Pular para o conteúdo principal

Reflexão


Orgulho/soberba - Reflexão

Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria, (Provérbios 13:10).
   
Ilustração, fatos reais.
Eu e minha família estávamos de férias em Sedona, Arizona, e resolvemos andar a cavalo. Telefonei para o local onde se alugavam os cavalos para fazer uma reserva e pedir informações sobre como chegar até lá. As informações que me deram foram vagas, mas achei que poderia encontrar o local. No caminho, minha mulher me perguntou se não poderíamos ligar para lá e pedir maiores detalhes. Pensei que se eu fizesse isso iria parecer incapaz e incompetente, por isso disse que não e segui em frente. À medida que percorríamos quilômetros e mais quilômetros, minha esposa ficava cada vez mais agitada e chateada. Continuei a procurar um determinado sinal na estrada que havia anotado. Finalmente encontrei-o no lado esquerdo, e não no lado direito da estrada, conforme me tinham ensinado. Àquela altura, "concordei" em parar em uma pequena construção, e perguntei a um homem que estava trabalhando. Ele não entendeu uma palavra do que eu disse, pois falava espanhol e eu só falava inglês. “Mas de alguma forma nós nos comunicamos ao proferirmos “cavalos”, e  ele  fez  sinal para que  eu seguisse  em frente.
Nesse momento, minha esposa já estava furiosa.
Por que você não perguntou aos donos do estábulo?
 Eu estava começando a duvidar seriamente se encontraria o local e já estávamos atrasados. Peguei uma estradinha de terra que parecia promissora e... achei o lugar!
- Viu? - disse à minha esposa. - Você é que não teve fé em mim. Eu sabia o tempo todo que ia encontrar!
Portanto, eu estava certo, mas qual foi o preço que tive que pagar por estar certo?
A bela manhã com minha família tinha se transformado em um tenso pesadelo. Minha esposa estava zangada comigo e meus filhos choravam. A coisa mais fácil seria ter dito aos proprietários do lugar, quando fiz a reserva: "Por favor, será que podem me explicar melhor como chegar até aí?" Eu teria tido que admitir que precisasse de mais ajuda do que já tinha tido, mas meu orgulho não deixou.

Clamam, porém ele não responde, por causa da soberba dos maus, (Jó, 35:12).

Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais...

Pense:  Quantas oportunidades já perdeu por causa do orgulho? Quantos desentendimentos acontecerão, por falta de humildade? Orgulho não deixou reconhecer que estava errado, a prepotência nos faz perder a razão, isso dificulta o relacionamento de muitas pessoas, tratamento, ser ajudado, nossos relacionamentos  são necessários,  somos  carentes do meio social, por mais introvertido que seja, a relação com o próximo e importante. Amados vamos ser humildes, flexíveis,  cordiais, enfim somente o “Espírito Santo”, nos faz melhorar como pessoa, uma vida direcionada pelo Senhor é o caminha pra realizações em todos os aspecto da vida.

Tenha uma ótima Terça Feira, na Paz daquele que nos amou primeiro.


Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

ALTRUÍSTAS POR EXCELÊNCIA

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

CONSCIÊNCIA EVOLUTIVA