A teologia é o corpo
teórico e disciplinar que estuda as relações entre o “sagrado e o profano”,
tanto quanto, o estudo sistemático dos textos e materiais religiosos
existentes, estabelecendo uma harmonia, na interpretação dos escritos
religiosos – em especial o referente ao cristianismo – sob a investigação
científica, que lhe é peculiar.
O termo teologia vem do
grego – Theos que significa “Deus, divino, divindade” e logia (logos) que significa
“estudo, pesquisa". Os teólogos são os especialistas em conhecimentos
referentes aos estudos dessas relações.
Os teólogos são formados
em seminários, faculdades, institutos, formando-se em bacharéis, licenciados,
mestres e doutores. Porém, tais cursos, não são indicativos de que sejam ou
estejam preparados para dar explicações acerca de fenômenos sobrenaturais ou de
gêneros próximos ao tema. Também, não é uma característica primordial, que
sejam os teólogos sacerdotes de nenhuma denominação religiosa, muito embora,
seja essa a exigência de muitas religiões, para o exercício efetivo desse
cargo. A maioria das denominações
religiosas cristãs e não-cristãs possuem as suas escolas de formação de seus
sacerdotes, onde são formados os teólogos, de acordo com a doutrina particular
de cada uma delas, credenciando dessa forma, os seus sacerdotes para o
exercício de suas funções. Os teólogos são formados dentro de um ambiente, onde
se ministram matérias das mais variadas à sua formação, entre elas: A
psicologia, sociologia, história, filosofia, teologias sistemáticas,
comparadas, mitologia, etc.
O teólogo, não tem nenhuma
obrigação em explicar os chamados fenômenos extras físicos ou sobrenaturais,
pois, não é de sua competência fazê-lo, muito embora, possua recursos técnicos
para realizar tais exercícios; porém, tornamos a enfatizar: ”Não é a sua função
específica”.
O objeto de estudo e
atenção dos teólogos, é o estudo sistemático e comparado dos fenômenos
históricos, sociais, filosóficos, antropológicos, psicológicos, das relações
entre o sagrado e o profano e, das relações daí decorrentes. A comparação entre
as diversas doutrinas, mitologias, dos dogmas, das liturgias das diversas
manifestações religiosas existentes, também, é matéria de sua investigação,
enquanto agente investigativo.
As diversas escrituras e
os seus possíveis significados, tanto quanto as suas diferenças, são também
alvo de suas investigações técnicas. As questões espirituais fazem parte de
suas pesquisas, muito embora, não esteja interessado em oferecer explicações
tácitas e definitivas sobre o tema, tendo na verdade, um comprometimento com a
busca de uma possível “verdade” científica sobre esses elementos. As questões
que interessa ao teólogo de perto, são na verdade as possíveis relações
existentes entre os diversos textos religiosos, assim como, todo o acervo
existente que possa trazer conhecimento, sobre a relação entre os fatos
históricos e as relações entre o religioso (sentimento) e as práticas místicas
e espirituais dos povos, ao longo da existência humana. Do ponto de vista de uma
possível vertente científica, a teologia tem relação direta com a preocupação
com os efeitos, mais do que com a essência dos fatos em si. Portanto, a
teologia em si é mais uma ciência “investigativa” e não conclusiva, quando
trata de “traçar” uma abordagem de entendimento dos fenômenos espirituais.
Conclusiva, poderemos considerar, portanto, as escrituras sagradas, que afirmam
a sua essência, baseadas na palavra de DEUS.
A teologia, portanto,
jamais poderá ser manipulada por interesses pessoais ou denominacionais de
qualquer corrente religiosa, pois deve seguir e servir, aos interesses da
pesquisa dos fenômenos religiosos e espirituais, porém, sem conotação particular,
como um fenômeno abrangente e universalista. Isso não significa que não possam
existir teólogos cristãos, muçulmanos, budistas ou mesmo ateus.
Teologia, não é matéria ou
doutrina particular, mas: “livre”; estando por isso a serviço do conhecimento.
Trata-se, portanto, de um conjunto de conhecimentos pluralista, normativo de
caráter universal. Dentro do ambiente cristão, serve como elemento retificador
dos princípios cristãos, já que foi dentro desse ambiente que a teologia tomou
forma. Mas, como elemento de pesquisa, deverá abordar a todo o universo de
estudo comparado das diversas religiões.
Um teólogo pode ser um
cristão, um muçulmano, um hinduísta, ou até mesmo um ateu, pois, não está em
sua essência servir a nenhum grupo de opinião em particular, enquanto ciência
empírica. Ser um teólogo, portanto, é estar em sintonia com o pensamento
universal, com as causas “primárias” de manifestações espirituais e religiosas
dos diversos povos, ao longo da história da civilização. Deverá o teólogo
compreender, as diversas manifestações de religiosidade das pessoas e ter em
mente que: “A teologia, não é doutrina religiosa, nem tão pouco, deve estar a
serviço de interesses particulares, mas, ao conjunto instrumental, que permita
aos seus especialistas, compreenderem os mistérios da criação divina, tanto
quanto, as questões históricas dos diversos cultos religiosos”.
Portanto, fica patente
que: “Existe uma teologia cristã, muçulmana, budista, hinduísta, judaica, e
que, os estudiosos desse campo, não podem e nem devem estar submetidos a
caprichos pessoais ou amarrados por correntes de intolerância de nenhuma
espécie”. Existindo uma teologia
variada como a que temos assistido ao longo da história da civilização, então,
temos a oportunidade de estudarmos as mais variadas formas de cultos e crenças
existentes, levando a sociedade, uma possível compreensão dessas diferenças. Deve também, o conjunto de
acervo teológico existente, ir conduzindo os homens para uma compreensão
salutar, do que venha a ser à vontade de DEUS para os homens, pois, é uma
tarefa do teólogo, propiciar esse encontro, ou seja: ”Entre o homem e a sua
origem”. Portanto, o teólogo, deve de certa maneira, conduzir o estudioso ao
encontro de uma compreensão do mundo espiritual, propiciando o surgimento de
uma cultura a DEUS, como o elemento fundamental da existência humana. A causa
final do estudo teológico será evidentemente, “tentar” desvendar e tornar
conhecido aos homens, a verdadeira relação entre eles e o seu princípio e
essência: “DEUS, como o seu criador”.
“Só há uma verdade: DEUS é
único”
Amados devemos conhecer a
Deus, crescer em todas as áreas, não deixem de estudar e principalmente a
Palavra de Deus, esteja preparados pra defender o reino; somos embaixadores
temos que estar ciente da nossa missão, nada melhor que conhecer o código no
todo.
“Conhecer a palavra(Cristo)
é conhecer a Deus(Pai)”, conhecer a Deus é descansar nos braços do altíssimo. Na
mediada em que ele se revela pela palavra(Verbo), nossos caminhos, vão clareando,
ficando cada vez mais visível o plano dele em nos.
Que a graça(Cristo), esteja clara na mente de todos aqueles que lerem essa mensagem; fiquei na Paz daquele que nos amou primeiro, o verbo revelado em carne.
Comentários