Pular para o conteúdo principal

A ALMA SOB A PERSPECTIVA DA ESPERANÇA


Porque os meus dias se consomem como a fumaça, e os meus ossos ardem como lenha. O meu coração está ferido e seco como a erva, por isso me esqueço de comer o meu pão. (Salmos 102:3, 4)

Nossa alma precisa ser alimentada, e ela será reflexo daquilo que a alimentamos... É preciso trazer à memória a esperança... Qual o alimento ideal para alma? Bem! Eu procuro me alimentar de tudo que me mantém no caminho em direção ao propósito que estabeleci a partir dele... No discurso desse caminho percebo as direções...   

Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. 
(Salmos 62:5)

Minhas lutas, minhas crises, meus embates interior, são diários... Preciso dizer sempre a mim mesmo aonde chegar... Procuro eliminar as murmurações da alma, procuro aprender com cada passo, procure enxergar as lições do cotidiano, mesmo quando não fiz nada então percebo o quanto fui inútil, embora seja impossível não fazer nada... A esperança é um bem infinito proveniente dele...  

A única glória Deus presenteou a humanidade, a graça derramada não só a mim, mas a todos... A alma se cansa quando nos esquecemos da fonte que a alimenta... A verticalidade mantém a alma conectada, a horizontalidade desconecta a alma... A espiritualidade é um bem é preciso ser cultivada... Quando não os sentidos ficam desorientados, as coisas perdem o significado... A espiritualidade ressignifica a existência...   

É preciso cuidar da alma... É preciso silenciar, ouvir o interior, organizar as prioridades, enfrentar os monstros escondidos e derrotá-los... É preciso focar uma direção, a vida é curtíssima, é bela quando se aproveita sob a perspectiva da esperança... É preciso olhar sempre a luz da fé, da certeza que ele cuida de tudo e de todos...

Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança.
(Lamentações 3:21)

A alma se cansa? Sim! Sempre... A alma deve ser lugar da habitação do eterno... É preciso encher a mente com esperança... É preciso encher o interior de coisa boas... É preciso deixar o evangelho fazer as mudanças necessárias... É preciso ouvir o Espírito, ele corrige, redireciona... A alma se fortalece na medida em que eu cuido com reverencia da minha educação pessoal... A esperança suscita a fé das impossibilidades...  

Por mais difícil que pareça não é... O difícil é uma ilusão de quem não olha segundo o olhar das impossibilidades... Sob o olhar de Deus, tudo se ajeita... As vitorias são forjadas nas dificuldades... O sucesso só é possível quando traço um alvo é não desisto... Não importa quanto ao tempo, o que importa é que quando estiver pronto, assim será...

Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança. (Salmos 119:116)

O que vem da fonte me faz viver, não segundo as possibilidades daqui, mas segundo a perspectiva daquele que não mente... Não há vergonha nem possibilidade de erro, nele as impossibilidades não são possíveis...

É preciso cuidar da espiritualidade...
É preciso orar...
É preciso amar...
É preciso...

Cezar Camargo
Outono - Abril/2015 

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA