Pular para o conteúdo principal

FÉ - DOM DE DEUS

Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia1) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos. O dom de Deus quando recebido cura nossa cegueira espiritual, ilumina o ser dissipando toda escuridão da alma. Neste processo a alma carente por natureza se acha no amor, por ele somos constrangidos, gerando uma fidelidade inexplicável a Deus, não por obrigação, mas por espontaneidade da gratidão. Assim é o dom de Deus em nós.       

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. 
(Hebreus 11:1-3)

Os que esperam estão fundamentados em algo maior do que o palpável.  Pois a alma esta selada pela doce paz do Espírito Eterno. Todos aqueles que depositaram suas esperanças alcançaram nele o resultado de seus caminhos. O resultado foi patrocinado por aquele que pela sua graça imensurável creou tudo e todos. Deus da essência fez existir aquilo que é. Da explosão do infinito organizou o caos colocando cada coisa no seu lugar, confundindo a todos para glória dele. Por ele para ele são todas as coisa já dizia o Salmista.   

As impossibilidades na verdade revelam nossa incapacidade de enxergar além das expectativas. A possibilidade é enxergar através da fé. “A fé transforma nossa impossibilidade em possibilidades, pois a fonte dela está em Deus”. E ele cuida dos seus filhos, assim fé natural deve estar alinhada em atitudes que comprovam que ele é Senhor, nosso olhar é pela perspectiva da das suas promessas.      

Quando discernimos as coisas pela lente do evangelho a fé, somos ajudados a entender melhor o mundo e a nós mesmos. Isso faz toda diferença. Pela fé nosso olhar define maneira de como ver as coisas. “A boa consciência alinhada à fé nos ajuda a dar sentido às coisas”. A realidade fica compreendida na medida em que o conhecemos pela palavra.       

O dom de Deus a fé, nos possibilita enxergar através dos planos dele o sentido da vida e suas implicações.  “Mesmo não compreendendo, a fé me faz descansar e confiar”. Isso muda tudo! Apesar das incertezas continuamos em direção ao alvo, para nós ele está visível o vemos pelos olhos da fé nele. Cristo.  

Então confie! Através do olhar de Cristo pela fé todas as coisas se conectam. Descanse plenamente nos cuidados de Deus. Ele é nosso fiel amigo e Pai por excelência. Em todo tempo se faz presente mesmo não percebendo ele nos preserva em tempos de incertezas.

Cezar Camargo
Primavera – Dezembro de 2014

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...