Pular para o conteúdo principal

ORAÇÃO RELEVANTE

Orai sem cessar. (1 Tessalonicenses 5:17)
“Ser constante em oração é estar ciente do valor da relação com Deus”. A oração não é para aqueles que desejam ser cheios do Espírito Santo, mas sim para os que são cheios do fogo do Espírito. Entendo que uma vida de oração é um ato que se desenvolve após conversão, ao reconhecer Cristo nos tornamos parte do corpo logo somos impulsionados a oração, somos preenchidos pelo Espírito Santo. A oração é praticada em todo mundo por todas as religiões, mas somente o encontro com a graça torna o “homem de oração”.

O encontro com o evangelho abre o caminho para vida que é plenamente descoberto na oração, despertando o amor a vida. O evangelho faz o homem de oração, na medida em que desenvolve uma relação de abnegação (renúncia espontânea) para com Deus, isso requer renúncia (abandonar).

ASPECTOS DA ORAÇÃO:
Na oração somos santificados (separados) ao plano da graça alinhado ao real propósito maior o IDE.
Na oração nosso fardo é aliviado, toda tensão é substituída pela paz de Cristo que excede todo entendimento.
Na oração somos tratados de forma intima a sermos constrangidos a mudança.
Na oração somos tocados a amar, o amor de Deus é percebido e entendido quando há quebrantamento, a oração + quebrantamento = amor.
Na oração tudo faz sentido e tudo tem um sentido, tudo se completa em Cristo.
Na oração tudo é a partir de Cristo, por ele, para ele.
Na oração o fogo nunca se apaga em nós, ela mantém nossa mente no Pai(Deus). Jesus alertou para o fato de viver em oração, na oração somos avisados de quando chegará o tempo. 

Estar em oração é estar percebido em tudo, Paulo tinha consciência ao escrever aos tessalonicenses sobre oração, ele desfrutava dos privilégios de uma vida de oração. As marcas do Apostolo garantia a ele o direito de falar sobre o assunto. O salmista Davi declarou seu amor à oração em Salmos, revelando suas experiências em cânticos, um exemplo vivo de uma vida integral em comunhão ao Eterno de Israel.

Todos aqueles que viveram a serviço do Reino tem em seus registros diários uma vida de disciplina, momentos de comunhão com jejuns, consagração e orações. O grande amigo Enoque, sua intimidade o levou ser tomado por Deus, só ficou o registro de suas visões. O grande legislador Moises falava face a face, vivenciou grandes feitos, foi instrumento de maravilhas na terra do Egito. Elias com grande ousadia cravou seu nome na historia, Daniel conhecido pela mãe do Rei Dario como “Homem que conhecia as coisas de Deus”. Jeremias uma vida de intercessão pelo seu povo, Ezequiel sua relação com Jeová lhe garantiu as mais incríveis visões do futuro, viu o Espírito ser derramado como águas purificadoras. Isaias contemplou o renascer da humanidade ao relatar a crucificação, em detalhes o sofrimento do mestre foi registrado. Não poderia esquece Noé que achou graça diante de Deus em meio a uma geração corrompida como nos dias de hoje. Um simples olhar na linha do nosso tempo depois de Cristo, Bispo de Hipona, Lutero, Finney, Calvino, Wesley, Spurgeon, Jerônimo Savonarola, Jônatas Edwards, Moody, Agostinho, João Bunyan, Whitefield, Tomas de Aquino, C.S. Lewis, A.W. Tozer, Wyclif, "a Estrela da Alva da Reforma", Charles Finey, Anselmo e tantos outros considerados por este tempo como heróis da fé.

Ainda nesta ultimas décadas para mim exemplo de vida ao Reino Billy Gram pelo seu chamado cumprido na integra, começou pregando aos pescadores, os Reis deste tempo ouviram suas percepções do Evangelho. O Reverendo Caio Fabio que hoje é líder do Caminho Da Graça em Brasília, desde os anos 80 de sua boca e reflexões o Evangelho continua simples para os simples, acadêmico para os acadêmicos, sua fala, seus escritos servem de luz para todos aqueles que desejam um Evangelho vivo simples e puro como assim o é.



Todos estes tem algo em comum, “UMA VIDA DE ORAÇÃO”, este é o caminho para servir com excelência o Reino, consagrar-se integralmente a ele, corpo, alma e espírito. Realizar as obras maiores que ele é se desprender totalmente dos sistemas deste século, esvaziar para ser cheio, se anular para que a natureza da nova criatura em Cristo se manifeste. Um certo monge Shaolin declarou; "Ouça o silencio, esqueça tudo, aprenda tudo"



7- FATORES A SE PENSAR
1.       Uma oração relevante é aquela dirigida com convicção,
2.       Uma oração relevante é aquela dirigida com consciência,
3.       Uma oração relevante é aquela dirigida com decisão,
4.       Uma oração relevante é aquela dirigida com renuncia,
5.       Uma oração relevante é aquela dirigida com sujeição,
6.       Uma oração relevante é aquela dirigida com devoção,
7.       Uma oração relevante é aquela dirigida com quebrantamento.
  
