Pular para o conteúdo principal

SAÚDE FUNCIONAL EQUILIBRADA


“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2 Coríntios 5:17) 

Na nova criatura tudo alinha ao creador, o novo se fez e nele torna novo toda manhã. Equilíbrio emocional - Estar bem na vida é um conceito que abrangem diversas dimensões: emocional, física, espiritual, sócio familiar e profissional. Isso inclui o exame da responsabilidade para com a própria saúde, buscando um estilo de vida mais equilibrado. Quero destacar aqui apenas a questão emocional. Emoção é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. A palavra deriva do latim emovere, onde o e- (variante de ex-) significa 'fora' e movere significa 'movimento'. O termo relacionado motivação é assim derivado de movere.    

Saúde funcional é o estado de bem-estar do sujeito, nas coletividades ou enquanto pessoa, no desempenho das atividades e na participação social, visando o exercício da funcionalidade humana e da cidadania. O termo "saúde funcional" foi usado pela primeira vez na cidade de Santos/SP (Brasil), publicado no Diário Oficial na década de 90 pelo Conselho Municipal de Saúde. Naquele momento substituía-se o termo "reabilitação" por "Saúde Funcional", com o intuito de identificar as áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (Manual de utilização da CIF em Saúde Funcional. Ed. Andreoli, 2010).

Todo ser desequilibrado emocionalmente é preocupado por natureza é instável, nervoso, quando sobretensão se emociona com facilidade. Quando a preocupação sobrevém sua mente fica repleta de insignificantes dificuldades, ficando preso a contra tempos passageiros, sem qualquer importância real. Quem precisa de controle emocional é sempre muito sensível com banalidades, manter se afastada de situações que suscitem temor é de suma importância.

É impossível evitar que na vida sujam problemas, adversidades que parecem não ter solução. Elas são necessárias; “Meus irmãos considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”. (Tiago 1:2-4) Servem de ferramenta, progredindo a perseverança completa nele, maturidade e integridade completa, perfeitamente cristíficado. 

O desequilíbrio emocional, a funcionalidade desalinhada leva a inercia. O ser fica conhecido por vezes como enrolado, problemático, em seu histórico uma excessiva lista de atividades que foram iniciadas, mas por alguma razão não chegou ao destino.

Um olhar periférico apurado veremos a quão grande é o numero de pessoas com esta dificuldade funcional. Equilibrar as emoções, alinhar as funções, é um desafio constante em cada ser. Em meio à correria atual, o desenvolvimento em constate progresso, as cobranças exigem decisões, rápidas respostas desde o grande executivo a uma simples dona de casa. 

Identificar a causa é o primeiro passo, e isso vai exigir ajuda de uma profissional da área, um terapeuta que é o profissional que aplica técnicas reconhecidas visando o restabelecimento da saúde e qualidade de vida.

Procurar vai contribuir muito como primeiro passo do reequilíbrio das emocionais funcionais. C.S. Lewis declara; “O ser humano não caiu por ser fraco, mas por pretender ser autossuficiente”. A maior motivação para uma busca de cura deve ser justamente o desejo de querer estar bem, ter vida saudável, em todos os aspectos, um redirecionamento das emoções. O ser humano em comunidade, vida social se desenvolve, aprende tanto na individualidade como na coletividade.

Que esta seja sua oração; “Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo”. (Jeremias 17:14) “Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração”. (Salmos 119:34) Quando ele é razão do nosso louvor diário tudo é entendido. Nossas verdades e percepções a partir dele muda todo nosso olhar. Seu entendimento é luz nas decisões e paz nas tormentas. 

Querer ser autossuficiente é alimentar o desequilíbrio. O Dr. Carlos Alberto Pastore (cardiologista do Instituto do Coração de SP) e Dr. Renato Guimarães (geriatra do Hospital da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, DF) Exemplifica algumas ações que contribuíram e muito para o bem estar e o equilíbrio emocional das funções. Mexa-se como uma criança: a atividade física é o maior fator de qualidade e tempo de vida. 

Portanto, dance e caminhe. Durma como um gato: descanse o suficiente, relaxe e espreguice, cuidando do corpo. Seja persistente como um camelo: seja disciplinado, mantenha o compromisso de envelhecer com saúde e com os sonhos vivos. 

Tenha a alegria de um golfinho: não seja rancoroso ou amargo, valorize acima de tudo as boas coisas da vida. Seja independente como um pássaro: não espere que ninguém venha garantir o seu bem-estar. 

Tenha autonomia de vôo. Seja solidário como um cão: faça-se necessário, seja disponível e mantenha-se fiel às causas sociais. No mais a vida se encarrega de ajeitar, o tempo cura e com ele as consequências das ações são entendidas na medida em que entende porque os desequilíbrios. Nascidos de noivo, somos reformatados através da consciência a estatura do varão perfeito pelo evangelho vivo da cruz.

Esse é o caminho; “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”. (Hebreus 10:22) Nele tudo se restaura para um bem maior. A transformação da má para boa consciência é o poder de equilibrar todas as emoções funcionais, não há estrutura que se cura quando a vida se estabelece.

Nele aquele que tudo conhece e lembra que somos pó,

Cezar Camargo 

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA