Amigos
Eu tinha várias amigas. . . Aí, elas fizeram amizade com outra menina. Quando eu chegava perto, paravam de conversar. . . . Começaram a me excluir de tudo. Aquilo me deixou muito triste. ”— Karen.
 “há um amigo que se apega mais do que um irmão”. — Provérbios 18:24.


Isso pode acontecer com os melhores amigos. 

Um dia os dois não se desgrudam, no outro, nem se falam. “Amigo é aquele em quem você pode confiar com quem você sempre pode contar, não importa o que aconteça”, diz Ana Cláudia, de 17 anos. Às vezes, porém, seu melhor amigo pode passar a agir como o pior inimigo.

Coisas que podem destruir uma amizade: O que pode estragar uma bela amizade? Para Samira, o problema começou quando sua amiga Aline lhe pediu emprestada uma de suas blusas favoritas. “Quando ela devolveu a blusa”, diz Samira, “estava suja e tinha um pequeno rasgo na manga. Ela nem mencionou isso, como se eu não fosse notar”. Como Samira se sentiu com a falta de consideração de Aline? “Fiquei louca de raiva”, diz ela. “Senti que ela não tinha nenhuma consideração pelas minhas coisas . . . nem pelos meus sentimentos.”

A pessoa também pode ficar magoada quando um amigo faz ou diz algo que a humilha. Isso aconteceu com Cíntia, quando ela disse a um grupo de colegas que ainda não tinha terminado de ler um livro sobre o qual tinha de fazer um trabalho escolar. De repente sua amiga Karina começou a criticá-la. “Ela me envergonhou na frente de vários colegas”, lembra-se Cíntia. “Fiquei muito chateada com ela. Depois disso, as coisas não foram mais como antes.”

Às vezes duas pessoas se distanciam quando uma delas procura uma nova turma. “Eu tinha uma amiga que se enturmou com um grupinho”, diz Bianca, de 13 anos. “Aí ela não ligou mais para mim.” Ou pode acontecer que alguém só quer sua amizade por interesse. “Eu e o Roberto éramos amigos”, diz Jorge. “Eu achava que ele gostava de mim como amigo, mas descobri que do que ele gostava mesmo era das entradas gratuitas para jogos e concertos que meu pai, que trabalha com propaganda, sempre arrumava.” Como Jorge se sente agora? “Nunca mais confiei nele!”, diz.

Às vezes um amigo revela a outros algo que você gostaria que não fosse passado adiante. Tatiana, por exemplo, comentou com sua amiga Sabrina um problema pessoal de uma colega de trabalho. No dia seguinte Sabrina mencionou o assunto bem na frente da referida colega de trabalho. “Nunca imaginei que ela fosse tão indiscreta!”, diz Tatiana. “Fiquei louca da vida.” Raquel, de 16 anos, passou por uma experiência semelhante quando uma amiga falou para todo mundo uma coisa que as duas haviam conversado em particular. “Fiquei envergonhada e me senti traída”, diz Raquel. “Pensei: ‘Como é que vou confiar nela de novo?’”

Uma amizade pode dar apoio emocional, especialmente quando há respeito e confiança mútua. Mas é bom lembrar que mesmo as grandes amizades podem ser abaladas. A Bíblia diz francamente: “Há companheiros dispostos a se fazerem mutuamente em pedaços.” (Provérbios 18:24) Não importa o motivo, ser traído por um amigo pode doer muito. Por que isso acontece?

Por que amizades estremecem: Nenhum relacionamento humano — entre jovens ou entre adultos — está imune a problemas. Afinal, é como o discípulo cristão Tiago escreveu: “Todos nós tropeçamos muitas vezes. Se alguém não tropeçar em palavra, este é homem perfeito, capaz de refrear também todo o seu corpo.” (Tiago 3:2; 1 João 1:8) Visto que todos nós erramos, podemos esperar que mais cedo ou mais tarde um amigo fará ou dirá algo que nos magoe. É possível que lembremos que nós também já magoamos um amigo. (Eclesiastes 7:22) “Todos nós somos imperfeitos e vez por outra ofendemos alguém”, diz Lisa, de 20 anos.

Além da imperfeição humana, há outros fatores que podem estar envolvidos. Lembre-se, à medida que você se desenvolve e amadurece, seus interesses — e os de seus amigos — tendem a mudar. Assim, duas pessoas que antes tinham muitas coisas em comum podem sentir que, com o tempo, a amizade esfria. Uma adolescente lamentou a respeito da sua melhor amiga: “A gente pouco se comunica por telefone e, quando conversamos, quase não temos mais nada em comum.”