Lionel Fletcher escreveu:  
"Todos os grandes ganhadores de almas através dos séculos foram homens e mulheres incansáveis na oração”.

Sentindo as necessidades dos homens que perecem sem Cristo, foi que Carlos Inwood escreveu; "O soluço de um bilhão de almas na terra me soa aos ouvidos e comove o coração; esforço-me, pelo auxílio de Deus, para avaliar, ao menos em parte, as densas trevas, a extrema miséria e o indescritível desespero desses milhões de almas sem Cristo. Medita, irmão, sobre o amor do Mestre, amor profundo como o mar; contempla o horripilante espetáculo do desespero dos povos perdidos, até não poderes censurar, até não poderes descansar, até não poderes dormir."

Lutero declarou;
“A oração não é um exercício sem sentido, mas o contato do coração com Deus que cuida de nós com um amor indizível”.

PARA REFLETIR
“Uma vida de oração é possível quando acontece a metanóia conhecido como a mudança da mente”.

“Na oração as respostas são ministradas mediante a palavra percebida em oração”.

“Na oração tudo é solucionável, tudo é compreendido”.

“Na oração o avivamento (tornar mais vivo, reanimar, reviver) surge de dentro para fora materializando nos frutos”.

“Na oração a dependência é plena, sabidos que tudo provem dele”.

“Uma vida de oração é estar acima do comum, da mediocridade”.

OBSERVAÇÕES FINAIS:
“Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo”.
   (Ev. Marcos)

5- ADVERTÊNCIAS A IGREJA ATUAL
As definições dizem por si só. Quem tem percepção perceba isto!

1-OLHAR; Dirigir a vista. Fazer por ver. Encarar, considerar. Estar voltado. Estar fronteiro. Fitar os olhos em; ver; encarar. Contemplar. Cuidar de. Exercer vigilância ou cuidado sobre. Observar; notar. Ponderar; atender.

2-VIGIAI; Observar atentamente. Espiar; espreitar; velar por. Estar acordado, atento ou de sentinela.

3-ORAR; pedir, rogar.

4-SABER, SABEDORIA; (latim sapere, ter sabor, conhecer). Possuir o conhecimento de. = CONHECER ≠ DESCONHECER. Não ignorar. = CONHECER ≠ DESCONHECER, IGNORAR. Estar habilitado para. Ser capaz de. = CONSEGUIR. Ter experiência. Ter consciência de. Ter conhecimento. ≠ IGNORAR. Estar certo. Ter consciência das suas características (ex.: o professor sabe-se exigente). Ser sabido. Conjunto de conhecimentos adquiridos. = CIÊNCIA, ILUSTRAÇÃO, SABEDORIA. Prudência; sensatez. Malícia. Experiência do mundo.

5-TEMPO; Série ininterrupta e eterna de instantes. Medida arbitrária da duração das coisas. Época determinada. Prazo demora. Estação, quadra própria. Época (relativamente a certas circunstâncias da vida, ao estado das coisas, aos costumes, às opiniões). Estado da atmosfera. [Por extensão] Temporal tormenta. A época determinada em que se realizou um fato ou existiu uma personagem. Vagar, ocasião, oportunidade.
  
Todas essas definições se faz necessário para deslumbrar o que Marcos o Evangelista parafraseou ao registrar as palavras de Jesus. Que nossa vida reflita Deus em tudo, que nossas ações possam materializar Deus, sendo imagem e semelhança na consciência que somos pó sujeito as falhas humanas herdadas do Éden, mas feitos perfeitos nele conforme Paulo disse aos Colossenses. Tudo isso só pode ser compreendido pela psique humana quando está em oração desenvolve habito de falar, relacionar com Deus, assim como pai e filho, uma amizade nascida da sinceridade (sem cera), forjada da experiência que cada ser tem com o creador nascidos da boa consciência, batizados não só no corpo, mas interiormente pelas “ÁGUAS DA FONTE”, sustentados pelo “PÃO DA VIDA”.

A ele seja honra e glória hoje e na eternidade glorificado aos homens através do renascimento pela mensagem do Evangelho da cruz não do madeiro, mas do ato no madeiro. O divino se tornou compreendido pela carne pelo Espírito, não por méritos da intelectualidade humana, mas pela vivencia Crística, recebendo no ser dia a dia crescendo de glória em glória a estatura do varão perfeito pela palavra revelada a partir do Evangelho.

Cezar Camargo

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA