Pular para o conteúdo principal

QUIETUDE DA ALMA



Estar em oração é quietar a alma, desligar-se do mundo exterior, silenciar os barulhos, guardar todos os sentidos, ouvir o eterno no silêncio. Momentos com Deus é naturalmente comum para aqueles que morreram e foram Cristificados. Neste momento tudo é poeira diante da revelação dele em nós, nossa consciência evoluída deixa sensível a sua voz, começamos identificar ele em tudo a nossa volta, tudo faz sentido, e tudo tem um sentido e razão de ser. Falar com ele por obrigação ou medo é para os néscios, falar com ele por quem ele é para os sábios, essa sabedoria só o tem aquele que o encontrou no caminho do evangelho.

Seu conselho na versão de Marcos para “olhar”, “vigiar” e “orar” (Mc: 13,33) só o é compreendido quando a graça se torna alimento diário. Para mim elas se completam, quem ora vigia, quem vigia é por que ora, e quem vigia e ora é porque tem olhar perceptivo. Em oração tudo é entendido, tudo se aquieta, o interior se enche de paz Crística.

Amanhecer com Deus não tem preço, experimentar seu colo é para quem desprende de tudo que é material, esvaziar a mente do “ter” e mudar para o “ser”, “ser” é materializar o reino, “ter” é viver segundo a materialidade, chamado por alguns de carne. Ver um novo dia com a alma nele é sensacional, o planeta terra está doente, a busca por descobertas e conforto nos destrói aos poucos, sistemas em geral estão cada vez mais corruptos tudo isso foi nos revelado em carta, em dores de parto o universo é revelado ao homem dia a dia, nele somos confortados a respeito de tudo.

O homem natural desperta agitadamente em busca de entretenimento, o homem espiritual desperta em paz, pois em paz se deitou, a busca do natural é porque é vazia, a paz do espiritual é porque é Crística, e está cheio da graça do evangelho. A naturalidade do homem espiritual é fruto de um relacionamento com o eterno através de momentos de quietude, a agitação do homem carnal é fruto de um caminho carnal fundamentado em seus valores gerados pela carne dominado pelo material.

A decisão de uma vida de oração dá força para derrotar as trevas interiores através do evangelho puro e simples. Aquietar em oração e passar todos os direitos de vida a quem é de direito, é voltar ao pai como o filho prodigo. 

Uma vida de oração gera valores que produzem vida, a vida é como fumaça entre a fechadura, é transitório, tudo é vaidade, somente sua direção é real, sua voz é real, é como trovão para calar a tempestade, mas é como brisa suave nas provações do deserto. Te-ló como pai é para todos aqueles que por ele foram gerados pelo espírito de Cristo, somente estes podem compreender o real propósito em oração. Este processo não para perfeitos é sim para dependentes da sua graça em Cristo pelo evangelho.


Somente uma coisa se faz necessário, ele em nós, para glória dele, que seja abundante seu amor, sua compaixão, misericórdia, mansidão, benignidade, longanimidade, com seu espírito selados para a eternidade nele. Seja onde for viver para ele, como Paulo viver é lucratividade, morrer é ganhar direito de estar com ele, para quem vive em oração tanto faz viver ou morrer, a oração nos liberta da materialidade, a oração eleva o entendimento, o silenciar para ouvir Deus, nos tira da mediocridade.

A oração nos transporta da roda de raminsters a uma vida de servidão pela graça, por ela é revelada seu plano, por ela somos alertados a respeito de nossas trevas interiores, por ela a palavra se revela ao som da consciência nele. Quietude só a conhece, quem tem vida de oração, vida de oração só tem quem o tem, só o tem quem o conheceu, e quem o conheceu nunca mais foi o mesmo. A paz que excede todo entendimento é compreendia pela oração, nele, com ele, para ele.

Cezar Camargo
Teólogo, Psicanalista
Consultorias & DH 

Comentários

As mais acessadas

EXPANSÃO DO ENTENDIMENTO

          O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento, que ocorre pela busca do saber estruturado, envolve a quebra de paradigmas e de crenças, originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou na educacional massificada, engessada, a qual nos empurram “goela” abaixo por anos. Tais ensinos, seja de que forma tenham sido passados, ficam enraizados na psique do indivíduo, lugar em que foram sendo criadas subcamadas, as quais, por sua vez, o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além, em razão de ele estar, de forma inconsciente, condicionado a uma ideologia.          O termo evolução, que surgiu no século XVIII, vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima, arrojar, despenhar, precipitar, desdobrar, fazer sair, desenvolver”. Já o termo crescimento, surgido no século XIV, do vocábulo crescer, procede do idioma Latim crescer...

Evolução, Cérebro e o Caminho da Individuação

Tornar-se aquilo que sempre se foi em potencial. — Carl Gustav Jung O Desafio de Pensar Além O caminho para a evolução e o crescimento do entendimento — que ocorre pela busca do saber estruturado — envolve a quebra de paradigmas e crenças originadas nas ambiências familiar, religiosa e/ou educacional massificada e engessada, cujos ensinamentos nos são impostos “goela abaixo” por anos. Tais ensinamentos, independentemente da forma como foram transmitidos, enraízam-se na psique do indivíduo, criando subcamadas que o impedem de desenvolver sua originalidade e de pensar além. Por quê? Porque ele se encontra, de modo inconsciente, condicionado a uma ideologia. Evolução ≠ Crescimento — ou são a mesma coisa? O termo evolução, surgido no século XVIII, vem do francês évolution, que, por sua vez, deriva do latim evolutio, significando “ação de desenrolar”, de evolvere: “desdobrar, desenvolver, fazer sair”. Já o termo crescimento, originado no século XIV a partir do verbo crescer, provém do la...

INTOLERÂNCIA "O PECADO CAPITAL DA NOSSA GERAÇÃO"

Em suma a intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um constructo social, isto está aberto à interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outros, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, antissemitismo, homofobia, heterossexismo, etaísmo (discriminação por ida...

CONJUGALIDADE: CIÚMES

“ O amor não arde em ciúme ” (I Coríntios 13:4-ARA) O amor sadio, equilibrado, curado, não alimenta este e nem adquire. Pelo contrario é blindado pelo bom senso e equilíbrio emocional. Na plenitude do Amor dois fatores não podem existir, Paulo teólogo do inicio da era crista declara; “o Amor não arde em ciúmes”, “não se suspeita o mal”, são ingredientes para viver bem. De acordo com os psicólogos israelenses Ayala Pines e Elliot Aronson, ciúme é " a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade ." Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analítico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto. Segundo a psicóloga clínica Maria Grazia Marini, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcada pelo medo, real ou irreal, vergonha de se...

SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO

Você sabia!  PENSAR EXCESSIVAMENTE PODE PREJUDICAR A SAÚDE?  Segundo Dr. Augusto Cury o jornal New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum poderia incorporar. Olha que interessante precisaríamos de mil anos para receber o que se produz em um mês no mundo de informações. Muitos escritores, jornalistas, profissionais liberais possuem a Spa. Raramente um executivo não a tem. Segundo Agnelo Pacheco, uma das profissões que são consideradas das mais estressantes é a do publicitário, e mais cerca de 25% dos paulistanos sofrem desse mal, que atinge principalmente pessoas da cidade grande. " Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós "  (1 Pedro 5:7)  Usar em excesso a mente, e pensar em mil coisas ao mesmo tempo, pode potencializar um antigo problema; a ansiedade. Sintomas com insônia, irritação, dificuldade de concentração e de memorizar podem indicar que você esta adoecendo deste mal. Um...