Pular para o conteúdo principal

EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA

No chão da vida a conscientização evolui o ser abre caminhos inimagináveis na evolução, evoluir é sair da mediocridade despertar para o novo, desapegar do material, evoluir é consequência do despertar. Na consciência prioriza o simples, o essencial, o pouco de cada dia é suficiente. Na evolução as adversidades tem um papel de moldar nosso caráter, quebrantar, despedaçar nossas fortalezas internas, tirar o cuidado de nós mesmos e levar ao creador. 

No chão da vida toda semente tem sua oportunidade só dependera da motivação. Qual sua motivação? Qual o propósito da vida? Parece simples a pergunta, mas a resposta requer o exercício do pensamento.

Entender os planos dele é essencial para perceber cada oportunidade que a vida lhe apresenta todos os dias. Diariamente estamos plantando, colheremos quer sim quer não. Na evolução da consciência a percepção, o discernimento fica apurado é aprimorado, é compreender que tudo é vaidade, ou seja, é passageiro, sem preço.

O grande pregador ao refletir sobre seus anos declara; vaidade, vaidade, tudo é vaidade. "Que grande inutilidade!”, diz o Mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido!” (Eclesiastes 1:2).  Entre muitas observações e leituras e releituras, não mais o jovem apaixonado de cantares, nem mais o homem de meia idade ao expor provérbios, uma ser marcado pela vida, sucessos e fracassos, com a mente evoluída, com a consciência entendida que tudo era transitória termina sua carta; As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor. Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal(Eclesiastes 12:11-14). 

Essa fala madura é consequência dos erros e acertos. Somente o caminho do aprendizado, a vivencia experiencial da vida proporciona tão grande entendimento e percepção capaz de atravessar séculos, orientado os peregrinos do caminho a caminho de status de varão perfeito.

Evoluir é consciência, consciência é evoluir, adquirir sabedoria e saber que nada se sabe ter exata percepção entre o santo e o profano, do discípulo e o não discípulo. 

O evangelho provoca a evolução da consciência, verticaliza o homem ao encontro do Eterno, lhe dando espiritualidade, compreensão e discernimento no que diz respeito à carne e espírito. 

O creador se utiliza de tudo e de todos para um bem maior para louvor dele. Então sabidos que o tempo tem um tempo determinado para todo propósito e que todo propósito se realiza no seu tempo.

O tempo da realização é construído por cada um, na medida em que cresce em graça, espiritualidade, em novidade de vida, de glória em glória sendo liberto dia a dia de si mesmo.

O despertar de consciência é para todos independe dos níveis, seja ele qual for.  O espírito do verbo da verdade clama diariamente pelos seus canais de transmissão, batendo a porta, no abrir da porta a evolução se inicia no caminho com cristo tudo se realiza. Ao ouvir sua voz a consciência despertada entra em estado de metamorfose, todas as conexões neuronais são alteradas na medida em que caminhamos no caminho, essa metanóia altera nossa visão, melhora nossa vivencia a semelhança de Cristo, materializando Deus diariamente. Logo o próximo torna semelhante a mim, as mínimas coisas e as grandes coisas tem o mesmo significado, me torno inofendível, me torno amor ambulante, sendo resposta de Deus onde for preciso, pacificando, reconciliando, promovendo a vida.

Despertar é abrir os olhos da mente ao infinito, não entenderemos tudo, mas o suficiente para termos qualidade de vida em abundancia. 

A evolução conscientiza, o Evangelho abre a compreensão, discerne sobre as novidades do despertar. Todos precisam passar por esse processo.

A consciência Crística verticaliza nossa devoção a colocar Deus como primazia. Essa decisão muda, realinhando nossa vida ao plano original. Andando em Cristo temos equilíbrio, a caminho da perfeição, andando e falando segundo Deus, nosso culto racional diário envolve a todos a nossa volta, tornamos igreja onde quer que estejamos. 

Na vertical Cristo é nossa chave de entendimento, nossa consciência evolui a serviço do Reino, nossa evolução diária contribui para o crescimento e propagação do Evangelho. Em Cristo, para Cristo, por ele, para ele, para glória dele.

Conselhos bíblicos que destaco aqui para reflexão:  

E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens. (Atos 24:16)... Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. (2 Coríntios 4:2)... Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9:14)... Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. (Hebreus 10:22)... Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. (1 Timóteo 1:19)... Guardando o mistério da fé numa consciência pura. (1 Timóteo 3:9)... Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. (1 Timóteo 1:5)

Que sejamos dia a dia transformados pela consciência, evoluindo em direção a Cristo, no caminho santo e agradável. Participando em tudo com os santos na causa do mestre, repartindo e andando em amor e verdade.

Naquele que é Eterno e creador de tudo, a ele glória e louvor hoje e sempre.

Cezar Camargo  

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA