Pular para o conteúdo principal

FÉ - DOM DE DEUS

Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia1) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos. O dom de Deus quando recebido cura nossa cegueira espiritual, ilumina o ser dissipando toda escuridão da alma. Neste processo a alma carente por natureza se acha no amor, por ele somos constrangidos, gerando uma fidelidade inexplicável a Deus, não por obrigação, mas por espontaneidade da gratidão. Assim é o dom de Deus em nós.       

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. 
(Hebreus 11:1-3)

Os que esperam estão fundamentados em algo maior do que o palpável.  Pois a alma esta selada pela doce paz do Espírito Eterno. Todos aqueles que depositaram suas esperanças alcançaram nele o resultado de seus caminhos. O resultado foi patrocinado por aquele que pela sua graça imensurável creou tudo e todos. Deus da essência fez existir aquilo que é. Da explosão do infinito organizou o caos colocando cada coisa no seu lugar, confundindo a todos para glória dele. Por ele para ele são todas as coisa já dizia o Salmista.   

As impossibilidades na verdade revelam nossa incapacidade de enxergar além das expectativas. A possibilidade é enxergar através da fé. “A fé transforma nossa impossibilidade em possibilidades, pois a fonte dela está em Deus”. E ele cuida dos seus filhos, assim fé natural deve estar alinhada em atitudes que comprovam que ele é Senhor, nosso olhar é pela perspectiva da das suas promessas.      

Quando discernimos as coisas pela lente do evangelho a fé, somos ajudados a entender melhor o mundo e a nós mesmos. Isso faz toda diferença. Pela fé nosso olhar define maneira de como ver as coisas. “A boa consciência alinhada à fé nos ajuda a dar sentido às coisas”. A realidade fica compreendida na medida em que o conhecemos pela palavra.       

O dom de Deus a fé, nos possibilita enxergar através dos planos dele o sentido da vida e suas implicações.  “Mesmo não compreendendo, a fé me faz descansar e confiar”. Isso muda tudo! Apesar das incertezas continuamos em direção ao alvo, para nós ele está visível o vemos pelos olhos da fé nele. Cristo.  

Então confie! Através do olhar de Cristo pela fé todas as coisas se conectam. Descanse plenamente nos cuidados de Deus. Ele é nosso fiel amigo e Pai por excelência. Em todo tempo se faz presente mesmo não percebendo ele nos preserva em tempos de incertezas.

Cezar Camargo
Primavera – Dezembro de 2014

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA