Pular para o conteúdo principal

NA RODA VIDA


Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. (Jeremias 18:4)

Umas das lições mais interessantes que alguém pode ter, Jeremias é convidado pelo próprio Deus, e na casa do oleiro ele tem uma visualização figurativo da ação do eterno no homem. Jeremias era apenas um jovem quando foi chamado para carregar uma severa mensagem de ruína ao seu povo. Tentou evitar essa tarefa, mas foi incapaz de permanecer calado.  Na casa do Oleiro olhando a cena do “barro na roda”, Deus lhe ensina algo interessante, o vaso que fazia quebrou se na mão do oleiro, logo tornou a fazer conforme parecia bem aos seus olhos. No verso 6 a pergunta foi; não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro?- diz o Senhor;  eis que , como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão o casa de Israel.

Queridos(a), na roda da vida, nas entre linhas, nos vales somos aperfeiçoados para um bem maior, Deus nos molda diante das adversidades, no livro do profeta Isaias diz; 

Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. (Isaías 64:8). Se somos barro em suas mãos é evidente que estamos em suas mãos querendo nós ou não, certo?- amigos(a), vejam só no capitulo 45,9.

 Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? (Isaías 45:9). Apenas cacos na mãos de Deus, mas feitos filhos, enxertados na videira através da morte salvitica de Cristo Jesus no golgota.

Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? (Romanos 9:20). O Ap. Paulo aos Romanos deixa claro na pergunta quem somos nós?- para contender com Deus, qual a possibilidade de um mortal, barro, dizer o que deve ou não fazer ao seu criador. 


Depender definitivamente de Deus é uma lição árdua para se aprender, passamos muito tempo planejando de como fazer as coisas, esquecendo que tudo deve ser apresentado, Salomão declara que a resposta certa vem dos lábios do Senhor. Nossa caminhada é marcada de acertos e erros, os erros deixam marcas, feridas, cicatriz para não serem esquecidos, os acertos nos enche de orgulho, faz bem para alma. Na roda da vida os erros revelam nossas falhas, fragilidades, eles geralmente nos mostra quem somos, é revelado nosso caráter. Amados (a) deixem Deus vós moldar, nessa circunstância que estas vivenciando ele está fazendo da mesma forma que o oleiro fez, ao refazer o vaso que se quebrara. O Espírito Santo pela palavra de Cristo, nas adversidades nos deixa no ponto de utilidade, tenha essa consciência, lance fora todo medo, dependa de Deus, descanse nele, o seu favor só será visível, quando depender totalmente.

Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. NVI-(Tiago 4:10). Queridos(a), sabias palavras de Thiago, somente ao senhor devemos nos humilhar, situações nos pressionam, quase somos vencidos, mas nossa força está no Senhor, Davi no Salmos 51, 10 declara:

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. (Salmos 51:17). Um coração voltado inteiramente a Deus, é o caminho do entendimento para se alcançar o favor de Deus.

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.(Colossenses 3:1-3). Diante desses versos escrituristicos, minha certeza é que você seja grandemente edificado pelo Evangelho gerado na cruz. Deus é Senhor de tudo, ele governa, ele cria, ele restaura e por fim, entenda que tudo coopera para o bem daqueles que ama a Deus. Irmãos (a) estamos na roda da vida através dela no nosso sofrimento somos forjados, para sermos aprovados, não porque ele não nós conheça, é simplesmente na crise que somos vencidos a nós humilhar, quando despimos de todo soberba, a humilhação nós faz mais humanos, nela Deus pelo seu amor nos restaura para uma vida abundante em Cristo.
  
 ‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’. (Jeremias 33:3). Fica a dica amados (a), ele tem planos infalíveis para revelar aqueles que quiserem o servir, nas entre linhas da vida descobrimos que o melhor é estar onde Cristo por sua escolha nós direcionar.

PENSE: talvez não esteja faltando um tempo em sua vida para estar com Deus?- há quanto tempo não tem um devocional?- qual foi a última vez que leu algo para edificação espiritual?

Amados (a), que seja edificado por essa reflexão, meu desejo, minha oração é que este 2012 seja um marco na vida de todos aqueles que se entregarem totalmente a Cristo, sua vida será um diferencial para todos aqueles a sua volta.

Que Deus vós abençoe ricamente nele, amor maior expressado na cruz, amor incondicional do pai ao homes.

Comentários

As mais acessadas

Assincronia de Individuação: A causa psicológica de muitos términos.

Eu mudei, você não: Entendendo a Assincronia de Individuação nos Relacionamentos Quantos relacionamentos terminam não com um grande estrondo, mas com a sensação desconcertante de que uma das pessoas simplesmente... "despertou" e decidiu ir embora? O que leva um parceiro a ir embora, se antes o casal estava apaixonado, cheio de vida e com planos para o futuro? Um parceiro começa a sair sozinho, a ter interesses que não incluem mais o outro, a tomar decisões unilaterais. Para quem fica, a sensação é de traição, abandono e confusão. "Quem é você?", perguntamos. "Nós não tínhamos um acordo?" O que poderia ter acontecido a ponto de o acordo ser quebrado? A desconexão é sutil, mas real e devastadora. Tudo começa quando o padrão de comportamento muda; é a assincronia quebrando a harmonia da relação. O que frequentemente vemos como "egoísmo" ou "traição" é, na verdade, um dos processos psicológicos mais profundos e dolorosos da vi...

Evolução, Cérebro e o Caminho da Individuação

Tornar-se aquilo que sempre se foi em potencial. — Carl Gustav Jung O Desafio de Pensar Além O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento — que ocorre pela busca do saber estruturado — envolve a quebra de paradigmas e crenças originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou educacional massificada e engessada, cujos ensinamentos nos são impostos “goela abaixo” por anos. Tais ensinamentos, independentemente da forma como foram transmitidos, enraízam-se na psique do indivíduo, criando subcamadas que o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além. Por quê? Porque ele se encontra, de modo inconsciente, condicionado a uma ideologia. Evolução ≠ Crescimento — ou são a mesma coisa? O termo evolução, surgido no século XVIII, vem do francês évolution, que, por sua vez, deriva do latim evolutio, significando “ação de desenrolar”, de evolvere: “desdobrar, desenvolver, fazer sair”. Já o termo crescimento, originado no século XIV a partir do verbo crescer, provém do la...

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional, em janeiro de 2022. Ela pode ser provocada pelo excesso de responsabilidades e competitividade dentro do contexto profissional. Pode gerar estresse, cansaço físico e mental, além de sentimento de frustração, culpa e irritabilidade. Segundo a entidade, há um considerável aumento de diagnósticos de depressão ou ansiedade no Brasil. Afastamentos de trabalho por burnout aumentaram em quase 1000% em uma década, considerando o número anual de diagnósticos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de auxílio doença.   A Síndrome de Burnout é um transtorno cada vez mais comum. Alguns de seus indícios se caracterizam por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal do indivíduo de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente. A doença está relacionada exclusivamente ao trabalho e, segundo registros, há cerca de 11,5 milhões de pessoas afeta...