Uma amizade se esfriar é uma coisa. Mas por que algumas pessoas magoam os amigos? Muitas vezes a raiz do problema está no ciúme. Por exemplo, um amigo pode ressentir-se de seus talentos ou realizações. (Note Gênesis 37:4; 1 Samuel 18:7-9.) Como diz a Bíblia, “o ciúme é podridão para os ossos”. (Provérbios 14:30) Gera inveja e rivalidade. Não importa o motivo, o que você pode fazer quando um amigo o magoa?

Resolva o assunto com a pessoa: “Primeiro”, diz Raquel, “eu observava a pessoa e procurava ver se o que ela fez era de propósito”. Se você se sentir ofendido por algo que alguém disse ou fez, não reaja por impulso. Mantenha a calma e analise bem o assunto. (Provérbios 14:29) Pergunte-se: será que reagir impulsivamente vai mesmo melhorar a situação? Pensando bem, talvez ache melhor seguir o conselho do Salmo 4:4: “Ficai agitados, mas não pequeis. Falai no vosso coração, na vossa cama, e ficai quietos.” E poderá achar por bem deixar que ‘o amor cubra uma multidão de pecados’. — 1 Pedro 4:8.

Mas e se você simplesmente não consegue esquecer o assunto? Então talvez seja melhor falar com a pessoa. “É melhor conversar com a pessoa em particular e resolver o assunto”, diz Filipe, de 13 anos. “Senão, vai guardar ressentimento.” Susi, de 16 anos, é da mesma opinião. “A melhor coisa a fazer”, diz, “é dizer à pessoa que você confiava nela e que não esperava isso dela”. Jaqueline também prefere resolver a situação em particular. “Eu tenho uma conversa franca com a pessoa”, diz. “Geralmente a pessoa se abre e você pode resolver as coisas na hora.”

Naturalmente, deve ter cuidado para não ir falar com a pessoa quando você está com raiva. A Bíblia diz: “O homem enfurecido suscita contenda, mas aquele que é vagaroso em irar-se sossega a altercação.” (Provérbios 15:18) Acalme-se antes de tentar resolver a situação. “No começo você fica louca de raiva”, admite Lisa, “mas é bom esperar até se acalmar. Espere a raiva passar. Só então vá falar com a pessoa, e resolva o assunto de modo pacífico.”

O segredo é ser “pacífico”. Lembre-se de que o seu objetivo não é tirar satisfação. É resolver o assunto de forma amigável e, se possível, restabelecer a amizade. (Salmo 34:14) Assim, fale do coração. “Você pode dizer algo como: ‘Nós somos amigas, mas eu preciso saber o que aconteceu’”, sugere Lisa. “Você precisa saber por que a pessoa agiu de determinada maneira. Sabendo isso, em geral não é tão difícil lidar com a situação.”

Com certeza seria errado tentar se vingar, talvez falando mal da pessoa e tentando fazer com que outros tomem o seu lado. O apóstolo cristão Paulo escreveu aos romanos: “Não retribuais a ninguém mal por mal.” (Romanos 12:17) Realmente, não importa quanto você tenha ficado magoado, retaliar só vai piorar as coisas. “Não vale a pena vingar-se”, diz Ana Cláudia, “porque daí a amizade acaba mesmo”. Por outro lado, fazer o seu melhor para restabelecer a amizade “faz com que você se sinta uma pessoa melhor”.

Mas e se a pessoa não corresponder aos seus esforços de reconciliação? Nesse caso, lembre-se de que existem diferentes graus de amizade. “Nem todos os amigos são amigos achegados”, diz a conselheira familiar Judith McCleese. “Aprenda a aceitar o fato de que existem diferentes níveis de relacionamento.” Mas pode ter o consolo de ter feito a sua parte para fazer as pazes. O apóstolo Paulo escreveu: “Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.” — Romanos 12:18

Até mesmo as melhores amizades passam por momentos difíceis. Se você conseguir passar por eles sem deixar que destruam seu conceito sobre outros ou sua auto-estima, então você está se desenvolvendo rumo à maturidade. Embora haja os que estão “dispostos a se fazerem mutuamente em pedaços”, a Bíblia também assegura que “há um amigo que se apega mais do que um irmão”. — Provérbios 18:24. Aproveite esse final de semana, veja os amigos, convide os pra um café, ou qualquer outra coisa, o importante é relacionar, sentir calor humano, valoriza as amizades, nossa vida é muito curta.

Que toda sorte de benção da parte do eterno esteja sobre ti neste final de semana. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Páscoa, a Cruz e a Redenção

Individuação, Alta Performance & Evangelho

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS