Augusto Cury o jornal New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum poderia incorporar. Olha que interessante precisaríamos de mil anos para receber o que se produz em um mês no mundo de informações. Muitos escritores, jornalistas, profissionais liberais possuem a Spa. Raramente um executivo não a tem. Segundo Agnelo Pacheco, uma das profissões que são consideradas das mais estressantes é a do publicitário, e mais cerca de 25% dos paulistanos sofrem desse mal, que atinge principalmente pessoas da cidade grande.

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós
(1 Pedro 5:7) 

Usar em excesso a mente, e pensar em mil coisas ao mesmo tempo, pode potencializar um antigo problema; a ansiedade. Sintomas com insônia, irritação, dificuldade de concentração e de memorizar podem indicar que você esta adoecendo deste mal. Uma doença moderna dos grandes centros urbanos. No livro “Ansiedade” de Augusto Cury trata bem o assunto. Segundo o medico “a pessoa com essa síndrome, por pensar excessivamente, perde a energia do córtex cerebral, parte mais evoluída do cérebro”. Dessa área vem o combustível para órgãos do corpo, como a musculatura e, segundo Cury explica, por exemplo, o cansaço físico. Para identificar se o uso do pensamento está exagerado à psicóloga Ana Cássia da USP, sugere uma comparação. “É como zapear a programação da TV, sem assistir nada de fato”.  A mente é igual. É como buscar algo que não se sabe o que é não há foco. Antigamente tínhamos mais tempo para processar informações, hoje não mais possível.

Pare para pensar! 
“10 milhões de Brasileiros sofre com algum tipo de transtorno de ansiedade”. (OMS)

Sintomas:
Irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de insuficiência.

Causas:
Excesso de estímulos do mundo moderno. A cada 10 anos, dobra o número de informações no mundo. A grande quantidade de informações, associada a preocupações sociais, busca compulsiva de necessidades que nem sempre são prioritárias e intensa atividade profissional.

O que acontece:
Uma característica básica da síndrome Spa é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Por pensar excessivamente, os portadores dessa síndrome roubam energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro. A energia do córtex deveria ser utilizada nos órgãos do corpo, como musculatura. Assim, sentem uma fadiga impressionante.

Como tratar:
Para evitar ou tratar a Spa é preciso um novo estilo de vida. Torna-se necessário treinar a emoção para desacelerar os pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranquila.

“Uma dica da psicóloga Ana Maturano é simples: desacelere, reserve um tempo para não fazer nada, fique desconectado, reserve um tempo para não fazer nada. Se permita relaxar. Atividades físicas, mas por prazer”.


Cuidado! “Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago”.



“A minha paz vos deixo” O Deus filho humaniza em carne provado em tudo como relata o escritor aos Hebreus, sabia da importância de suas palavras para aquela geração e às futuras. A sua paz que excede todo entendimento não é e nem pode se comparar com nada existente neste mundo e fora dele que poderia por um segundo se sequer trazer alivio a nossa alma. A paz deste mudo é definida pelo sucesso pessoal financeiro. Para a maioria ter dinheiro é deixar de ter problemas. Se fosse rico, abastardo a vida seria outra. Essa é uma consciência ego periférica que ainda não desfrutou da consciência Crística. O Reino de Deus é; “Justiça, paz, e alegria no Espírito Santo”(Rm 14:17)    

Cristo disponibiliza sua paz direta do pai o Eterno creador dos mundos seja visível ou invisível.  No qual pela via da cruz se tornou ele em Deus o Pai Senhor dos vivos e dos mortos, reflexo do amor incomparável ao homem. Sua paz indivisível realinha as funções vitais do corpo, reformata a mente, equilibra as emoções. Todo processo se inicia na consciência, estabelecendo uma nova conduta, gerada pela nova criatura de Deus por Cristo via Espírito santo. A Spa é o resultado da ausência dessa paz, desse entendimento. A ação dela pelo Espírito resinifica a vida. No caminhar segundo o evangelho adquirimos percepções, discernimentos quanto a nossa vida diária. Quando nossa postura melhora, automaticamente temos mais qualidade de vida. 


A síndrome do pensamento acelerado reflete uma geração que busca respostas e resultados imediatos. Entre tantas bem disse Pedro: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. O pensamento desacelera quando o evangelho realinha nossa mente. Este processo acontece na transformação do velho para o novo homem. Quando a vida de Cristo se torna em nós realidade. Deixar diante do altar é depositar total confiança nele. No sermão da montanha as palavras de Jesus ainda ecoam até hoje: E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? (Mateus 6:27 ) A sorte e o tempo pertence a todos, basta a cada dia seu mal. Nenhum esforço nosso pode dar mais um dia de vida, mas podemos ter qualidade de vida, ser saudáveis, cuidando com responsabilidade do corpo, zelando do templo para melhor realizar o serviço em favor do Reino.  

O evangelho a boa noticia do Reino dos céus ao homem aplicado diariamente melhora nossa existência. As terapias são de grande ajuda quando aqueles que a exercem assim o fazem com responsabilidade. O evangelho dá parâmetro nos processos, nos dá discernimento entre o que é mental e espiritual.   

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? (Mateus 6:27 )

Que Deus em Cristo nos ajude neste tempo de incertezas, que sua misericórdia, graça e favor sejam com todos quantos o desejarem, que seu amor inexplicável alcance a todos. Que o pensamento desacelere, a alma encontre paz e descanso.  

Cezar Camargo
Setembro/Inverno – 2014

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA