Pular para o conteúdo principal

ATENDIMENTO SOCIAL

Em 2019 iniciamos o projeto Social & Desenvolvimento Humano. Um trabalho destinado ao atendimento direcionado para escolas, ongs e para a comunidade de baixa renda. Promovendo palestras, cursos e atendimentos.

O projeto surgiu em Janeiro de 2019 quando o presidente da Associação Assistencial Luz da Manhã, o Sr. Marcão Claudino me convidou para visitar uma escola estadual em Campinas. Por algumas horas falamos sobre as dificuldades e os desafios diários frente ao histórico familiar de cada aluno, não são poucos. A escola precisa de ajuda, está em crise, falta recursos para equipa-la com o que há de melhor para uma melhor escolarização. Eu senti no olhar o pedido de socorro, há um vazio no olhar dos alunos, carência de afeto, amor, compreensão. Há uma constante sensação de irritabilidade no ar, que pode explodir a qualquer hora, por qualquer motivo, a escola não pede socorro!

DIVÃ NA ESCOLA
A ideia inicial era elaborar palestras motivacionais, mas isso não iria resolver a questão. A questão é mais profunda. É preciso resgatar a verdadeira essência do ensino, trazer a família para o convívio escolar, incentivar a participação. A união entre educadores, professores, a família e um bom plano de estratégia poderá nos direcionar a uma ordem que funcione. A disfunção familiar, gera alunos com muitas dificuldades, podem ocorrer por diversos motivos. Elas podem nascer da reprodução de padrões de comportamento e de pensamento, por questões socioeconômicas, por motivos religiosos, por desgaste emocional dos membros da família, etc. Tem dificuldades em demonstrar carinho, atenção e amor entre os membros. Uma família com esses padrões pode apresentar sintomas como: abuso de drogas, doenças psicologias como depressão, ansiedade, fobias dificuldades afetivas e dificuldades acadêmicas. Em geral as crianças ainda que não tenham clareza dos motivos, são as porta-vozes da família, pois pedem por ajuda com mais facilidade. As pessoas que cresceram em uma família disfuncional tendem a reproduzir o padrão, como qualquer outro, portanto uma sugestão é refletir e buscar a mudança na terapia. Assim comecei a elaborar um plano para que pudéssemos auxiliar todo corpo docente pela análise. Me utilizo da psicanálise prospectiva, que é analisar, prever e criar cenários futuros sob uma nova perspectiva de uma consciência plena a partir do entendimento do processo de individuação. 

PLANO DE AÇÃO  
No primeiro momento reunir a coordenação pedagógica e diretoria, juntamente com o grêmio da escola se tiver, para que juntos tenhamos uma pauta das necessidades escolar. A partir destes encontros uma agenda é elaborada tanto para palestras, roda de conversas e atendimentos individual tanto de alunos quanto aos integrantes do corpo docente da escola local. Dentro desta perspectiva do plano de ação, entendo que a Família precisa ser incluída nesse processo. Para que ela deixe de ser disfuncional a mesma precisa participar efetivamente da vida escolar dos filhos. O estresse, ansiedade, depressão, o pânico está estampado no olhar, as pais precisam urgentemente, a sociedade precisa se dobrar e se unir na reconstrução de pontes, na participação diária de forma prática. Neste sentido é organizado em paralelo com a reunião de pais, um encontro onde vamos abordar sobre a necessidade de uma aproximação, para se possa compreender e se desenvolver na direção de um desenvolvimento satisfatório, onde este aluno consiga dentro de suas limitações, notas satisfatórias para seu crescimento escolar. Toda esta ação é construída em parceria com a direção da escola.

ATENDIMENTO SOLIDÁRIO
Esse projeto visa atender uma parcela da comunidade de baixa renda que desconhece a psicanalise, e aqueles que conhece não tem condições de pagar uma consulta. No atendimento psicanalítico solidário é oferecido vagas individuais e em grupo de acordo com as vagas que são disponibilizadas a cada mês. 

Esta iniciativa é patrocinada por parceiros e por todos aqueles que contratam nossos serviços. Se desejar entre em contato é faça parte deste projeto do bem. Ajude-nos, a ajudar!    

Quem pode participar?
Adolescentes, adultos e casais que necessitem de acompanhamento psicanalítico devido a algum problema comportamental ou emocional que tem trazido prejuízos a sua vida. Pessoas com queixas relacionadas a dificuldades nos relacionamentos interpessoais, abuso de substâncias ou transtornos, como os de humor, de ansiedade e de personalidade, podem ser beneficiadas com o processo terapêutico de abordagem analítico-comportamental.

Como participar?
Para se inscrever no atendimento solidário, é preciso entrar em contato pelo WhatsApp ou e-mail, e deixar seus dados na lista de espera. SEJA NOSSO PARCEIRO!

WhatsApp: (19)9.8364.0342 
E-mail: cezar_santo29@hotmail.com 

VISÃO
Acreditamos no ser humano, independentemente de sua condição ou situação, colocando-o como protagonista de sua própria história.

VALORES
Ética, igualdade, respeito, transparência, qualidade e fé.

MISSÃO
Proporcionar um atendimento de qualidade, estabelecer parcerias alinhando ás necessidades da comunidade local, oferecendo todo suporte no entendimento psicanalítico e do desenvolvimento o humano.

Cezar Camargo
Psicanalista Clínico (CBPSI N°01085)
Palestrante, Membro do Conselho Brasileiro de Psicoterapia e Psicanálise. 

Acesse meus links:

Comentários

As mais acessadas

RITMO CIRCADIANO - O CICLO BIOLÓGICO DOS SERES VIVOS

INFÂNCIA & FORMAÇÃO DAS CRENÇAS

OS 7 PERCADOS CAPITAIS E O ARQUÉTIPO DA SOMBRA