Pular para o conteúdo principal

A CRUZ DA REDENÇÃO


A cruz materializou Deus ao homem da forma mais simplificado possível.
A cruz se manifesta claramente, definida antes da criação.
A cruz remove os sacrifícios, apresenta a graça ao mundo.
A crucificação é um ato simbólico, a cruz é antes da fundação.

Ao rasgar suas vestes o sacerdote coloca fim ao seu serviço. Iniciando o sacerdócio de Cristo. O Rei prometido. Judas com seu olhar terreno entrega o cordeiro para o sacrifício. Seu ato consuma o que deveria ser feito. Por trinta moedas de prata Jesus homem é entregue para ser Cristo. Barrabás e o ladrão da cruz são atingidos pelo beneficio da graça antes da crucificação. O rasgar do véu inaugura o caminho vivo é puro, Deus agora é acesso constante ao homem, assim temos liberdade para entrar no santuário.    

Ao olhar a crucificação não vejo o sofrimento retratado no filme “Paixão de Cristo”. Mas contemplo Deus se apresentando ao homem e o reconciliando consigo mesmo. A criação volta à comunhão com o creador. A crucificação é um ato de testemunho no gólgota, é amor consumado antes da fundação do mundo, antes da eternidade ser eternidade. 

Na cruz histórica deu fim a lei.
Na cruz histórica deu inicio ao caminho do amor.
Na cruz histórica Jesus se revela Cristo, Deus.

Antes de Deus dizer "Haja Luz", Ele disse "Haja Cruz".
Sem a Cruz não haveria nem mesmo qualquer Luz que pudesse existir. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. (Caio Fábio)

Nossa Páscoa é Cristo – (1 Cor. 5:7-8) Cristo nossa páscoa foi sacrificado por nós. Celebremos não com fermento velho, nem com fermento da maldade, da malicia, mas com pão da verdade e da sinceridade.

Reconciliação – (2 Cor. 5:18,20) Deus nos reconciliou consigo mesmo por cristo Jesus e nos deu o ministério da reconciliação (18). Somos embaixadores da parte de Cristo.

O Evangelho foi Revelado/A boa noticia – (Gal.1:11, 12)
Não recebi de homem algum, mas pela revelação de Cristo Jesus.  


A cruz da redenção nos fez embaixadores da reconciliação.
Deus no barro, Deus glorificado, Deus derramado no homem.
Celebrando Cristo, reconciliando homens, levando a boa noticia a tempo e fora de tempo. Em Cristo todo dia é santo, toda sexta é santa, todos fomos por ele santificados para glória e louvor nele.

Em resposta ao chamado da cruz, enquanto no caminho, sejamos pacificadores e reconciliadores. O sepulcro trouxe Cristo através de Jesus, e por Cristo Deus é revelado aos homens. Uma vez redimidos o caráter de Deus é embutido ao homem pelo Espírito da verdade na ação diária.

A cruz da redenção possibilita isso. Nela Cristo é testemunho vivo, sendo por ela feito Senhor dos vivos e dos mortos. Só entende a cruz antes da fundação quem o conhece. Cristo religa a coroa da criação ao creador.

Tetelestai, esta feito. Paulo afirma aos Colossenses: “Ele cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. 
Ele a removeu, pregando-a na cruz”.

A cruz e ressurreição esta em uma cena só.
Nela tudo se completa, para nosso bem e louvor nele.  
Cristo nossa páscoa foi sacrificado por nós. Celebremos.

Nele nosso cordeiro pascoal, glórias e honra hoje e no dia eterno.

Cezar Camargo
Outono - Abril/2014

Comentários

As mais acessadas

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

Evolução, Cérebro e o Caminho da Individuação

Tornar-se aquilo que sempre se foi em potencial. — Carl Gustav Jung O Desafio de Pensar Além O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento — que ocorre pela busca do saber estruturado — envolve a quebra de paradigmas e crenças originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou educacional massificada e engessada, cujos ensinamentos nos são impostos “goela abaixo” por anos. Tais ensinamentos, independentemente da forma como foram transmitidos, enraízam-se na psique do indivíduo, criando subcamadas que o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além. Por quê? Porque ele se encontra, de modo inconsciente, condicionado a uma ideologia. Evolução ≠ Crescimento — ou são a mesma coisa? O termo evolução, surgido no século XVIII, vem do francês évolution, que, por sua vez, deriva do latim evolutio, significando “ação de desenrolar”, de evolvere: “desdobrar, desenvolver, fazer sair”. Já o termo crescimento, originado no século XIV a partir do verbo crescer, provém do la...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...

INFORMAÇÃO & CONSCIÊNCIA

Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.  (João 8:31,32) A consciência é o primeiro passo para a transformação. As palavras de Jesus não pode ser apenas informação, mas consciência prática, precisamos ir além da informação. É a aceitação coerente e franca a respeito da sua própria humanidade. A informação é a reunião ou o conjunto de dados e conhecimentos organizados, que possam constituir referências sobre um determinado acontecimento, fato ou fenômeno. Um conjunto de dados tem como objetivo reduzir a incerteza ou aprofundar os conhecimentos sobre um assunto de interesse a partir do que já se possui. Ela também se refere ao esclarecimento do funcionamento de um determinado processo ou de um objeto. Segundo o dicionário de significados, a consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que co...

A Ressurreição da Esperança

Na minha perspectiva a cruz materializou Deus ao homem da forma mais simplificada possível. O Eterno se fez barro, no barro. A cruz se manifesta claramente, definida antes da criação. A cruz remove os sacrifícios, apresenta a graça ao mundo. A crucificação é um ato simbólico, a cruz é antes da fundação. Ao rasgar suas vestes o sacerdote coloca fim ao seu serviço. Iniciando o sacerdócio de Cristo. O Rei prometido. Judas com seu olhar terreno entrega o cordeiro para o sacrifício, seu ato consuma o que deveria ser feito. Por trinta moedas de prata Jesus homem é entregue para ser Cristo. Barrabás é atingido pelo benefício da graça antes da crucificação. O rasgar do véu inaugura o caminho vivo é puro, Deus agora é acesso constante ao homem, assim temos liberdade para entrar no santuário, a esperança ganha contornos sólidos para aquele que crê, e é estendida para que não crê. Ao olhar a crucificação não vejo o sofrimento retratado no filme “Paixão de Cristo”. Mas contemplo Deus se...