Pular para o conteúdo principal

EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA

No chão da vida a conscientização evolui o ser abre caminhos inimagináveis na evolução, evoluir é sair da mediocridade despertar para o novo, desapegar do material, evoluir é consequência do despertar. Na consciência prioriza o simples, o essencial, o pouco de cada dia é suficiente. Na evolução as adversidades tem um papel de moldar nosso caráter, quebrantar, despedaçar nossas fortalezas internas, tirar o cuidado de nós mesmos e levar ao creador. 

No chão da vida toda semente tem sua oportunidade só dependera da motivação. Qual sua motivação? Qual o propósito da vida? Parece simples a pergunta, mas a resposta requer o exercício do pensamento.

Entender os planos dele é essencial para perceber cada oportunidade que a vida lhe apresenta todos os dias. Diariamente estamos plantando, colheremos quer sim quer não. Na evolução da consciência a percepção, o discernimento fica apurado é aprimorado, é compreender que tudo é vaidade, ou seja, é passageiro, sem preço.

O grande pregador ao refletir sobre seus anos declara; vaidade, vaidade, tudo é vaidade. "Que grande inutilidade!”, diz o Mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido!” (Eclesiastes 1:2).  Entre muitas observações e leituras e releituras, não mais o jovem apaixonado de cantares, nem mais o homem de meia idade ao expor provérbios, uma ser marcado pela vida, sucessos e fracassos, com a mente evoluída, com a consciência entendida que tudo era transitória termina sua carta; As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor. Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal(Eclesiastes 12:11-14). 

Essa fala madura é consequência dos erros e acertos. Somente o caminho do aprendizado, a vivencia experiencial da vida proporciona tão grande entendimento e percepção capaz de atravessar séculos, orientado os peregrinos do caminho a caminho de status de varão perfeito.

Evoluir é consciência, consciência é evoluir, adquirir sabedoria e saber que nada se sabe ter exata percepção entre o santo e o profano, do discípulo e o não discípulo. 

O evangelho provoca a evolução da consciência, verticaliza o homem ao encontro do Eterno, lhe dando espiritualidade, compreensão e discernimento no que diz respeito à carne e espírito. 

O creador se utiliza de tudo e de todos para um bem maior para louvor dele. Então sabidos que o tempo tem um tempo determinado para todo propósito e que todo propósito se realiza no seu tempo.

O tempo da realização é construído por cada um, na medida em que cresce em graça, espiritualidade, em novidade de vida, de glória em glória sendo liberto dia a dia de si mesmo.

O despertar de consciência é para todos independe dos níveis, seja ele qual for.  O espírito do verbo da verdade clama diariamente pelos seus canais de transmissão, batendo a porta, no abrir da porta a evolução se inicia no caminho com cristo tudo se realiza. Ao ouvir sua voz a consciência despertada entra em estado de metamorfose, todas as conexões neuronais são alteradas na medida em que caminhamos no caminho, essa metanóia altera nossa visão, melhora nossa vivencia a semelhança de Cristo, materializando Deus diariamente. Logo o próximo torna semelhante a mim, as mínimas coisas e as grandes coisas tem o mesmo significado, me torno inofendível, me torno amor ambulante, sendo resposta de Deus onde for preciso, pacificando, reconciliando, promovendo a vida.

Despertar é abrir os olhos da mente ao infinito, não entenderemos tudo, mas o suficiente para termos qualidade de vida em abundancia. 

A evolução conscientiza, o Evangelho abre a compreensão, discerne sobre as novidades do despertar. Todos precisam passar por esse processo.

A consciência Crística verticaliza nossa devoção a colocar Deus como primazia. Essa decisão muda, realinhando nossa vida ao plano original. Andando em Cristo temos equilíbrio, a caminho da perfeição, andando e falando segundo Deus, nosso culto racional diário envolve a todos a nossa volta, tornamos igreja onde quer que estejamos. 

Na vertical Cristo é nossa chave de entendimento, nossa consciência evolui a serviço do Reino, nossa evolução diária contribui para o crescimento e propagação do Evangelho. Em Cristo, para Cristo, por ele, para ele, para glória dele.

Conselhos bíblicos que destaco aqui para reflexão:  

E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens. (Atos 24:16)... Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. (2 Coríntios 4:2)... Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9:14)... Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. (Hebreus 10:22)... Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. (1 Timóteo 1:19)... Guardando o mistério da fé numa consciência pura. (1 Timóteo 3:9)... Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. (1 Timóteo 1:5)

Que sejamos dia a dia transformados pela consciência, evoluindo em direção a Cristo, no caminho santo e agradável. Participando em tudo com os santos na causa do mestre, repartindo e andando em amor e verdade.

Naquele que é Eterno e creador de tudo, a ele glória e louvor hoje e sempre.

Cezar Camargo  

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

Qual sua rotina de sono? Dorme cedo ou tarde? Ou dome cedo e acorda cedo? Ou dorme tarde e acorda tarde? Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O que é este ritmo??? Bem! O ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciada principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. O "relógio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado nu...

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

ONDE ESTÁ SEU MEDO?

“Onde estiver seu medo, aí está sua tarefa.” – JUNG. Sua vida é 100% responsabilidade sua. O não entendimento dessa questão se torna um grande impeditivo para a obtenção de bons resultados pessoais. No momento em que se assume essa responsabilidade, não há espaços para inquietações externas. Contudo, o entendimento dessa responsabilidade passa pela compreensão de seus medos. Sim! Aqueles escondidos no seu interior. Na psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação, e não é uma característica somente nossa, pois se verifica tal particularidade em diversas espécies de animais. Nesse ponto, seja qual for o grau de complexidade da forma de vida animal, o medo é essencial para a sobrevivência, pois é uma reação ante o perigo, seja real ou imaginário. Então lhe pergunto: Você consegue discernir seus medos? Eles são reais ou imaginários? Ai está sua grande primeira tarefa para desenvolver-se com equilíbrio e bem-estar. A partir deste ponto, torna-se muito impor...